Conhecer outros países, visitar pontos turísticos e se expor a vivências enriquecedoras são alguns dos principais motivos buscados por turistas ao optarem por roteiros no exterior. Muitas vezes essas experiências são amplificadas quando se viaja em grupo – seja com a família, com os colegas da escola ou da empresa. Foi de olho nesse público que a empreendedora Fabiana Hubner, de Birigui (SP), fundou há dez anos a agência Club Dreams Viagens.

A experiência de Fabiana com o setor não é de hoje: em 1998 ela já trabalhava em uma agência, a Banana Turismo, iniciando sua rotina de viagens como guia nacional e adquirindo conhecimento sobre o funcionamento dessa atividade. Sua vocação de empreendedora, contudo, a levou a buscar outros horizontes. “Nessa época, em que eu já havia obtido bastante experiência com o turismo, decidi sair do setor e fiz um curso de Hotelaria. Não gostei, e então investi no mundo da moda. Me formei em Design de Moda, abri uma loja de calçados e cheguei a colocar um produto com minha marca própria no mercado”, lembra.

Nesse período, Fabiana sempre sugeria destinos de viagens para suas clientes na loja. “Eu saí do turismo, mas o turismo não saiu de mim. Eu levava minhas clientes para viajar, até que em 2014 montei meu primeiro grupo para a Disney. Foi quando nasceu a Club Dreams Viagens – mesmo exercendo atividade comercial.”

Em 2015, Fabiana administrava diferentes empreendimentos – além da loja de calçados, ela também havia aberto uma dogueria e um café americano. “Meu dia era sair da loja, ir para o café e voltar. Isso começou a me gerar muito estresse – tanto que comecei a ir com frequência ao médico, com pressão alta e tudo mais. E minha válvula de escape eram as viagens: montar roteiros para grupos ou pacotes específicos para clientes.”

Mas foi apenas em 2017, após sofrer um acidente automobilístico, que Fabiana decidiu voltar suas energias apenas ao segmento de turismo. “Era o que eu realmente gostava de fazer. Assim, passei a me dedicar exclusivamente à agência”, afirma.

O desafio da pandemia

Tomada a decisão de se dedicar exclusivamente à Club Dreams, Fabiana viu a agência se expandir – e já apresentar a característica que tem até hoje, de ser especializada em formar grupos de turistas. “Eu levava grupos de adolescentes para a Disney uma vez por ano. Mas em 2017 já havia demanda para dois grupos, e em 2018, três. Quando chegou 2019 já estávamos formando quatro grupos para visitar a Disney naquele ano. Esse crescimento nos surpreendeu muito”, conta.

Mas aí chegou a pandemia da Covid-19. Reconhecida como uma pandemia global em março de 2020 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), ela levou à interrupção do tráfego de passageiros pelo mundo, além de prejudicar cadeias de fornecimento e de levar diversas localidades a adotarem regimes de lockdown. Um dos setores mais afetados foi o turismo, que assistiu a suspensão de suas atividades até passar a fase aguda da pandemia; dados da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP) com base nas estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indicavam um prejuízo para o setor no país da ordem de R$ 55,6 bilhões em 2020.

Nesse período tão desafiador, Fabiana não ficou parada. “As viagens nacionais ainda eram realizadas, com restrições, e não pararam totalmente. A agência não cessou suas atividades: aproveitamos para formar grupos que poderiam viajar ao exterior quando a pandemia terminasse. Fui até chamada de doida na ocasião, por promover a formação de pacotes para grupos de turistas no Instagram naquela época”, lembra. “Nós tínhamos a estratégia de comercializar pacotes que iriam sendo pagos aos poucos pelas pessoas. Assim, quando fosse possível viajar, elas já estariam com tudo pago.”

O esforço foi compensador. Quando a pandemia começou a reduzir sua intensidade, e aos poucos as restrições à circulação de pessoal foram sendo levantadas, a demanda represada se fez sentir na Club Dreams. “2021 foi um ano muito louco para nós. Foram muitas viagens, e a procura não parava – a ponto de, no lugar de procurarmos passageiros para formarem grupos, eles nos abordavam já com grupos formados”, afirma. Fabiana conta que, devido à grande demora na concessão de vistos para os Estados Unidos, a Club Dreams começou a oferecer pacotes para a Europa, inicialmente para a Disney francesa.

No entanto, ainda haviam alguns desafios: “Nosso maior problema eram as companhias aéreas, quando alteravam os voos. Em 2022 tivemos dois grupos que já haviam pago tudo há dois anos, e tiveram de embarcar juntos porque o voo foi cancelado por falta de tripulação. Como as companhias aéreas não se comunicavam com os operadores de turismo, cada viagem causava um frio na barriga por conta da possibilidade de dar algum problema”, recorda.

Novos destinos

Além da demanda represada pelos anos de pandemia, um outro fenômeno tem ajudado a impulsionar a formação de grupos na Club Dreams. Trata-se do turismo motivado por fenômenos do mundo pop, tais como séries de televisão ou os “doramas” – séries produzidas no Japão e na Coreia do Sul, muito populares entre os adolescentes, com foco no drama e no romance. Isto levou a agência a incorporar a Coreia do Sul a seus destinos. “Houve ainda a série Emily em Paris (2020), que nos fez aumentar os pacotes para a capital francesa. Isso possibilitou acrescentar um outro público para aquele destino, além dos adolescentes que já viajam para conhecer a Disney de Paris”, conta.

Atualmente a Club Dreams trabalha com vários tipos de grupos – de famílias, de adolescentes com seus pais, e recentemente só com mulheres. “Nós fizemos nosso primeiro grupo de mulheres em 2022, para Nova York, e foi um sucesso. Nesse mesmo ano começamos a ter procura para outro grupo, e em 2023 foram dois. Já fizemos roteiros para Chile, Suíça, França e Reino Unido. E já temos um novo grupo de mulheres programado para 2025”, afirma. Outra opção que a agência oferece é o Speak & Travel – um programa de intercâmbio que tem como destinos Nova York e Orlando, e que deverá ser expandido em 2025.

Apesar de operar principalmente com Estados Unidos e Europa como destinos, Fabiana revela que busca incorporar mais opções. “Ano que vem mesmo estamos com planos de ir para os Emirados Árabes Unidos, abrindo a possibilidade de conhecer lugares diferentes. Além disso, recentemente viajamos para o Leste Europeu, em uma experiência muito positiva – e esses países também serão incorporados.” E adianta que a agência já está se preparando para montar pacotes turísticos durante a Copa do Mundo de 2026, que pela primeira vez será realizada em três países: Canadá, Estados Unidos e México.

Além de buscar novos destinos, a Club Dreams também está preparando um plano de expansão, com a utilização de lojas diferenciadas. “Estaremos estudando no próximo ano a implementação de um sistema de lojas-conceito no sistema de franchising, provavelmente em 2026”, revela.

Em entrevista ao IstoÉ Sua História, Fabiana Hubner fala sobre sua atuação no setor de turismo. Confira o papo na íntegra:

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