Lais Melo vivia incomodada no mercado de seguros. Ela começou na perícia de veículos, avaliando batidas de carros, e depois virou sócia de uma corretora de Piracicaba, no interior de São Paulo, mas nada disso a satisfazia. Para ela faltava um propósito, algo que a conectasse aos clientes que atendia no dia a dia.

Esse senso de nobreza foi o que a levou ao mercado de capitais, onde acabou se encontrando como planejadora financeira. Dona da empresa Plus Finance, Lais Melo hoje ajuda as pessoas a organizarem as suas economias, dando-lhes uma direção ao futuro —o que espelha a sua própria busca.

“Eu queria entregar algo a mais para o cliente e isso era a minha conexão com ele, que humanizava o meu trabalho”, diz a empresária. “Eu queria entender: qual o seu verdadeiro objetivo quando me procura? Quais são as suas metas? Quais são os seus sonhos mais selvagens? Quando eu fazia essas perguntas, elas partiam de mim mesma, não do trabalho”, ela explica.

O desejo de Lais batia de frente com o próprio mercado, que segundo ela prioriza a venda de produtos sobre o bem estar do cliente. “A carteira de investimentos e os ativos que recomendava não batiam com os interesses deles”, afirma a planejadora financeira. “Isso está errado. Alcançar os seus objetivos com a carteira de investimentos não significa comprar o melhor ativo. Ela tem que harmonizar com aquilo que você deseja para você mesmo”, continua a empresária.

Essa conclusão foi o que levou a executiva a desfazer sociedade na corretora onde trabalhava, desafiando a sua estabilidade. Lais afirma que vendeu até o carro para buscar o sonho da autonomia, tirando a certificação na área e fazendo o próprio nome no meio. “Eu queria fazer uma assessoria que não fosse só sobre números e planilhas, mas que colocasse os sonhos dos clientes em jogo”, diz.

“Quando eu entrei no mercado de capitais, eu percebi que falar sobre dinheiro era um tabu para a maioria das pessoas. Então eu fui buscar respostas, e a culpa está dentro da nossa cabeça, que é o nosso maior sabotador”, a executiva continua.

Por isso, Lais Melo foi além da certificação, até hoje mantendo uma rotina de estudos para melhor entender e ajudar os seus clientes. Ela formou o projeto da Plus Finance em um curso de negócios na faculdade IBC com José Roberto Marques, há dez anos, o que a ajudou a reorganizar a forma como encara o dinheiro e as pessoas.

“Eu fiquei internada lá por uma semana, acordando às oito da manhã e indo dormir às três da madrugada”, ela relembra. “Esse processo ajudou a me despir de todas as crenças limitantes não só da parte financeira, mas também pessoal. Quando eu deixei esse internato, passei a entender o meu propósito, que era ajudar as pessoas a achar o seu verdadeiro eu, a sair do automático e mostrar que a vida é mais do que dormir, acordar, trabalhar, pagar conta e morrer”, destaca.

Nos dias de hoje, Lais viaja o mundo para aprimorar as suas habilidades e estudar o cenário econômico geral. Este ano, foi aos Estados Unidos fazer um curso da Disney, em que visitou mais de dez empresas consolidadas para entender como o bom atendimento impulsiona os principais negócios do planeta.

“Eu tento conhecer o mercado lá fora para trazer um pouco disso para o país, aplicando isso aos meus clientes”, explica a planejadora financeira. “Nisso eu também ganho uma compreensão global do meio. Para montar uma boa carteira de investimentos hoje, você tem que diversificar nas moedas. Se você concentra o seu portfólio aqui, que é um país emergente, você não está fazendo uma gestão de risco”, ela afirma.

Tão longe, tão perto

Fundada em 2021, a Plus Finance atualmente funciona em duas vertentes. De um lado, a consultoria trabalha com clientes com patrimônio estabelecido, que precisam de ajuda para conter os gastos. Do outro, Lais Melo atende pessoas que querem começar o planejamento financeiro do zero, montando uma reserva e, depois, uma carteira de ativos. “Eu brinco com as pessoas que a gente primeiro tem que tirar a poeira da casa para depois receber os convidados”, diz ela.

A empresária também afirma que a sua metodologia se mantém a mesma para os dois casos, já que passa pelo comportamento do cliente. “Não se trata do quanto ela tem, mas da mentalidade dela. Não adianta a pessoa ter um patrimônio de milhões se ela tem uma mentalidade pobre, de escassez. A mesma coisa acontece no caso oposto. Existem pessoas que não têm patrimônio, mas já possuem uma mentalidade de rico. Tudo isso passa pelo quanto você gasta, não pelo que você tem”, explica.

Lais também defende nessa lógica que a pessoa se renda ao consumo aqui e ali, desde que mantenha as prioridades de vida em dia. “Se você diz para mim que quer trocar de casa, por exemplo, mas está gastando tudo o que ganha, você dificilmente vai conseguir alcançar a sua meta. O problema não é a falta de dinheiro, mas entender o que é prioridade para você”, diz a empresária.

Outro ponto importante é o da reserva de emergência. Segundo Lais, ele é o primeiro investimento que qualquer pessoa deve fazer antes de ir para outros ativos financeiros. Os clientes dela que partem do zero passam um tempo focados nisso: “Se a pessoa tem um trabalho fixo, a gente blinda a pessoa por um período. Nós calculamos as despesas fixas dela nos próximos três a seis meses e montamos um valor financeiro a ser acumulado no período”.

Depois desse estágio, o planejamento financeiro da Plus Finance se divide em metas de curto, médio, longo e longuíssimo prazo. A empresária dá como exemplo uma viagem ao Japão, pensada por um cliente imaginário para daqui dois anos. Com isso em mente, Lais monta uma estratégia que permite à pessoa realizar o sonho no tempo que ela deseja, investindo nos ativos certos e atrelados àquele objetivo.

A planejadora financeira diz que o processo simples choca muitos dos seus clientes: “Existem instrumentos no mercado financeiro hoje que nasceram exatamente para construir a independência financeira da pessoa. Quando eu explico o que é o INSS para os clientes, tem gente que fica muito indignada. Elas dizem que ninguém nunca falou para ela sobre como essa pirâmide financeira funciona de fato”.

Esse resultado humano é o que move Lais Melo em seu trabalho, que satisfaz o seu propósito com as pessoas. Quando questionada sobre como mais gente pode seguir os seus passos, ela reforça a importância do estudo e do autoentendimento.

“Além das certificações adequadas, busque o conhecimento”, diz a empresária. “No mercado de planejamento financeiro, você não vai apenas montar uma boa carteira para o seu cliente, você vira o braço direito dele para tudo. Você vai vender produtos que também geram amor, tempo e morte. Se você conciliar esses três valores, que nos movem, você dificilmente perde o cliente. Procure se conectar com ele e tente entender o que você realmente busca com isso. Eu gosto de olhar para os meus clientes e dizer a eles que podem contar comigo.”

Em entrevista para o IstoÉ Sua História, Lais Melo conta mais sobre a sua trajetória profissional e discute os desafios do planejamento financeiro à frente da Plus Finance. Confira:

Conteúdo produzido exclusivamente para a seção Sua História, como branded content. Todas as informações foram fornecidas pelo entrevistado e não refletem a opinião de IstoÉ Publicações.