A tecnologia sempre teve uma contribuição importante no campo da saúde. Atualmente, com a digitalização cada vez mais presente no dia a dia das pessoas, as ferramentas tecnológicas digitais impactam positivamente sobre a prestação de cuidados médicos, o gerenciamento de doenças e a pesquisa médica, entre outros aspectos. A telemedicina tem viabilizado consultas à distância, ao passo que soluções de Inteligência artificial e registros eletrônicos colaboram para a análise de dados e para o armazenamento de informações. Nesse contexto, a empresa Wtime, fundada por Wellington Cabral de Mello, busca fazer sua parte, ao desenvolver soluções tecnológicas que aprimorem a jornada de pacientes, além de contribuir para a atuação de médicos e gestores hospitalares.

Atualmente com mais de 200 especialistas atuando junto a cerca de 40 clientes, a Wtime atende a uma gama variada de clientes – não apenas empresas do setor de saúde, mas também do varejo, indústria e facilities, e também empreendimentos de pequeno porte. O seu portfólio inclui, entre outros serviços, desde chatbots e atendimento remoto de tecnologia da informação (TI) até o desenvolvimento de softwares projetados para resolver as necessidades de cada cliente e outsourcing de profissionais e equipamentos. No caso do segmento médico, oferece ainda treinamento e suporte, a fim de garantir a fluidez e eficiência do atendimento médico. Com sede em São Paulo, a empresa está atualmente presente nas principais capitais do país, e dispõe ainda de consultores que atendem remotamente clientes internacionais.

Cabral explica que sua entrada no setor de tecnologia se deu praticamente por acaso. Atuando como office-boy quando jovem, ele foi galgando posições na empresa em que estava trabalhando até chegar à posição de responsável pela gestão do estoque de peças de uma multinacional. “Dali passei para a área de venda de peças – e tive um desempenho bastante positivo, aumentando em quase 100% o faturamento dessa área da empresa. Foi aí que conversei com um diretor pedindo uma oportunidade para atuar como gerente de contas trainee – e ele aceitou”, conta, lembrando que nessa época ele sequer tinha terno para ocupar essa posição a caráter: “Tive muito apoio, e recebi auxílio na hora de visitar clientes e conhecer mais a fundo o negócio”.

A partir daí, Cabral continuou sua carreira, ascendendo de posto até chegar a diretor – não só naquela empresa, mas em outras grandes corporações da área de tecnologia. E foi se aprimorando na área, estudando e fazendo cursos especializados em gestão empresarial, comercial e de marketing, entre outros. “Em um determinado momento, eu trabalhava em uma multinacional, e tinha a oportunidade de atuar fora do país – ou para outro estado da Federação. Naquele momento eu senti que era o momento de empreender, de fazer algo diferente. Foi quando eu propus à minha esposa Karina essa ideia maluca: a de empreender no Brasil. Ela topou fazer isso comigo e nós iniciamos a Wtime”, recorda.

Experiência acumulada

Havia chegado o momento em que toda a experiência corporativa e o desenvolvimento de habilidades de gestão, vendas e desenvolvimento de produtos na área de tecnologia iria ser canalizada em um novo empreendimento. “Começamos olhando no que poderíamos nos diferenciar, de forma que pudéssemos prover aos clientes os serviços dos quais eles mais necessitavam. E tínhamos a nosso favor o fato que as companhias que prestam esse tipo de serviço são grandes multinacionais – e que, pelo porte, acabam sendo meio engessadas, com menos capacidade de atuarem com flexibilidade. Isso é natural, levando em conta o tamanho dessas empresas. Com isso, fomos ganhando uma reputação de sermos mais ágeis, e com isso conquistando participação no mercado”, conta Cabral.

Ele acrescenta que nesta etapa inicial trouxe um sócio, que depois sairia da parceria, e incorporou à estrutura da empresa o gestor administrativo Danilo Savio – o que contribuiu para a consolidação da Wtime. E assim o negócio chegou ao ponto em que está atualmente: uma empresa que disponibiliza soluções tecnológicas a clientes de diversas áreas – incluindo a de saúde. “O que proporcionamos em termos de ferramentas de telemedicina envolve soluções sistêmicas para que o paciente, o médico e o profissional de gestão hospitalar tenham controle total do que está sendo feito”, afirma. Segundo Cabral, a Wtime já se tornou referência como provedora de tecnologia para instituições do setor, atendendo aos maiores hospitais e grupos de saúde do país. 

Tecnologia humanizada

Cabral cita ainda o uso de inteligência artificial para assumir, por meio de chatbots, os atendimentos do Hospital das Clínicas, em São Paulo. “Mas o nosso foco em inteligência artificial é tentar trazer o que a tecnologia oferece para um modelo mais humanizado, que de fato facilite o dia a dia”, avalia. Além disso, afirma que a Wtime é bastante cautelosa ao introduzir soluções tecnológicas no ramo hospitalar, uma vez que nem todos os estabelecimentos de saúde têm ainda uma cultura receptiva à digitalização. Mas isto está mudando. “Você vai construindo uma cultura aos poucos, não adianta forçar alguém a usar esses recursos. Com o tempo, o próprio usuário vai percebendo as vantagens no seu dia a dia. Mas temos de ir com calma nesse processo; afinal, a Wtime pode ser uma empresa totalmente voltada à tecnologia, mas não descuida do elemento humano”, diz. 

Essa postura mais humanizada se aplica também aos colaboradores da Wtime. Se em geral o setor de tecnologia é percebido como pouco diverso e de alta rotatividade, a empresa criada por Cabral se diferencia por prestar atenção a esse aspecto. “Eu aprendi com meus pais, que vieram da área de educação, a importância de se aprimorar por meio do conhecimento – e isso é refletido na Wtime. Nós possibilitamos aos colaboradores acesso a diversos cursos, inclusive em universidades corporativas, a fim de fortalecer a carreira e ampliar o leque de oportunidades profissionais de cada um”, afirma.

Ele conta que esse posicionamento se origina de sua própria história de vida. “Eu sei da importância disso porque vim de um bairro de periferia em Guarulhos; consegui chegar na posição que ocupo hoje por meio dos estudos”, afirma. Ele exemplifica isso lembrando que há na Wtime profissionais que entraram como estagiários há cerca de três anos e meio, e hoje são coordenadores, responsáveis por equipes de mais de dez pessoas. 

Em 2023, a Wtime conquistou pelo terceiro ano consecutivo o certificado emitido pela entidade Great Place to Work (GPTW) como uma das melhores empresas para se trabalhar no estado de São Paulo: “Conquistamos a 87ª posição, mesmo concorrendo com empresas dos mais diversos setores de atividade. Isso foi possível graças ao cuidado que dedicamos aos nossos colaboradores. E, como resultado, temos uma taxa de rotatividade bem menor do que a do mercado”.

Cabral conta que a Wtime deverá continuar se expandindo, por meio de filiais em mais estados brasileiros. “Queremos continuar a entregar um bom serviço, com comprometimento com o cliente, por meio de um modelo de gestão eficaz, baseado em tecnologia. Para isso contamos com parceiros que nos ajudam com a melhor solução tecnológica – a fim de que possamos nos tornar cada vez mais ágeis, cada vez mais disruptivos, e cada vez mais presentes no processo de transformação digital”, finaliza.

Em entrevista ao IstoÉ – Sua História, Wellington Cabral compartilha sua trajetória com a Wtime. Confira o papo na íntegra:

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