“É preciso sair da inércia para que a vida aconteça”, afirma o advogado criminalista Dr. Joabs Sobrinho. Dono de uma carreira relevante e consistente na área, ele se tornou nacionalmente conhecido por atuar em casos de alta complexidade e conquistou destaque na imprensa internacional por apresentar defesas originais e eficientes nos tribunais brasileiros. Com escritórios no Rio de Janeiro e em São Paulo, o profissional atende de pessoas não públicas a celebridades. O advogado também está à frente de um escritório em Nova York.

Especialista em direito penal, empresarial, cível, tributário e imobiliário, Dr. Joabs deu iniciou a carreira de advogado depois de trabalhar por 12 anos como Soldado no Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil. Dentro do quartel, ele passou por desafios físicos e mentais que o preparam para exercer a atividade fora do confinamento. “Foi uma das experiências mais intensas da minha vida, lembro que no primeiro dia eu engasguei com a comida porque tinha apenas dois minutos para fazer a refeição. O Sargento no quartel não me deixou terminar e eu disse a ele que não seria a primeira vez que eu ficaria um dia sem comer”, diz.

Filho de um policial civil e de uma empregada doméstica, Dr. Joabs nasceu em Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro. Ao lado de 12 irmãos, ele enfrentou uma infância difícil, “não quero lembrar da fome que senti, quero apenas guardar as lembranças da nossa união e da leveza de como meu pai lidava com a situação.”

Aos 27 anos, após deixar a Marinha, o advogado entrou no mercado de imóveis, atuando como corretor. “A minha primeira graduação é em gestão imobiliária, mas para fazer inventários eu precisava ter mais conhecimento técnico e por isso entrei na faculdade de direito”, afirma.

Um profissional como referência

Durante os primeiros meses de curso, ele aprimorou as habilidades de comunicação e ampliou o repertório técnico de atuação no mercado imobiliária – com o objetivo de se tornar o melhor corretor de imóveis da região. “Mas no 5° semestre da faculdade as minhas metas mudaram. O meu pai faleceu e deixou uma dívida no nome da minha mãe”, detalha.

Sob o risco de perder a casa, a mãe do advogado pediu para que ele entrasse em contato com um amigo antigo da família. “Ela me entregou um cartão do Dr. Orquinézio de Oliveira, um advogado criminalista excelente que me atendeu prontamente e conseguiu reverter o leilão da casa.”

Impressionado com a atuação do profissional, Dr. Joabs perguntou para ele qual seria o valor dos honorários prestados e se surpreendeu com a resposta que ouviu. “O Dr. me disse que os 50 anos de amizade que o meu pai deu a ele valeu todo o trabalho,” conta.

Admirado com a atitude, o estudante de direito decidiu que seria advogado criminalista para poder fazer por outras pessoas o que o amigo do seu pai tinha feito por eles. “Eu saí daquela conversa determinado a ser o melhor advogado da área e passei a estudar detalhadamente a parte criminal para entender a fundo todos os processos.”

Faltando ainda um ano para concluir o curso, ele abriu um escritório em sociedade com outros advogados para atender em Niterói. “Eu tinha a minha carteirinha de estagiário, mas só poderia pegar os casos se outros advogados formados estivessem comigo, então me associei a dois profissionais.”

A primeira audiência

Na primeira audiência, ele sentiu a adrenalina da profissão e revela que, especificamente naquele caso, o juiz exigiu que ele fizesse a defesa de forma oral. “Era um crime de roubo, eu reuni todas as provas e fiz uma apresentação, sem que ninguém pudesse interferir, conclusão: ganhei do promotor e meu cliente foi absolvido”, diz.

De estagiário dedicado a advogado atuante, Dr. Joabs foi aprovado na prova da ordem, se formou na faculdade e concluiu duas pós-graduações antes de iniciar um mestrado. Mas não esconde que viveu momentos de incerteza no início da carreira, “só Deus sabe quantas vezes eu sentei no sofá da minha casa e questionei o que o futuro me reservava, mas não encarei isso como uma dor e sim como um aprendizado”, revela.

Com a experiência dentro do escritório, o advogado expandiu os serviços profissionais e ampliou os atendimentos ao público, o que provocou uma mudança significativa. “Sai de uma sala comercial para um prédio novo, recém inaugurado, comprei duas salas e quando me dei conta já tinha comprado o andar inteiro”, garante.

O Dr. Joabs também adquiriu um escritório localizado na cobertura de um prédio na Barra da Tijuca e abriu uma sede que leva o seu nome em Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo: “têm uma trajetória pesada, de muito trabalho, empenho, dedicação e estudo para que tudo isso aconteça. O advogado que entende que ele é uma marca passa a investir com mais segurança e conhecimento no próprio trabalho.”

Casos de grande repercussão

Nome conhecido no Rio de Janeiro, o advogado criminalista passou a conquistar uma legião de clientes e a ser procurado para assumir casos de grande complexidade – o que rendeu a ele notoriedade nacional e destaque internacional.

“Além dos atendimentos no escritório, eu trabalho como especialista criminal no programa Domingo Espetacular, da Record. Lá eu comento casos de grande repercussão, um deles foi o caso do médico anestesista Giovanni Bezerra”, declara o advogado.

Dr. Joabs atuou na defesa da primeira vítima do médico anestesista que foi preso, em 2022, por sedar e abusar sexualmente de três pacientes grávidas, no Hospital da Mulher, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. “A minha atuação nesse caso rendeu muitas capas de jornais em diferentes lugares do país, incluindo nos jornais internacionais e nas mídias de comunicação, mas eu só fiz o que precisava ser feito e pensando, exclusivamente, na proteção da vítima.”

Na defesa dos direitos humanos e contra estelionatários, o advogado atua em prol de causas que ele acredita. “A minha mãe sempre me diz que quando eu estou do lado certo as pessoas me admiram e me elogiam nas ruas, mas basta fazer uma defesa de um réu que está na mídia para ser criticado pela sociedade como se fosse o advogado do diabo”, diz

Quase um milhão de seguidores

Com quase 1 milhão de seguidores nas redes sociais, Dr. Joabs criou um perfil interativo, onde compartilha a sua rotina e posta vídeos comentando casos jurídicos da atualidade. Além disso, o advogado tem um canal no Youtube com um quadro de entrevistas chamado ‘Criminalista em Ação’.

O advogado descreve a sua relação com a internet como uma troca sensata. “Os meus maiores processos são na área empresarial, tenho muitos processos na área civil e também tenho processos pesados na parte criminal. Mas o público só enxerga o criminal porque dá mais destaque, porque é aquilo que ninguém quer fazer e eu faço e faço com excelência – é isso que repercute e eu converto em visibilidade.”

Pode um homem pobre se tornar rico?

“Para ter sucesso você não precisa ser um personagem, você precisa ser você”, declara o advogado. Responsável pela própria carreira, ele acredita que os processos da vida acontecem de forma natural, no entanto, não se permite ser apenas um telespectador do tempo, “a primeira pessoa que precisa acreditar em você é [você mesmo], porque as pessoas não vão entender o porquê de você ter um bom terno, um bom carro, uma boa casa, mas você precisa saber o porquê de merecer.”

Hoje, aos 51 anos, Dr. Joabs mantém outros empreendimentos além dos escritórios no Rio e em São Paulo. Ele gerencia empresas e tem sociedades em vários setores, “todo negócio precisa de um advogado, o que eu fiz foi analisar as oportunidades e a investir no que era rentável. Isso fez com que o meu lado empresário se desenvolvesse ainda mais”, afirma.

O advogado também oferece uma mentoria para impulsionar outros profissionais na carreira.“Eu alcancei o sucesso aos 33 anos, ou seja, passei mais tempo da minha vida sendo pobre do que rico, mas nunca me vitimizei por nada, nenhum preconceito conseguiu me parar e eu quero incentivar agora outras pessoas a evoluírem, independente de onde elas estejam”, finaliza.

Em entrevista ao IstoÉ Sua História, Dr. Joabs Sobrinho relembrou a infância simples no Rio de Janeiro, a carreira na Marinha como Fuzileiro Naval e contou o porquê decidiu atuar como advogado criminal no Brasil. Confira a conversa completa:

Conteúdo produzido exclusivamente para a seção Sua História, como branded content. Todas as informações foram fornecidas pelo entrevistado e não refletem a opinião de IstoÉ Publicações.