Conhecido pelo bordão ‘Chame o Dam’, o empresário e programador Dam Martins ganhou notoriedade em Minas Gerais depois de conquistar o respeito e a admiração dos moradores de Itaú de Minas, cidade localizada a 392 km da capital Belo Horizonte. CEO e fundador da Dam Solutions, empresa de tecnologia e internet, ele oferece serviços de alta precisão e chama a atenção pela forma como atende os clientes e pela agilidade em que faz as entregas.

“Tudo começou como uma brincadeira do meu amigo e também cliente, o publicitário Cossinho, de Passos, ele criou esse slogan e em pouco tempo ganhou uma proporção muito grande na cidade. Tudo era ‘Chame o Dam’ e isso acabou ajudando muito na divulgação da empresa na região”, afirma o empresário.

Natural de Itaú de Minas, Dam descobriu a paixão por tecnologia ainda criança, enquanto auxiliava o seu tio Batista em uma oficina de assistência técnica. “Desde pequeno eu tinha a mania de pegar a chave de fenda para desmontar os rádios de casa, mas quando completei 10 anos fui ajudar o meu tio a consertar televisores e rádios por um tempo.”

O empresário lembra que a oficina recebia muitas revistas de informática e ele tinha o hábito de acompanhar as reportagens impressas. “Estamos falando de 35 anos atrás, sem pensar na possibilidade de ter internet, então eu vi todo o [desenvolvimento] da tecnologia, desde o lançamento do CD no país até outros grandes momentos”, diz.

A partir do interesse e da curiosidade, Dam desejo entrar em uma faculdade para cursar tecnologia da informação, um curso pouco conhecido na época, mas que possibilitou a entrada do empresário no mercado de trabalho. “Poucas pessoas conheciam a profissão de programador, eu mesmo só tive a noção quando cursei as aulas e me apaixonei, porque o computador era um [item] caro para se ter em casa, quase um artigo de luxo”, diz.

Aluno empenhado, Dam foi convidado pelo diretor da Universidade para fazer um estágio. Na empresa, ele atuou como programador de sistemas ASP – uma estrutura que permite a criação de páginas dinâmicas na web. “Fiquei muito feliz com o convite e por ser muito dedicado e empolgado, trabalhava no [escritório] e ainda virava as madrugadas em casa programando.”

Mas depois de alguns meses seguindo essa rotina, Dam desenvolveu uma lesão no braço, uma inflamação causada por movimentos repetitivos. Ao procurar o médico, o programador foi aconselhado a realizar pausas durante o trabalho, no entanto, ele não conseguia parar. “Passei a pensar em desenvolver um sistema que me fizesse lembrar de fazer pausas enquanto trabalhava”, detalha.

Software No Ler

Dam criou o software No Ler para avisá-lo dos horários de pausas e assim prevenir novas lesões, “mas depois de alguns meses, decidi publicar o software No Ler em sites de downloads nacionais e internacionais para que outras pessoas pudessem usar também.”

Com um número alto de acessos e feedbacks positivos, o programador fez atualizações no software, mas foi surpreendido por um pedido inesperado. “Recebi um telefonema da [direção] de uma multinacional da Noruega pedindo autorização para usar o meu programa e eu não tinha a versão em inglês ainda, mas autorizei o uso”, revela.

Hoje, mais de 10 anos depois, o software No Ler ultrapassa a marca de 100 mil downloads. “Depois dos noruegueses, decidi criar uma versão comercial com mais funcionalidades e em outros idiomas. O programa é usado por diferentes empresas no Brasil e em outros lugares do mundo.”

Dam Solutions

Pronto para iniciar uma nova jornada, o programador saiu da empresa em que estagiava para abrir o próprio negócio na área da tecnologia. “Queria seguir a minha ideia de ter uma empresa, inicialmente, um empreendimento dedicado ao desenvolvimento de sistemas, mas o mercado ainda não estava pronto para isso e iria exigir que eu saísse de Minas para conseguir.”

Mas Dam não queria viver essa experiência em outra região, ele desejava fazer a diferença na sua cidade. “Então abri uma assistência técnica de computadores, fiz cursos e me aperfeiçoei nessa área para oferecer um serviço de qualidade aos meus clientes.”

Durante 10 anos, Dam atendeu em um ponto fixo no centro de Itaú de Minas, oferecendo manutenção para notebooks, recargas de cartuchos, de toners de impressoras e vendendo o software No Ler para empresas. “Começamos a crescer e aos poucos passamos a implementar novos serviços, algo que sempre fizemos para manter a evolução das nossas entregas.”

Para o programador, todo empreendedor precisa se reinventar dentro da própria empresa para evoluir nos negócios. “A história da Dam Solution é marcada por essa visão de agregar valores dentro da empresa. E com o crescimento da tecnologia passei a perceber que as pessoas estavam migrando do computador para o celular e isso me fez criar mais um novo serviço.”

Nessa fase, o empresário já era conhecido na região pelo bordão ‘Chame o Dam’. “Com a mudança de hábito dos clientes, pensei em investir na área de assistência técnica para celular, mas pensei melhor e passei a oferecer, inicialmente, um provedor de internet via rádio.”

Dam Fibra

A escolha impactou na estrutura da empresa, “devagarinho, deixei de oferecer concertos e assistência técnica para focar em telecomunicações, comprei alguns equipamentos para instalar as torres de um provedor e uma nova era se iniciou na cidade a na minha vida.”

Por oito anos, o empresário se dedicou ao ramo de telefonia e acompanhou, diariamente, a funcionalidade dos serviços prestados. Até que em 2016, a Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações anunciou um leilão de acesso à nova frequência de internet e pela primeira vez, pequenos provedores tiveram a chance de participar para ter o benefício de fornecer internet 4G e 5G aos seus clientes via rádio. “Reuni um grupo de empresários mineiros para concorrer e acabamos ganhando o direito à frequência de internet para a minha cidade e para outros municípios vizinhos”, revela.

Mas Dam não parou de estudar o mercado e em 2019 se viu obrigado a revolucionar a entrega de serviços de internet mais uma vez. “Com o crescimento de dados e o acesso aos canais de comunicação, notei que o envio via rádio não seria mais suficiente e que era preciso inovar, por isso, iniciamos a transição para a fibra óptica e assim oferecer mais velocidade, estabilidade e qualidade aos clientes.”

Em 2021, uma nova disputa por acesso à frequência de internet 5G aconteceu. Segundo o empresário, um grupo de provedores do Brasil estava se organizando para concorrer a frequência e montar uma operadora celular em nível nacional, “juntamos um capital para custear todo o projeto e contratar toda a consultoria que precisávamos, mas devido a exigências e as contrapartidas da Anatel, não conseguimos as frequências que queríamos.”

Dam Móvel

Após a perda do leilão de frequência, a diretoria da empresa ISP do Brasil, rede credenciada para disputar acessos, decidiu criar uma rede virtual de celular, a Tá Telecom. A nova rede de frequência possibilitou que os provedores tivessem acesso aos serviços de telefonia móvel. Com isso, Dam desenvolveu a Dam Móvel, uma operadora de celular que funciona em todas as cidades do Brasil, com a tecnologia 5G. “Quem é nosso cliente, ao invés de ser cliente de uma grande operadora, conta com o diferencial que é o atendimento, porque todos os problemas que esse cliente possa vir a ter são solucionados direto com a nossa equipe que atende todos dias e ainda via telefone”, diz.

Dam Pay

Em 2023, uma nova oportunidade surgiu na Dam Solution, o empresário investiu em uma fintech de maquininhas para cartão e criou a Dam Pay. “Queria ter um produto diversificado e diferente dos demais, com um atendimento e um suporte humanizado, além de oferecer as melhores taxas para os clientes”, afirma.

Depois de um ano de estudos e muitos testes, o empresário lançou em 2024 a Dam Pay no mercado durante uma live. “É um projeto que conta com a participação de várias empresas, porque não fiz nada sozinho, e tenho a minha esposa Ana Paula como única sócia, que hoje está à frente e tem feito um trabalho excelente”, garante.

Dam Soft Pró

Ainda em 2024, a Dam Solution inaugurou mais um serviço com a Dam Soft Pró, um setor de sistemas dedicado à gestão de grandes e pequenas empresas e também para a área do comércio em geral. “É um software para computadores, celulares e maquininhas de cartão que que te ajuda a gerenciar as atividades administrativas da sua empresa e o mais interessante é que a Dam Soft Pró pode ser instalada diretamente na sua maquininha de pagamento, sem precisar de outros aparelhos”, descreve.

Dam Martins

Eleito um dos empresários destaques na cidade em 2024, Dam ganhou o prêmio da Federaminas e recebeu a homenagem com muito orgulho. “Nunca parei de me reinventar como empreendedor, então fiquei muito feliz de ser reconhecido, isso me faz continuar trabalhando para melhorar a cada dia mais e trazer o melhor para nossa cidade”

Dam também escreveu um livro esse ano e pretende lançar o exemplar no início de 2025. “‘A Espiritualidade e o Sucesso’ surgiu da minha vontade de falar sobre o meu relacionamento com a fé, a ideia que o verdadeiro sucesso vai além das conquistas materiais, envolvendo a minha jornada de autoconhecimento e a conexão com o próximo”, finaliza.

Em entrevista ao IstoÉ Sua História, Dam Martins conta como a relação com a tecnologia o influenciou a criar Dam Solutions e porquê os serviços da empresa estão atraindo o interesse do mercado. Confira a conversa completa:

Conteúdo produzido exclusivamente para a seção Sua História, como branded content. Todas as informações foram fornecidas pelo entrevistado e não refletem a opinião de IstoÉ Publicações.