Conhecidas do público brasileiro, principalmente por meio de filmes produzidos nos Estados Unidos, as lavanderias de autosserviço, ou self service, vem aos poucos abrindo espalho no país. Já há alguns anos algumas marcas operam no sistema de franquias, especialmente nos grandes centros urbanos. O empreendedor Tiago Ayub decidiu ingressar no segmento, mas por meio de uma iniciativa original: a criação de um modelo de negócios que ensina as pessoas a abrirem suas próprias lavanderias automatizadas, com todo o apoio nas diferentes fases da operação, a Lavanderia Sem Franquia.

A ideia começou lá atrás, quando Ayub ainda era bem jovem. Com nove anos, ele foi aos Estados Unidos em uma excursão na qual todas as crianças que participavam usavam uniforme, a fim de serem mais facilmente identificadas; só que ele acabou manchando a roupa durante o café da manhã, e teve de buscar uma forma de lavá-la imediatamente. “Eu estava no hotel, e no primeiro andar eles tinham uma lavanderia automatizada. Peguei uma moedinha de 50 cents, sai correndo e coloquei meu uniforme para lavar. Desta experiência ficou o aprendizado de que era possível lavar roupas de forma muito rápida e prática”, relembra.

E parece que essa experiência de fato ficou na memória de Ayub. Ele se formou em Biologia, fez mestrado pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), iniciou um doutorado e começou a trabalhar nessa área. Mas a veia empreendedora começou a se fazer presente. “Há cerca de seis anos me estabilizei financeiramente, e então pensei em montar um negócio. Tentei abrir uma lavanderia automatizada no modelo de franquia, mas não deu certo. Eu não entendia nada do negócio. Comecei a buscar aprender mais sobre o negócio a partir de outras experiências, inclusive do exterior”, conta. Foi assim que depois de dois anos de tentativa erro, inclusive adquirindo equipamentos inadequados, consegui estabilizar meu empreendimento: uma lavanderia de autosserviço, na qual o cliente vai a um totem, realiza o pagamento e passa a ter acesso do equipamento para lavar e secar suas roupas.”

Método passo a passo

As primeiras lavanderias automatizadas foram lançadas em Manaus (AM); a partir desse momento, Ayub começou a receber diversas solicitações para franquear o negócio. Contudo, ele já havia tido uma experiência negativa atuando como uma franquia de lavanderia, constatando que esse modelo era inadequado em várias fases do empreendimento, além de não transmitir o know-how necessário para o sucesso do negócio. Assim, ele decidiu ajudar empreendedores a estabelecerem suas próprias lavanderias em diversos locais do país por meio de uma iniciativa de mentoria – a Lavanderia Sem Franquia.

“Eu comecei a ensinar as pessoas a estabelecer suas próprias lavanderias de autosserviço, e começaram a aparecer pessoas de outros estados interessadas. Eu já sabia que esse modelo, pelo qual o empreendedor recebe o conhecimento e o apoio necessários para montar seu negócio, de forma independente, era algo já comum em outros países, como a Polônia e os EUA”, afirma.

A Lavanderia Sem Franquia fornece não apenas o conhecimento necessário para o “aluno” abrir uma lavanderia de autosserviço a um custo mais baixo, mas também disponibiliza assistência técnica, identifica os melhores locais para sua instalação, contribui para a sua divulgação e oferece consultoria para a parte tributária no negócio – além de acompanhar todas as etapas do empreendimento. Como não se trata de uma franquia, o interessado tem liberdade para criar sua marca própria, e não está limitado a contratos de exclusividade que eventualmente limitem seu potencial de expansão.

Um ponto ressaltado por Ayub dentro da metodologia da Lavanderia Sem Franquia é o estudo de viabilidade que é feito para os interessados em iniciar seu próprio negócio. “É importante saber que tipo de equipamento será necessário de acordo com o local onde será aberta a lavanderia, por exemplo – além de outras variáveis, como a incidência de impostos e taxas, que possam impactar sobre a lucratividade da operação. Tendo isso em mente, criamos uma metodologia chamada Mandala da Compra Perfeita. Trata-se de uma lista por meio da qual a pessoa pode visualizar os formatos de lavanderia mais adequados para seu negócio, como ela deve equipá-la, como programar as compras desses equipamentos, e assim por diante – tudo em uma aula de meia hora. A partir daí, é possível iniciar as adequações elétricas e hidráulicas, e assim inaugurar a lavanderia”, esclarece.

Superadas essas etapas, é chegado o momento de inaugurar a lavanderia – e aí o apoio da Lavanderia Sem Franquia também se mostra crucial, com apoio na decoração e na divulgação em redes sociais. “Aí chega uma etapa na qual as pessoas acabam geralmente errando quando não têm orientação – a fase pós-inauguração. Nós ensinamos nossos ‘alunos’ a fazer a manutenção adequada dos equipamentos, como conversar com os clientes e lidar com eventuais problemas que possam surgir nas máquinas. Aprendendo a resolver essas dificuldades técnicas de forma rápida, o empreendedor evita ter de ficar com o equipamento parado por dias – o que prejudica o negócio.”

Expansão e inclusão social

Assim, as primeiras lavanderias de autosserviço de Ayub foram lançadas no Rio Grande do Sul. No início, a Lavanderia Sem Franquia tinha poucos “alunos” – mesmo porque, nesse período, Ayub estava ainda aprimorando o seu modelo. Mas o sucesso foi rápido: em pouco tempo já haviam dezenas de lavanderias em diversos estados do país seguindo a sua metodologia. “Recentemente chegamos ao milésimo aluno – o que nos torna, acredito, o maior grupo de lavanderias de autosserviço do Brasil. Movimentamos cerca de R$ 50 milhões nesses últimos 18 meses em toda a cadeia de montagem, produtos e gestão de lavanderias de autosserviço, gerando assim centenas de empregos.” Ele acrescenta que mais da metade das pessoas que procura o apoio da Lavanderia Sem Franquia é formada por funcionários públicos ou empregados com carteira assinada, que buscam uma segunda fonte de renda. “Dos mil ‘alunos’, creio que 950 nunca tinham trabalhado com lavanderia.”

Sobre a expansão do seu modelo de lavanderias pelo país, Ayub salienta o fato de ter conseguido atingir o país inteiro, do Oiapoque (AP) ao Chuí (RS) – incluindo a ilha de Fernando de Noronha, no litoral de Pernambuco. “Eu acredito até que contribuímos para o local do ponto de vista da sustentabilidade ambiental, ao possibilitarmos a redução da poluição. Afinal, deve ser levado em conta que a utilização de lavanderias de autosserviço leva a um impacto ambiental menor – utilizando, por exemplo, menos água do que em lavanderias convencionais. Além disso, a produtividade é muito maior, permitindo que, em sua vida útil, sejam realizadas cem vezes mais ciclos de lavagem do que em uma lavanderia comum”, salienta.

Ayub ressalta ainda que a Lavandeira Sem Franquia permite que esse modelo de negócios seja mais conhecido e democratizado no país. “Lavanderias de autosserviço não são algo para a camada mais rica da população – é para qualquer pessoa que precise utilizar o serviço. Hoje temos lavanderias sendo montadas dentro de comunidades pobres, e contribuindo para a qualidade de vida das pessoas que vivem ali. Sem falar que permite às pessoas que não têm condições de adquirir uma máquina possam ter suas roupas lavadas de forma rápida, prática e econômica”, afirma.

Ao abordar as perspectivas do modelo no mercado brasileiro, Ayub é bastante otimista. “Estimamos que, nos próximos anos, seja possível entrarem em operação mais cinco mil novas lavanderias no país”, projeta.

Em entrevista ao IstoÉ Sua História, Tiago Ayub fala sobre sua trajetória e seu modelo de negócios na Lavanderia Sem Franquia. Confira o papo na íntegra:

Conteúdo produzido exclusivamente para a seção Sua História, como branded content. Todas as informações foram fornecidas pelo entrevistado e não refletem a opinião de IstoÉ Publicações