O empresário Leonardo Goriscai, jovem empreendedor que atualmente está na disputa do prestigiado 30 Under 30 da Forbes de 2024, é a prova de que é possível fazer marketing com consciência ambiental. Hoje, ele lidera duas empresas: a agência de comunicação Minha ME Digital e a startup Acqua For Me. Com uma trajetória marcada pela inovação, Leonardo tem se destacado não apenas pelo sucesso empresarial, mas também pelo compromisso com a sustentabilidade, um dos pilares fundamentais de seus negócios. A Minha ME Digital, fundada em 2020, rapidamente se tornou uma das maiores agências de Santos, enquanto a Acqua For Me, lançada em 2024, promove a distribuição gratuita de água engarrafada em parceria com grandes marcas, enfatizando a importância de práticas ecológicas no mercado.

Leonardo é natural de São Vicente, de uma região periférica da cidade. Desde cedo, sabia da importância do papel da educação no seu futuro e que o empreendedorismo poderia ser um caminho para mudar sua realidade. “Tudo que tenho, conquistei através do meu trabalho. É algo que eu tenho muito orgulho de dizer”, conta. “O empreendedorismo foi a virada de chave na minha vida”, diz. Leonardo começou sua vida profissional ainda bem jovem, o que o ajudou a adquirir habilidades que seriam fundamentais nos anos a vir. “Minha primeira experiência foi muito cedo, aos 16 anos”, diz. 

O empreendedor atuou em um call center como telefonista. “Fiquei ali um ano e meio. Quando completei 18 anos, virei supervisor de operações, fui o supervisor mais jovem da época, em uma empresa de mais de 5 mil funcionários. Muitas pessoas perguntam, mas como você conseguiu? Eu sempre falo, trabalhando. O trabalho de qualidade, o trabalho responsável, faz você chegar a lugares que as pessoas medianas não vão chegar”, afirma. 

Chegado o momento de se especializar, Leonardo se formou em jornalismo pela Universidade Paulista (UNIP), sabendo que poderia aplicar os conhecimentos do curso em diversas áreas de atuação. “Muita gente pergunta, por que o jornalismo se você é muito voltado ao marketing? Acho que o jornalismo é uma peça fundamental em qualquer estratégia de comunicação de negócio. Acredito que a minha formação foi peça fundamental para o sucesso das minhas duas empresas”, ressalta. 

Apesar de ter procurado ingressar na área de comunicação no começo de sua carreira, logo sentiu o chamado do empreendedorismo e buscou abrir seu próprio negócio. “Vi que ou iria trabalhar em uma emissora grande, que era o meu principal objetivo, ou eu iria abrir o meu negócio. Então, busquei durante um período algumas vagas de emprego em diversas agências de comunicação, emissoras e não fui chamado. Então quis abrir meu próprio negócio. É o que eu precisava, eu precisava dessa negativa. Pensei: ‘você não vai ser aceito nas corporações, então você vai agora vai ter que ter uma corporação’”, diz.

Foi então que nasceu a Minha ME Digital, em 2020, na cidade de Santos, juntamente com um sócio. “Fomos crescendo e nos tornamos, em quatro anos, uma das maiores agências da região. É algo que tenho muito orgulho em dizer, que essa construção foi muito importante para o mercado que sempre foi consolidado por agências mais antigas, agências que já estavam no mercado ou agências que já tinham profissionais mais experientes que eu. Eu era um recém-formado, um recém entrante nesse mercado de comunicação. Então foi gratificante ser uma das agências a entrar em um top 10 de melhores da região”, exalta.

Investimento em sustentabilidade

Com o sucesso da agência no mercado local, Leonardo quis ampliar sua atuação criando um eixo de sustentabilidade em seus negócios, o que resultou na fundação da startup Acqua For Me, em 2024. “Pensei que já ajudo tantos negócios a crescerem, por que eu não posso fazer novos negócios também? E eu queria um modelo de negócio que continuasse ajudando empresas e empresários, foi quando vi que a publicidade era um meio para isso. Mas, como? Vamos vender águas personalizadas? Não, vamos distribuir de graça, através de patrocínio da iniciativa privada”, explica.

A startup realiza a distribuição de águas engarrafadas de forma totalmente gratuita para o consumidor final em pontos estratégicos da cidade. O projeto se espelhou em outra iniciativa estrangeira chamada Free Water, que distribui água nos EUA. O empresário conta que, desde o início, o novo negócio deu certo, tendo 15 ativações e 11 campanhas nos primeiros três meses de existência. “O interesse das grandes marcas só aumenta. Porque é algo que de fato traz um resultado para o cliente, que se conecta à marca”, explica. “É isso que queremos trazer com esse produto, marketing de conexão”, diz. 

A sustentabilidade é um dos maiores pilares do empreendimento. As garrafas d’água são feitas de materiais totalmente recicláveis, como a embalagem tetrapak e o lacre feito a partir da cana de açúcar. “A cada contrato que fechamos, plantamos uma árvore. Hoje, plantamos mais de 15 árvores. E a meta é, ainda em 2024, plantar 100”, declara. Para o empresário, é importante que as empresas privadas entendam que também é papel delas apoiar projetos que ajudem o meio ambiente. “Hoje, a gente sente diretamente os impactos que o aquecimento global está causando, não é uma brincadeira. Está acontecendo agora. Se a gente não se preocupar no hoje, não tem como garantir o amanhã”, alerta.

Para as empresas anunciantes, a oportunidade é de poder se envolver em um projeto inovador, além de conhecer melhor o público que se identifica com a causa. “Todas todas as pessoas que recebem a Acqua For Me têm que responder um formulário do patrocinador. Então, por exemplo, se a gente tem uma imobiliária, ela pede o primeiro nome, o WhatsApp, um e-mail para contato, e se aquela pessoa já tem uma casa própria ou não. Para que, futuramente, eles possam mandar uma oportunidade de financiamento, de compra e venda de imóvel, e isso é muito funcional”, explica. 

O empreendedor detalha que a interação com o público gera um volume importante de contatos que possam ser interessantes para a empresa anunciante. “Em uma ativação,

conseguimos fazer uma coleta de 200 a 300 contatos para o patrocinador. Além do digital, a gente leva a mídia offline para o online. Então, alguns patrocinadores pedem que as pessoas que recebam a água sigam a marca também. Ou seja, eles ganham seguidores na ativação”, explica.

Cada anunciante que participa da iniciativa também está incluído no plantio de árvores, que é parte fundamental do projeto. “Os plantios são feitos sempre na cidade do patrocinador. Então, por exemplo, se ele é da Praia Grande, a gente vai pegar uma licença ambiental para fazer o plantio lá. Se é de Santos, que é quase 100% das nossas demandas, plantamos na zona noroeste, no parque florestal. Ali, a própria prefeitura faz a administração desse parque, e eles reservam um espaço para voluntários plantarem árvores”, detalha. O próprio anunciante, ou um representante da marca, participa do plantio. 

O impacto da distribuição de água gratuita também atinge o comércio local, o que não é deixado de lado por Leonardo. “Somos uma empresa, talvez a única, licenciada pela prefeitura a ter essa autorização de distribuição. Porque também não podemos impactar o comércio local, como ambulantes ou lojas de conveniência. Isso é uma preocupação enorme dentro do nosso business plan. Por isso temos os locais certos e horas certas para que impacto seja o menor possível para o empreendedor, porque eu também sou empreendedor”, diz.

Agora, os planos da startup é expandir sua atuação para outras cidades, como São Paulo, além de participar de grandes eventos onde essas iniciativas são indispensáveis, como festivais de música e outros eventos ao ar livre.

Em entrevista ao IstoÉ Sua História, Leonardo dá mais detalhes de sua trajetória e da atuação da Acqua For Me. Confira:

.

Conteúdo produzido exclusivamente para a seção Sua História, como branded content. Todas as informações foram fornecidas pelo entrevistado e não refletem a opinião de IstoÉ Publicações.