09/10/2024 - 14:15
Antes de um rádio comunicador, o instrumento de trabalho da produtora de eventos Patrícia Silva era uma bacia cheia de cocadas. Os doces eram feitos pela sua avó materna e eram vendidos por ela de porta em porta, nas ruas de Caruaru, no interior de Pernambuco. A infância humilde não impediu Patrícia de sonhar e de alcançar o reconhecimento na área de marketing promocional para eventos. Dona da agência Domínio Promo, ela cria conexões entre marcas e pessoas há quase 2o anos.
“Pensa, uma menina de oito anos carregando uma bacia de cocadas na cabeça? Era assim que eu fazia no Sertão de Pernambuco, porque as casas lá são afastadas umas das outras e eu precisava caminhar bastante, mas vendia todas as ‘danadas’ das cocadas. Acho que nessa época, eu já tinha sangue de empreendedora”, afirma Patrícia.
Criada e educada pelos avós, a produtora de eventos conta que começou a trabalhar cedo porque queria ajudar nas despesas da família. “Eu não me envergonho de dizer que enfrentamos dificuldades e que a necessidade me forçou, ainda criança, a entender a importância de contribuir.”
Mas se faltava dinheiro em casa, sobrava determinação e força de vontade em Patrícia, que lembra com carinho do passado. “O melhor era convencer duas primas a irem vender comigo. Dizia a elas que se fossem, eu iria dar um ‘valorzinho’ para cada uma no final”, diz.
A produtora de eventos se dedicou a venda das cocadas até os 12 anos. Aos 16, ela passou a vender roupas jeans na Feira da Sulanca, em Caruaru. “É a maior feira que existe na região Pernambucana, e como eu ainda não tinha conta em banco e precisava ter uma renda, comecei a vender as peças no balaio de palha mesmo”, descreve.
A parte mais difícil como vendedora ambulante era correr dos fiscais, enquanto eles supervisionavam os comerciantes no local, assume Patrícia: “Como eu não pagava para estar ali, não tinha outra opção a não ser sair correndo, mas depois de três meses de trabalho, abri uma conta bancária e tudo começou a acontecer. ”
As vendas no varejo aumentaram e o contato diário com os clientes foi como uma escola para Patrícia, que aprendeu a abordar melhor as pessoas e até a negociar as mercadorias. “Foi uma fase que cresci muito não só como profissional, mas também como pessoa, o que me permitiu seguir com os meus sonhos”, declara.
O desejo de ser empreendedora invadia o coração de Patrícia, no entanto, para buscar uma oportunidade e atingir uma renda mensal, ela precisou parar com os estudos. “Foi muito doloroso abrir mão de algo que gostava tanto, mas eu não tinha escolha, era trabalhar para sobreviver e para cuidar da minha família”, afirma.
Na capital de Pernambuco
Decidida, a produtora de eventos saiu do interior de Caruaru com apenas uma mochila nas costas para morar na capital de Pernambuco, em Recife. “Lembro como se fosse hoje, tinha uma calça jeans, um par de tênis e uma grande vontade de tentar. Não tinha tempo para ter medo, porque precisava mudar a minha vida”, declara.
Vestida de coragem, ela procurou emprego como produtora de eventos na cidade, unindo a sua experiência de vendedora com o seu talento de comunicadora. “O começou foi mais devagar, estava aprendendo sobre o mercado e entendendo como tudo funcionava, mas a cada dia me encontrava um pouco mais na área”, diz.
Foi questão de tempo para Patrícia conquistar o respeito e a admiração de marcas e de empresas. Com a agenda cheia, a produtora de eventos percebeu a necessidade de profissionalizar os serviços entregues. “Os clientes me procuravam e diziam que se eu tivesse um CNPJ a minha visibilidade seria maior, o meu trabalho seria mais reconhecido e como a minha troca com eles sempre foi muito aberta e direta, eu os ouvi”, conta.
Do coração do Recife para todo o Brasil
Eleita a melhor produtora de eventos do Nordeste, em 2011, pela Agência Promovi, Patrícia sentiu que era a hora de dar um novo passo na carreira, mas reforça que não fez nada sozinha, “a coragem mais uma vez esteve comigo, porque não era apenas abrir uma empresa e pagar os impostos, era ter bons profissionais ao lado para fazer o negócio acontecer.”
Meses depois, Patrícia tirou do papel a Domínio Promo Marca Limitada – uma agência de marketing para eventos. “Estudei várias possibilidades de nomes até encontrar um que se encaixasse nos valores, e claro, nos meus objetivos”, diz.
Localizada no coração do Recife, a Domínio Promo desenvolve conexões entre marcas e consumidores, impulsionando a ativação de experiências reais e afetivas – que acontecem por meio de feiras, exposições, lançamento de produtos, festas, entre outros eventos.
Presente em diferentes regiões do Nordeste, a marca também atende clientes em São Paulo e em outros estados do Brasil. “Desde o nosso primeiro ano como agência, fechamos parcerias com marcas que estão com a gente há longos anos e outras que chegaram a pouco tempo”, destaca.
Além de oferecer serviços voltados para a parte gráfica, a Domínio Promo trabalha com a criação e a execução de projetos. “Temos a nossa própria montadora, assim conseguimos estruturar e até criar ideias do zero. A união dessas duas atividades permite que os nossos clientes tenham uma agência e a mão de obra em um único lugar.”
CEO da marca, Patrícia não esconde o orgulho que sente da empresa. Com 13 anos de mercado, a Domínio Promo mantém equipes multidisciplinares e chega a empregar mais de 70 profissionais durante alguns eventos. “São pessoas que elevam a qualidade das entregas, ninguém trabalha comigo sem que antes eu o conheça, ‘olhe no olho’ e faça um treinamento”, garante.
Domínio Promo nos Concursos de Beleza
Em quase 20 anos de carreira, Patrícia experimentou os mais diversos sentimentos na área e buscou se aperfeiçoar profissionalmente. A sua atuação como CEO da Domínio Promo refletiu no mercado nacional e gerou novas oportunidades para a marca.
Há três anos, a agência foi convidada para assumir uma franquia de Concursos Nacionais de Beleza em Pernambuco. “Neguei a proposta assim que atendi o telefone, porque sei como é delicado lidar com o sonho de outras pessoas e como concursos de beleza impactam na vida de muitas famílias brasileiras”, detalha.
Mas depois de estudar o edital da competição, ela mudou de ideia. “Foi um grande desafio profissional, no entanto, quando decidi assumir a franquia dos concursos CNB em nível Brasil – que envia as ganhadoras para outros países – tive o respeito de entender que estou trabalhando agora com investimentos, afinal, sonhos são investimentos e exigem muito de quem os deseja”, diz.
Recentemente, a Domínio Promo também assumiu a franquia do Concurso Miss Universo Brasil. “Estamos muito animados com tudo o que está acontecendo, e enquanto for bom para todos, vamos seguir trabalhando com muito respeito e transparência”, afirma.
Educação e empreendedorismo
Publicitária com especialização em marketing e cursando psicologia atualmente, Patrícia revela que nunca deixou de acreditar que um dia voltaria para sala de aula, mesmo depois de ter deixado a escola para se dedicar integralmente ao trabalho. “Eu passei quatro anos sem estudar, me formei por meio do supletivo e só entrei na faculdade aos 29 anos, quando consegui pagar pelo curso.”
Hoje, além de CEO da Domínio Promo, a empresária administra outros negócios e realiza palestras sobre empreendedorismo.“Muitas pessoas precisam apenas de um incentivo, de alguém que acredite que ela é capaz, percebo essa necessidade, principalmente, em mulheres e quero ser um apoio para elas.”
Mulher e empreendedora, a produtora de eventos encara a vida sob a ótica de três palavras: “determinação, fé e coragem, porque acredito no poder dessas palavras e faço delas a minha base de sustentação, já que a palavra ‘desistir’ não existe na minha história e é assim quero continuar vivendo”, finaliza.
Em entrevista ao IstoÉ Sua História, Patrícia Silva relembra os momentos marcantes da infância em Caruaru, no Pernambuco. Conta porquê criou a Domínio Promo – agência de marketing para eventos e como a educação transformou a sua vida. Confira a conversa na íntegra:
Conteúdo produzido exclusivamente para a seção Sua História, como branded content. Todas as informações foram fornecidas pelo entrevistado e não refletem a opinião de IstoÉ Publicações.