13/11/2024 - 11:06
Os publicitários Tiago Fonseca e Fábio Lacerda se conheceram na faculdade, época em que, além de ficarem amigos, tornaram-se sócios da agência Solis. Completando 20 anos em 2024, a empresa celebra sua atuação em diversos segmentos e as conquistas nos mercados de varejo, agronegócio, imobiliário e político. Da mesma forma, os dois sócios também comemoram juntos a superação de desafios, o reconhecimento profissional e fazem planos para continuar aumentando o número de clientes no futuro.
Tiago Fonseca, de 42 anos, e Fábio Lacerda, também com 42 anos, ficaram muito próximos após se conhecerem melhor em um bar. Ambos frequentaram a mesma universidade (Uniube), em Uberaba, no Triângulo Mineiro, onde deram início ao plano de se tornarem sócios de uma agência de publicidade. Assim nasceu a Solis, que completa 20 anos em 2024.
Fábio, natural de Uberaba, ingressou na universidade um ano antes do amigo, que nasceu em Sacramento, outra cidade do interior mineiro. Filho de bancário, o veterano se mudou várias vezes por causa do trabalho do pai e estudou em colégios públicos e privados, retornando ao município de origem para se graduar.
“Sempre quis fazer Publicidade e Propaganda, mas não sei o motivo. Minha mãe queria que eu cursasse Ciências da Computação porque era a profissão da moda, e foi a maior briga em casa, pois eu disse que não gostava”, lembra Fábio. Já na adolescência, a vida de família de classe média garantiu a ajuda paterna para pagar as mensalidades iniciais da faculdade, que Fábio diz ter assumido com o tempo.
Tiago se aproximou da comunicação ainda criança e, com o incentivo da mãe, que é professora, sempre leu muito. No entanto, apesar de se considerar um jovem nerd na época, também era adepto das travessuras de menino. “Na minha casa tínhamos umas câmeras e fazíamos uns clipes de música muito ruins, mas eu já tinha um pouco de publicidade na veia”, recorda ele, que lamenta a falta de bancas de jornais atualmente, para “folhear revistas de gastronomia e viagens”, por exemplo.
O histórico familiar, semelhante ao do amigo, garantiu, segundo Tiago, um “mãetrocinio” para o primeiro aparelhamento da agência da dupla. Os dois, que já administravam pequenas empresas, montaram a Solis com computadores e impressoras de casa e, assim, orgulham-se de terem começado do zero.
Primeiros trabalhos com panfletos
As oportunidades para ambos foram surgindo durante a graduação por uma questão de demanda em cidade do interior. A dupla começou a criar panfletos para divulgação de festas e eventos, algo que, nos dias de hoje, é mais simples por meio das redes sociais.
“Falamos de nos juntar, tentar unir forças, porque estávamos no interior, começando. A ideia era que a gente pagasse as contas da faculdade e sobrasse um dinheiro para beber (risos). O plano não era, naquela época, ter uma agência que durasse 20 anos”, explica Fábio, comparando o início com o atual momento da empresa, que tem cerca de 40 profissionais.
A equipe eclética da Solis, com colaboradores de 20 a 70 anos, convive em harmonia no escritório espaçoso, com mesa de sinuca, bar e portas sempre abertas, garantem os sócios, que se dividem entre as sedes de Uberaba e Belo Horizonte.
Os empresários, que estão igualmente à frente do negócio nas áreas de planejamento e atendimento, garantem que, apesar de terem posturas diferentes, são complementares no trabalho. “Gosto muito de escrever e, quando tem algum desafio, eu aceito. Mas não sou muito detalhista, e o Fábio é. Ele pega tabelas e olha tudo. Eu escrevo o texto e mando para ele dar uma ajeitada”, explica Tiago.
“Tudo que a gente faz dá certo. Temos respeito um pelo outro, mas a gente briga para caramba”, diverte-se Fábio, antes de ser desmentido pelo amigo. Para eles, o maior desafio de uma agência no interior é a dificuldade de “mão de obra”, sendo necessário contratar pessoal de fora da cidade para atender às demandas. Nesse ponto, a abertura da agência em Belo Horizonte ampliou muito as expertises da dupla.
Já os clientes, incluindo multinacionais de fora do Brasil, foram sendo conquistados ano após ano e passaram a sentir confiança ao testemunhar os diversos cases de sucesso da dupla, como o Acadian Seaplants, que veiculou campanha da Solis em mais de 80 países. Com a multinacional Ubyfol (líder em fertilizantes nutricionais), rodaram o Brasil, Paraguai e a Guatemala.
Com a Prefeitura de Uberaba, a empresa estrelou no Financial Times. Atravessando o oceano, chegaram a Angola, com a Agroexport e a Brasáfrica. A agência também realiza eventos como a Megacana Tech Show Brasil (a maior feira do setor sucroalcooleiro de Minas Gerais) e a Abertura Mineira da Safra de Açúcar e Álcool.
Na área política, têm em seu portfólio inúmeras prefeituras municipais, câmaras municipais e outros órgãos públicos estaduais e federais, além de campanhas eleitorais. No varejo, atendem clientes como o Shopping Cidade, o mais tradicional shopping de Belo Horizonte.
Oportunidade na pandemia de Covid-19
Uma das atuações mais importantes da Solis, que garantiu o respeito e a credibilidade dos empresários dentro do setor de agronegócio, foi a criação da primeira feira digital do Brasil. Em 2020, durante a pandemia de Covid-19, o evento virtual Megacana Tech Show Brasil contou com ministros, governadores e presidentes de diversas multinacionais, inclusive mundiais.
A novidade, que apresentou palestras e shows de duplas sertanejas, chegou a contabilizar 30 mil visualizações simultâneas ao vivo. “Antes da pandemia, em tese, o agronegócio era muito tímido na propaganda. Isso mudou”, analisa Fábio.
No ano seguinte, com a liberação de eventos presenciais, a Solis desenvolveu uma carreta-estúdio para rodar o país em busca de entrevistados do setor sucroenergético. Desde então, conseguiram posicionar a feira como a maior de Minas Gerais no setor, que hoje faz parte do calendário da cidade e atrai milhares de pessoas para Campo Florido-MG.
Assim, os dois garantem que “vestem a camisa do cliente com essa paixão”, indo presencialmente a qualquer lugar onde a agência esteja atuando, mesmo sendo longe ou no meio rural. “A gente organiza tudo, desde a caneta e a maquininha de café do estande até o show. E a gente vai estar lá na cidade, por menor que ela seja”, garante Fábio.
“A agência foi acontecendo e chegamos até aqui. Estamos muito felizes. A gente faz pouca propaganda nossa, então, este ano, decidimos fazer algo comemorativo”, conclui Fábio.
Em entrevista ao IstoÉ Sua História, os publicitários Tiago Fonseca e Fábio Lacerda contam detalhes pessoais e profissionais de forma descontraída, celebrando os 20 anos de amizade e sucesso na agência Solis. Confira a conversa na íntegra:
Conteúdo produzido exclusivamente para a seção Sua História, como branded content. Todas as informações foram fornecidas pelo entrevistado e não refletem a opinião de IstoÉ Publicações.