02/10/2024 - 12:40
A compra de produtos ou serviços por meio de assinaturas tem se tornado uma opção cada vez mais aceita pelo consumidor brasileiro. Seja para assistir filmes e seriados via streaming, ouvir músicas, adquirir garrafas de vinhos selecionados ou participar de clubes de leitura, os serviços por assinatura são uma opção que oferece preços acessíveis e produtos ou serviços diferenciados. Foi com isso em mente que o empreendedor Marco Octavio de Oliveira estudou e desenvolveu, nos últimos dois anos e meio, uma iniciativa inovadora: a Broker Club, que disponibiliza serviços de assinatura para a aquisição de calçados masculinos premium.
Natural de Franca (SP), cidade que é considerada a “Capital Nacional do Calçado” e a “Capital Nacional do Basquete”, Marco já acumulava uma larga experiência no setor calçadista antes de idealizar a Broker Club. “Já atuava há 25 anos nas três principais etapas da cadeia de comercialização de calçados – comercial, marketing e atendimento. Também viajei muito nesse período, fazendo pesquisas e vendo como estava o mercado, tanto aqui quanto no exterior. Em paralelo, fui me aprimorando por meio dos estudos: fiz pós-graduação em Planejamento Estratégico, e dois cursos de MBA”, afirma.
Contudo, chegou um momento em que a experiência prática e os conhecimentos teóricos adquiridos nessas duas décadas e meia levaram Oliveira a alçar um voo mais alto: a criação da Broker Club. “Fomos os primeiros a criar algo assim nesse segmento. Eu queria fugir daquele formato tradicional de comercialização. A ideia era estabelecer uma ligação direta com o consumidor final e a indústria, o que seria feito a partir do conhecimento adquirido no mercado. E eu via no exterior como o mercado de assinaturas, ou memberships, funcionava bem há décadas. Assim, unimos um formato tradicional e tecnologias atuais – uma receita que só poderia ser bem-sucedida.”
Curadoria personalizada
A ideia de criar um sistema de assinaturas surgiu há sete anos. Nesse período Oliveira foi testando modelos de negócios, até o projeto chegar a seu formato atual há pouco mais de um ano, e a plataforma ter sido colocada em funcionamento há seis meses. Funciona da seguinte forma: o interessado se associa ao clube por meio de sua plataforma, pagando uma mensalidade, e a cada trimestre recebe um calçado masculino premium, selecionado a partir da curadoria da Broker Club – construída a partir das características de cada assinante. O primeiro par é enviado 60 dias após o ingresso na plataforma. Assim, explica Oliveira, é possível prestar uma verdadeira consultoria aos participantes, pesquisando sapatos confeccionados com matérias-primas de alta qualidade, enviando modelos recém-desenvolvidos antes mesmo de serem comercializados no varejo, e que atendam às necessidades ou ao estilo de cada pessoa.
“Tivemos de desenvolver toda uma tecnologia de gestão para controlar o processo, inclusive utilizando inteligência artificial (IA) para consolidar toda a informação que nos é passada pelo assinante ao ingressar na plataforma. Assim podemos fazer a curadoria e escolher o melhor modelo para cada pessoa. Como estamos inseridos no centro de desenvolvimento da indústria de calçados [de Franca], temos condições de buscar o produto que mais se adequa ao assinante”, explica. Ele acrescenta que, por trabalhar com diversas indústrias calçadistas, a Broker Club oferece uma gama maior de opções – além de não arcar com o ônus de ser exclusivo de um único fornecedor. “Isso nos dá a liberdade de buscar sempre o melhor para os nossos assinantes”, acrescenta.
Para ele, o calçado acabou se tornando um subproduto do negócio da Broker Club, uma vez que o que de fato diferencia o clube é, por um lado, a curadoria que oferece a seus assinantes, e, por outro, a tecnologia que permite que isso seja realizado da melhor forma possível. “Com isso, temos condição de oferecer calçados da mais alta qualidade a preços 50% menores que os praticados no mercado”, salienta. Além disso, ele avalia o fato de ter acesso à indústria calçadista de Franca como uma vantagem competitiva importante. “Nas Américas, a única cidade que produz sapato masculino premium é Franca; é uma referência, reconhecida como uma das capitais mundiais do segmento, ao lado de algumas cidades da Itália e de Portugal.”
Outra vantagem apontada por Oliveira é o fato de que, por meio do sistema de memberships da Broker Club, clientes de qualquer lugar do país podem ter acesso a calçados de qualidade – beneficiando inclusive cidades menores, que não disponham de um varejo calçadista mais sofisticado. “Há várias regiões no Brasil que não dispõem de uma loja que venda calçados tipo exportação. Um exemplo: em uma cidade do interior de um estado, com menos de 100 mil habitantes, você só encontra sapatarias comuns, mas não tem acesso a grifes, não há shopping center nesses locais – e quando tem, um par de sapatos sai por R$ 600 ou mais. Pela Broker Club, o assinante recebe a cada três meses um produto de qualidade por R$ 299,70. Dessa forma, nós democratizamos o acesso a esse tipo de calçados – inclusive para as classes C e D+. No final, é um ‘ganha-ganha’ para o cliente, para a indústria e para nós”, avalia.
Expansão do clube
O sucesso da iniciativa já vem permitindo a Oliveira pensar na expansão das operações do clube – que agora está inserido em uma razão social mais abrangente, a Broker Group. A ideia é utilizar a mesma tecnologia para a criação de novas plataformas de memberships, como moda feminina, acessórios etc. “Também fomos procurados para implementar um modelo de franquia”, acrescenta.
Em paralelo, a Broker Club também firma parcerias com associações de profissionais que teriam necessidade de dispor de calçados de qualidade – como os do mercado financeiro ou da área de direito. “A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Franca foi a nossa primeira parceira. Continuamos buscando fechar essas parcerias com outras seccionais da OAB, com redes de hotelaria, empresas de investimentos e bancos. Já temos clientes em todo o Brasil, O potencial de crescimento é enorme”, finaliza.
Em entrevista ao IstoÉ Sua História, Marco Octavio de Oliveira fala sobre sua trajetória e sobre o modelo de negócios da Broker Club. Confira o papo na íntegra:
Conteúdo produzido exclusivamente para a seção Sua História, como branded content. Todas as informações foram fornecidas pelo entrevistado e não refletem a opinião de IstoÉ Publicações.