Conversar com Alisson Idaló é mergulhar no design thinking, no design de experiência e na liderança multidisciplinar para construir negócios de forma holística e global.

Hoje, com quase 20 anos de experiência nas áreas de tecnologia, desenvolvimento de produtos e inovação, Alisson alcançou a trajetória profissional de sucesso e atingiu a realização pessoal e financeira que tanto desejava.

Com um faturamento de mais de R$ 700 milhões em 18 meses, ele conta que criou estratégias baseadas no design thinking para atingir os seus objetivos.

Leia também:
Seu dinheiro já não é (e nunca mais será) o mesmo

E como empresário desenvolveu, em paralelo, um programa de Treinamento e Desenvolvimento pessoal para você transformar sonhos em objetivos concretos e realizáveis: O Plano.

E que plano é esse?

A jornada empreendedora de Alisson não foi isenta de desafios. Ele enfrentou momentos de incertezas e precisou tomar decisões cruciais que moldaram o seu futuro profissional. 

Para ele, muitos dos fracassos acontecem quando as pessoas não buscam obter a clareza e a direção nos negócios e na própria vida.

“O Plano é um treinamento mão na massa e direto ao ponto. O conteúdo é dividido em seis etapas para você projetar a sua vida com intencionalidade e propósito”, afirma Alisson que ainda acrescenta, “mão na massa porque você aprende a definir claramente os seus objetivos pessoais e profissionais. E direto ao ponto porque você explora ferramentas, cases e referências para auxiliar seu aprendizado.”

Com encontros online, às 20h20, nos dias 25, 26 e 27 de março, o designer descreve que os objetivos presentes no treinamento são ambiciosos, mas feitos exatamente para incentivar os participantes a evoluírem em diferentes áreas da vida.

“O Plano não é apenas sobre alcançar metas, mas sobre descobrir o poder que você possui para moldar o seu destino, dos negócios e nos projetos. Um treinamento feito para qualquer pessoa que queira causar alguma transformação na vida ou na carreira”, revela.

Como participar do treinamento gratuito?

Para participar, os interessados só precisam entrar no site www.alissonidalo.com.br preencher um formulário e aguardar mais informações via e-mail.

Com uma estrutura moderna e um conteúdo criativo, Alisson explica que o treinamento tem como base um curso de Stanford, criado pelos designers Bill Burnett e Dave Evanns.

“Apesar de falar muito sobre a minha própria trajetória, sobre o que aconteceu comigo mesmo. O Plano também é algo validado e comprovado por milhares de alunos fora do país, mas que ainda é incomum aqui no Brasil”, afirma.

Uma história de valor

Filho de um professor e de uma psicóloga, Alisson nasceu em Araguari, cidade localizada no Triângulo Mineiro. Ao lado dos dois irmãos, ele morou até os cinco anos, no fundo da casa dos avós maternos, enquanto os seus pais trabalhavam para construir uma casa para a família.

“Minha mãe trabalhou como auxiliar de assistência social em um posto de saúde estadual até se aposentar. E meu pai foi professor de educação física, em duas escolas estaduais, além de uma escola particular, onde tive o privilégio de me formar com o benefício de uma bolsa parcial de estudos”, conta.

Entre a jornada de professor, o pai de Alisson complementava a renda da casa empreendendo na venda e manutenção de computadores e ainda ajudava a mãe do publicitário a organizar pacotes turísticos de passeios para Caldas Novas, em Goiás.

“A educação sempre foi prioridade dentro da nossa casa, quando meu pai foi desligado em um dos colégios, ele e a minha mãe se uniram para continuar bancando nossos estudos. Eu considero isso a grande oportunidade da minha vida”, revela.

Fora do horário de aula, Alisson passava parte do tempo com o pai, mexendo nos computadores, gravando CDs de música para vender, transformando VHS em DVD e acompanhando as excursões para filmar as viagens e transformá-las em clipes. “Com o tempo, também aprendi a desenvolver websites, criar animações e a ganhar dinheiro com isso”, diz.

O interesse pela criação digital, motivou o designer a procurar anos depois por uma faculdade na área. Com o sonho de estudar na Escola Superior de Propaganda e Marketing, a ESPM, em São Paulo, ele tentou traçar uma meta financeira para conseguir pagar o curso, mas sem sucesso, ingressou em outra universidade.

“Sem condições de realizar, eu entendi que precisava criar cenários alternativos para buscar o que eu queria, mas dentro da minha realidade”, comenta.

De designer a CEO de um dos principais grupos de pagamentos do país

Alisson foi estudar publicidade e propaganda na ESAMC, em Uberlândia. A mudança de cidade trouxe novas perspectivas e sonhos para o publicitário, que desde menino nunca deixou de acreditar que teria o próprio negócio.

Em pouco tempo, ele conseguiu uma vaga como estagiário na área de criação em uma empresa consolidada no mercado de pagamentos, a Vale-Card, onde ficou por alguns meses.

Aos 22 anos, já formado, o publicitário trocou Minas Gerais por São Paulo para trabalhar. Em um cargo de liderança, com um alto salário, Alisson conta que começou a namorar Thaís Idaló, hoje sua esposa, mas que na época precisava enfrentar a estrada todo final de semana para visitá-la: “Ela morava em Uberlândia, então eu ficava em São Paulo só de segunda a sexta.”

Nessas idas e vindas, o designer encontrou com alguns antigos colegas de trabalho que estavam começando uma nova empresa de meios de pagamentos no Triângulo Mineiro: “Eles me fizeram um convite bem convincente para entrar no negócio e eu decidi voltar para Uberlândia de vez”.

Na escolha de empreender, Alisson investiu todos os recursos financeiros que ele tinha poupado ao longo dos anos. E em paralelo, pediu a namorada em casamento. “Tudo aconteceu de uma só vez, casei, formei família e abri o meu próprio negócio, mas sem nenhuma reserva financeira”, completa.

O plano em prática

O cenário atual não era exatamente o que o designer queria. Decidido a conquistar mais, ele traçou o plano, aos 25 anos, para ganhar 30 mil reais por mês e conhecer 30 países. “Era a vida que eu queria oferecer à minha esposa, então me esforcei para conseguir,” diz.

Com o plano e diversas metas, Alisson foi em busca do resultado desejado: “Cada um dos momentos que eu passei, durante esses cinco anos, foram de metas tangíveis a serem alcançadas.”

Durante a execução do plano, o designer enfrentou a pandemia da covid-19, o que atrapalhou, mas não o tirou do foco principal. “Foram dois anos de angústia, até que resolvi tomar as rédeas da minha vida de volta”, relembra.

Alisson atuava como um diretor de estratégia e de produtos dentro de um banco digital, mas queria uma posição ainda maior. “Eu entendi que o ambiente não me permitia crescer e não me gerava oportunidade para isso”, descreve.

Certo do que queria, o designer foi atrás da oportunidade e a conquistou. “Eu voltei para ValeCard, a empresa que entrei como estagiário de criação, mas como o vice-presidente, para montar uma nova vertical de serviço financeiro, ou seja, agora eu era o CEO de um dos principais grupos de meios de pagamento do país”, finaliza.

Mais informações sobre o treinamento O Plano, você encontra nas redes sociais do designer @alissonidalo.

Em entrevista ao IstoÉ – Sua História, Alisson Idaló compartilhou cada detalhe da sua trajetória. Confira a conversa na íntegra:

.

Conteúdo produzido exclusivamente para a seção Sua História. Todas as informações foram fornecidas pelo entrevistado e não refletem a opinião de IstoÉ Publicações.