No dinâmico setor imobiliário, Luis Carlos Presente se destaca como o fundador e CEO da Incorposul, uma empresa com 21 anos de experiência em incorporação imobiliária estabelecida no Sul do país. Em um mercado que é frequentemente desafiado por ciclos econômicos e pela necessidade constante de inovação, a Incorposul tem se destacado pelos seus projetos inovadores e sustentáveis. Com um plano robusto de expansão, a empresa está agora voltando seu olhar para a Praia Brava, em Itajaí, onde pretende explorar as oportunidades oferecidas pelo crescente mercado do litoral catarinense.

Natural de Apucarana, no norte do Paraná, Luis Presente se mudou para Joinville, em Santa Catarina, ainda muito jovem, para poder estudar. “Engenharia sempre foi a profissão que correu no meu sangue, desde o começo, até porque minha família é de construtores”, conta o empresário. Presente se formou em engenharia civil na antiga FEJ, a Faculdade de Engenharia de Joinville, hoje chamada UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina, onde era bolsista e se formou em apenas quatro anos e meio, em um curso que durava cinco.

Depois de formado, Presente foi convidado por um professor para atuar em uma grande construtora na cidade. “Por mais incrível que pareça, no quarto mês fui convidado para ser sócio da empresa”, conta. “Entrei como sócio e fiquei por 25 anos”, diz. Na divisão do trabalho entre os diretores, Presente atuava como diretor operacional em obras públicas, industriais e, principalmente, incorporações.

Em 2003, a veia empreendedora de Presente falou mais alto e ele resolveu criar sua própria empresa de incorporação. Nasceu então a Incorposul, companhia consolidada com 21 anos de mercado. Contudo, nem tudo foi simples no começo. “O início é sempre um pouco mais difícil, em qualquer segmento, porque o empresário tem que primeiro colocar o seu dinheiro, segundo não precisar mais colocar seu dinheiro e empresa se sustentar, a última etapa é o empresário se abastecer com o rendimento que ele plantou”, diz.

A Incorposul está estabelecida em Joinville e possui mais de 80 edifícios assinados. Com um projeto robusto de expansão, a empresa passou também a atuar na costa de Santa Catarina, mais especificamente na Praia Brava, em Itajaí. “Criamos dois segmentos, o urbano e o praia, sendo o último criado há quatro anos”, explica. “Dentro desses segmentos, temos nossas linhas de produtos. Uma delas é de alto padrão, que é a linha Residência. A linha Exclusiva nos leva para um requinte de exclusividade, com um apartamento por andar, elevadores privativos que saem dentro do apartamento, etc. Já a linha de entrada chama Presença, na qual queremos dar oportunidades para jovens casais, por exemplo, a ter um produto de qualidade”, diz.

Sobre a expansão para a região costeira, Presente fala sobre a explosão do mercado imobiliário nesse tipo de região. “Já temos uma alta performance em Joinville. No nosso planejamento estratégico, criado há cinco anos, já tínhamos como meta e como objetivo expandir a nossa atuação no estado. Em função da valorização dos mercados em toda a costa de Santa Catarina, resolvemos ir para a Praia Brava. Dessa forma, podemos levar a mesma alta performance para o litoral”, diz.

Presente comenta que se tornar uma empresa de incorporação referência no mercado é ainda mais especial se tratando de um setor exigente e com altos e baixos. “Por incrível que pareça, o setor da construção muitas vezes é considerado o ‘patinho feio’. Alguma empresa comete um deslize e isso fica encravado no setor. Brigamos muito e trabalhamos muito para que esse tipo de marca do setor não faça parte da Incorposul”, diz.

Para isso, o empresário explica que o foco maior é na ética ao atender todos os clientes. “Nossos pilares são transparência, ser honesto, e também procurar fazer sempre
algo a mais pro cliente, para que ele realmente fique satisfeito”, comenta. “A Incorposul está vivendo um momento muito bom. É muito gratificante, porque temos contato com um mercado que nos exige muito envolvimento, e conseguimos expandir ideias de construção, colocar inovação nos projetos”, diz.

Um dos pontos fortes dos empreendimentos da Incorposul é o uso de soluções sustentáveis que tornam os projetos mais ambientalmente responsáveis. “Sustentabilidade não é só tratar resíduo. Isso é obrigação. A sustentabilidade de verdade nasce no projeto, com áreas de iluminação natural, ventilação natural e foco em economizar energia sem afetar o conforto”, explica. “Participamos de muitos eventos, feiras, simpósios, seminários e visitas técnicas. Vamos muito para São Paulo, onde as coisas acontecem antes em tecnologia de construção, para observar as tendências, principalmente em tecnologia e sustentabilidade”, afirma.

O sucesso da investida no litoral fortalece os planos de expansão da empresa. “Pretendemos neste ano de 2024 e 2025, de acordo com nosso planejamento estratégico,
continuar o plano de expansão, principalmente nas praias. O objetivo é levar para nosso cliente um bom produto, que ele possa se sentir bem e ter um conforto e qualidade de vida.
Sem contar os nossos investidores, que confiam e investem em nós. O nosso objetivo também é que eles fiquem satisfeitos com a parceria e a confiança que tem depositado na gente”, declara.

Talentos artísticos

Apesar do sucesso profissional na área de exatas, o engenheiro descobriu, há alguns anos, uma forte inclinação para as artes plásticas. “Na minha vida, isso veio justamente para fazer um contraponto. Minhas obras, que são quadros e esculturas, são feitas de figuras geométricas, montadas em cima de uma matemática, de uma lógica. Então já existe essa questão da engenharia, de exatas, de cálculos, da minha personalidade. Mas, as obras em si vieram me tirar desse mundo tão concreto e me deixar criar com esse hobby”, conta

“Expus em museus, diversas exposições por Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul” diz. As obras de Presente também decoram muitas áreas comuns dos empreendimentos da Incorposul. “Dou aquele toquinho pessoal. Sempre digo que construir um prédio, um edifício, não deixa de ser uma obra de arte”, afirma. “No final, dá aquele prazer, aquele gosto de ver a obra terminada e, principalmente, apreciada. Em um momento não estarei mais aqui, mas as obras, tanto as de arte quanto os edifícios, vão permanecer, esse é o grande legado”, afirma.

Em entrevista em vídeo para o IstoÉ Sua História, Presente fala mais sobre sua trajetória e sobre a Incorposul. Confira:

Conteúdo produzido exclusivamente para a seção Sua História, como branded content. Todas as informações foram fornecidas pelo entrevistado e não refletem a opinião de IstoÉ Publicações.