O exemplo dentro de casa formou os alicerces da advogada e escritora cristã Viviane Pereira Costa. Filha caçula de um casal de cozinheiros profissionais, ela se graduou em Direito graças aos esforços dos pais em pagar seus estudos e ao contato próximo com o trabalho das irmãs, também advogadas. Focada em oferecer atendimento humanizado e prevenir que brasileiros sejam vítimas de injustiças da Lei, fundou o escritório Pereira Costa Advocacia e Consultoria e escreveu dois livros, “O Falso Cristão” e “Como Ser Um Pregador da Palavra de Deus”. Com décadas de atuação guiada pela busca de dignidade e esperança na área cível, com mais foco no Direito Previdenciário e Trabalhista, chegou a oferecer serviços advocatícios gratuitos para clientes mais necessitados, o que a diferencia no ramo de atuação.

Natural de Goiânia, capital do estado de Goiás, Viviane Pereira Costa, de 42 anos, é mãe solo de Maria Eduarda, de 10 anos. As conquistas da advogada e escritora são, em grande parte, graças aos esforços dos pais, os chefs (cozinheiros profissionais) Adonias e Maria Helena, para pagar seus estudos. Além disso, a filha caçula do casal também considera um privilégio ter obtido aprendizado por meio do exemplo das irmãs advogadas, Keily e Karen. A outra irmã, Tatiane, preferiu seguir o magistério.

“Meus pais são casados há 49 anos, passaram a vida trabalhando e nascemos, praticamente, dentro de restaurantes, aprendendo a cozinhar e a atender o público. Eles sempre se esforçaram para que as filhas fossem prioridade e nunca deixaram nos faltar nada para que pudéssemos estudar”, conta, de forma agradecida.

Atualmente, ela é membro da Comissão de Direito do Consumidor, Bancário e Empresarial e do Trabalho da Ordem dos Advogados do Brasil – Goiás, e trabalha na área desde antes de entrar na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC/GO), em 1999. 

Estagiária em Direito antes da universidade

Seguindo os passos das advogadas veteranas da família, que abriram escritório de advocacia em sociedade com a ajuda dos pais, Viviane se aproximou da rotina de processos como estagiária até ingressar na universidade. Desde os 14 anos, auxiliava com documentação enquanto aprendia com as profissionais. Cursando Direito, por ter boas notas e ser aluna dedicada, estagiou na Procuradoria de Assistência Judiciária do Tribunal de Justiça de Goiás e no escritório Modelo da PUC/GO. 

Depois de formada, em 2004, após trabalhar em alguns escritórios de advocacia de grande renome, agarrou a oportunidade de ser conciliadora e assistente de gabinete na Justiça Federal – Seção de Goiás. Em 2007, passou a atuar na área do Direito Previdenciário, lidando com trabalhadores rurais, pessoas idosas e portadores de deficiência. “O juiz com quem eu trabalhava era uma pessoa muito sábia, me ensinou lições valiosas que carrego até hoje para a minha vida. Ele sempre falava que, por trás de cada papel, existe um ser humano, e que nós, profissionais do Direito, nunca devemos nos esquecer disso”, lembra, sobre a busca pelo caráter humanitário de cada processo enviado ao Tribunal de Justiça.

Primeira vitória na Justiça

A partir daquele momento, devolver a dignidade a um pai ou uma mãe de família passou a ser o foco da profissional para o próximo passo: montar escritório próprio, o Pereira Costa Advocacia e Consultoria. O sobrenome da família, destaca ela, foi escolhido para honrar os esforços dos pais. 

Por isso, Viviane, que se especializou em Direito Previdenciário e Trabalhista devido à experiência conquistada na Justiça Federal, buscou recompensar a própria mãe de imediato. “Minha primeira vitória nessa área foi conseguir aposentar minha mãe. Para mim, foi uma grande realização, pois pude retribuir um pouquinho de tudo que ela sempre fez”, comemora.

No escritório, a advogada atua em todas as áreas do Direito, mas seu foco é nos setores cível, previdenciário e trabalhista, além de prestar assessoria a empresas e outros escritórios de advocacia. O maior desafio, de acordo com a profissional, sempre foi conseguir alcançar a justiça concreta na vida das pessoas que a procuram. “Existe a lei, porém, nem sempre o Juiz tem o mesmo entendimento para cada caso, mesmo se as ações são idênticas. E explicar isso para o cliente é uma tarefa muito árdua”, explica. 

Aprendizado bíblico e alerta sobre ‘estelionatários da fé’

Por essa razão, Viviane buscou se aprimorar no atendimento humanizado, fazendo diversos cursos na área de conhecimento pessoal e de teologia. Nesse caminho, aprender como funciona a mente humana e se aproximar de Deus foi inevitável para a goiana. “Se formos analisar bem, todo tipo de caso jurídico está presente na Bíblia: homicídio, maioridade civil, adultério, divórcio, direito de herança, primogenitura, direito da viúva, cobrança de dívida, direito de hereditariedade, tudo está descrito lá”, opina, citando o exemplo de Jesus, “batizado nas águas quando atingiu a maioridade civil”.

Por ser uma grande apreciadora de leitura e escrita, Viviane escreveu dois livros no formato de manual, “O Falso Cristão” e “Como Ser Um Pregador da Palavra de Deus”. No primeiro, faz um alerta ao leitor sobre os religiosos mal intencionados, nomeados por ela como “estelionatários da fé”, que extorquem os mais fragilizados.  “Às vezes, a pessoa vai e fala uma coisa para enganar e tirar algum valor do outro, geralmente, pecuniário (relativo a dinheiro). O livro é um alerta, que não está pautado no meu achismo”, adianta .

A autora está prestes a publicar mais duas obras em uma linguagem ainda mais simples e de fácil entendimento sobre o enfrentamento de problemas familiares à luz das Escrituras Sagradas. “Hoje, o que sinto mais orgulho é poder ser útil na vida das pessoas, é poder ser um canal de benção na vida de alguém, uma ponte para que ela possa alcançar o pote de ouro ao final do arco-íris. O principal de tudo é servir. Seja qual profissional for, estamos aqui para servir uns aos outros”, acredita a advogada cristã, que chegou a defender, na Justiça, causas para clientes impossibilitados de pagar por seus honorários.

Em entrevista ao IstoÉ Sua História, a advogada e escritora Viviane Pereira Costa dá detalhes sobre sua trajetória pessoal e a experiência profissional. Confira a conversa na íntegra:

Conteúdo produzido exclusivamente para a seção Sua História, como branded content. Todas as informações foram fornecidas pelo entrevistado e não refletem a opinião de IstoÉ Publicações.