04/12/2024 - 15:34
Em 2022, o goiano Paulo Eduardo decidiu criar a NaPerformance, uma empresa que oferece suplementos alimentares aliados a um suporte nutricional, psicológico e físico para mulheres que querem perder peso e reduzir a gordura corporal de maneira saudável.
Com uma linha exclusiva de cápsulas nutracêuticas, feita à base de produtos naturais, a marca conecta profissionais das áreas da nutrição, da psicologia e da educação física com mulheres que procuram por um novo estilo de vida e buscam conciliar alimentação com exercícios físicos.
Paulo conta que a ideia de formatar o negócio surgiu depois de uma série de observações dentro de casa. “A maior parte da minha família é formada por mulheres e diariamente eu presenciava o desafio e a dificuldade que elas enfrentavam para manter a autoestima e ainda ter a autoconfiança, então usei a minha sensibilidade para olhar essa realidade fora de casa para encontrar um modelo de negócio que atendesse as reais necessidades delas e de outras mulheres”, diz.
Mas o empresário não queria apenas oferecer um simples suporte, a intenção dele era que as usuárias da marca encontrassem a melhor versão delas ainda durante o processo de emagrecimento, período que ele considera muito desafiador. “A perda de peso não é uma atividade fácil, exige muito de quem a realiza, mas acabei percebendo também que pouco se fala de saúde e bem-estar durante a fase da perda de peso.”
No início, Paulo projetou uma rede de consultorias online, no entanto, percebeu que apenas o serviço de atendimento seria insuficiente. “Muitas mulheres se demonstraram perdidas, uma relação de falta de orientação e apoio, o que me impulsionou a buscar uma nova alternativa e a oferecer um suporte multidisciplinar para elas.”
O empresário revela que contratou uma equipe de profissionais para testar diferentes fórmulas de suplementos alimentares, depois de um período de diferentes estudos junto à fabricante dos produtos, ele encontrou uma composição que atendesse os objetivos das consumidoras. “Escolhi usar a base nutracêutica porque é composta por substâncias bioativas extraídas de alimentos naturais que oferecem benefícios comprovados para a saúde, então se encaixa perfeitamente aos valores da nossa empresa.”
Outro ponto observado por Paulo durante os testes foi o termo ‘nutracêutico’, “a expressão surgiu da junção de ‘nutrição’ com ‘farmacêutico’, o que destaca o papel de cada um desses compostos na promoção da saúde e na prevenção de doenças, de forma semelhante aos dos medicamentos, mas com origem alimentar.”
Corpo & Mente Caps
Nutricionista especializada em emagrecimento adulto, Junielly Soares é uma das profissionais que atendem na NaPerformance e explica como a suplementação alimentar escolhida pela empresa age no organismo. “O suplemento Corpo e Mente Caps tem funções bioativas que provocam ações metabólicas e fisiológicas no corpo”, diz.
Com uma composição que une três ingredientes, o mineral cromo, a laranja moro e a fibra solúvel inulina, o produto contém iguarias como o açafrão, a linhaça, a chlorella e a spirulina, no entanto, a profissional faz um alerta: “para que as cápsulas causem bons resultados é necessário que elas sejam integradas a uma rotina de alimentação saudável e atividades físicas.”
A especialista reforça que toda transformação sempre acontece de dentro para fora. “Quando a pessoa está com sobrepeso, com obesidade, todo sistema hormonal dela é desregulada, e a nutrição é capaz de regularizar esse sistema, mas não só a dieta em si e sim a ação de nutrir o corpo, o que envolve também o tratamento emocional.”
Jornada Corpo & Mente
Unindo o conhecimento com a prática, Paulo e Junielly trabalharam juntos na construção de um programa feito exclusivamente para atender as usuárias da NaPerformance. Nomeado de ‘Jornada Corpo & Mente’, o projeto reflete a ideia de equilíbrio físico e mental que se inicia a partir do momento que as usuárias compram o suplemento alimentar no site.
“Depois de adquirir o Corpo e Mente Caps, elas passam a ter acesso à nossa plataforma digital, [um ambiente virtual] com conteúdos informativos gravados por mim, incluindo dicas nutricionais e informações extras, que são liberadas semanalmente”, declara a nutricionista Junielly.
A Jornada Corpo & Mente tem algumas funções, entre elas a de apresentar e de incentivar, individualmente, cada participante. É através de uma comunidade online, um grupo feito no whatsapp, que as usuárias se conhecem e passam a ter um canal para conversar. “A ideia é que essas mulheres possam publicar diariamente o que estão fazendo e [ao mesmo tempo] revelem os resultados que estão conseguindo atingir. O objetivo é uma incentivar a outra e assim todas seguirem juntas”, afirma a especialista.
Com o foco também na reeducação alimentar, o programa serve para quebrar estereótipos ultrapassados. “Até na propaganda do nosso suplemento está escrito ‘perca 5 kg em 30 dias’, porque nós não vamos estabelecer uma meta inalcançável, os estudos nutricionais hoje mostram que é saudável perder de 2 kg a 6 kg por mês”, diz Junielly.
Outro ponto citado pela nutricionista é o emagrecimento saudável, ou seja, a perda de gordura corporal: “Durante a jornada, explico para as pacientes que o tempo médio para elas alcançarem os resultados desejados depende de diversos fatores, porque avaliamos o todo, e isso significa que existe uma meta e um prazo diferente para cada integrante.”
E em meio às expectativas irreais de corpos perfeitos, Paulo fala sobre a seriedade na qual o programa foi estruturado.“Sendo até meio duro, o brasileiro está acostumado a querer o resultado para ontem, mas na prática isso nunca acontece, então é nessa hora que a gente entra para dar um direcionamento correto e humanizado.”
Os desafios do emagrecimento feminino
Preocupado com a saúde emocional, física e mental das usuárias, o empresário ressalta que a NaPerfomance segue uma linha de estudos clínicos que evidenciam o comportamento atual das mulheres que estão passando por dificuldades envolvendo a obesidade e o sobrepeso.
Em estado de alerta, ele garante que os atendimentos são direcionados para suprir as necessidades reais das mulheres, acompanhando atentamente os hábitos e o estilo de vida de cada usuária. “Recentemente, descobrimos que algumas mulheres do país estão comendo ovos de tênia, comprados na internet, para tentar perder peso. Uma medida totalmente desesperada e muito preocupante”, frisa o empresário.
Diante desse cenário, Paulo justifica o trabalho árduo ao lado da equipe para oferecer um suporte multidisciplinar eficiente. “O público femino da mais atenção para essa dor, então é nosso papel guiá-las com responsabilidade e seriedade, para que elas saibam o que estão fazendo e não corram riscos”, garante.
Representando todos os profissionais que atendem na NaPerfomance, a nutricionista afirma que o grupo atua na estimulação do equilíbrio entre corpo e mente das usuárias. “Hoje, conversando com as pacientes, consigo definir quais são os maiores desafios para elas perderem peso e na lista estão: a falta de tempo, a rotina agitada, a falta de consistência e motivação, a confusão alimentar e a sobrecarga de informações, e as dificuldades em lidar com as emoções. Então a nossa missão é ajudá-las a resolver esses problemas, independente de qual for”, finaliza.
Em entrevista ao IstoÉ Sua História, o empresário Paulo Eduardo e a nutricionista Junielly Soares contaram o porquê a NaPerfomance foi criada e qual impacto a empresa pretende trazer para o mercado de emagrecimento feminino. Confira a conversa completa:
Conteúdo produzido exclusivamente para a seção Sua História, como branded content. Todas as informações foram fornecidas pelo entrevistado e não refletem a opinião de IstoÉ Publicações.