Arthur Melim, fundador e idealizador da Metamorfose Brasil 360, é um exemplo vivo de como a experiência e a determinação podem convergir para criar algo transformador. Com 27 anos de carreira nas áreas administrativa e financeira, Arthur acumulou uma vasta experiência em empresas nacionais e multinacionais de diversos setores, como varejo, tecnologia, indústria e logística​. Hoje, Arthur ajuda empresas a implantarem processos de inovação e disrupção.

Natural do Rio de Janeiro, Arthur se considera um pouco paulistano, já que reside na capital de São Paulo há mais de 20 anos. “Meu pai é do sul, minha mãe do Nordeste, então nasci no meio do caminho, no Rio”, brinca. O empresário conta que sua família paterna é formada por contadores e administradores, e sua família materna de industrialistas. “Venho de uma família de gestores, então herdei um pouco desse sangue”, conta.

Arthur é formado em administração pela Faculdade Candido Mendes, além de ter um MBA em gestão de varejo. “Costumo dizer que nasci no varejo, gosto muito desse setor”, diz. Por isso mesmo, sua primeira experiência no mercado de trabalho foi nesse segmento. “Comecei como vendedor e depois de três anos cheguei à posição de gerente. Foi minha primeira experiência como gestor, muito novo. Foi bem interessante porque tive muitos desafios, me colocaram uma oportunidade de transformar algumas lojas e assim foi feito”, diz.

O profissional também atuou em diversos setores do mercado. “Depois de vendas, passei pela auditoria, mundo financeiro, contábil e tributário. Essas disciplinas me credenciaram a assumir maiores cargos de gestão. Comecei a ter uma visão 360 dos negócios. Hoje, sou especialista em Business Assessment, que é o diagnóstico empresarial, a gestão de um processo de transformação, faço isso há muitos anos. As empresas me chamam para implementar mudanças, então essas disciplinas que adquiri ao longo do tempo são muito importantes”, conta.

Surgimento da Metamorfose

A ideia de fundar a Metamorfose Brasil 360 surgiu do desejo de Arthur de criar uma empresa que fosse além das fronteiras tradicionais de gestão. A decisão de empreender veio de forma natural e foi amadurecida ao longo dos anos, até que, em 2023, ele decidiu dar o passo decisivo para a criação da marca​. “Costumo dizer que a Metamorfose tem 27 anos, porque ela tem a minha vivência, tudo que desenvolvi ao longo desses anos virou bagagem, como metodologia”, explica.

Um dos aspectos que são de grande importância para o empresário é a multiplicação de conhecimento, de forma progressiva. “Não tem que ficar com uma pessoa só, retido. Então, ao invés de apenas ir em uma empresa e implementar um projeto de transformação, e depois em outra, e em outra, o melhor é ter gestores e lideranças que agem como multiplicadores fazendo isso, e nós damos o suporte”, acrescenta.

A Metamorfose Brasil 360 reflete a própria trajetória de Arthur. A empresa, que inicialmente se concentrava no diagnóstico cultural, no desenvolvimento de gestores e no fortalecimento de lideranças, rapidamente expandiu suas atividades para incluir palestras, imersões, mentorias e, mais recentemente, um canal de vodcast.

Arthur acredita que a chave para o sucesso da Metamorfose está na capacidade de conectar pessoas e organizações, ajudando-as a se adaptarem às mudanças e a superarem a resistência à transformação. O empresário aponta que, no seu trabalho com seus clientes, é perceptível que há três tipos de pessoas dentro das empresas. “Identifico claramente três grupos: O primeiro é aquele pessoal que quer mudar, eles agem naturalmente como multiplicadores. O segundo grupo é mais resistente, mais desconfiado. Muitas vezes a empresa já passou por várias situações, talvez estejam desmotivados, não acreditam que é possível mudar. E você tem o terceiro grupo, que é um grupo perigoso, os boicotadores. Esse pessoal atrapalha o projeto, pois eles não querem mudança, querem manter o status quo, esconder a ineficiência, falta de produtividade. É um desafio lidar com esse terceiro grupo”, detalha.

Ele explica que as mudanças podem ser sentidas ainda na implantação do projeto. “As coisas começam a ser redesenhadas em conjunto com o time, todos participando do processo”, diz. “A pessoa que quer se desenvolver, antes de tudo, tem que mudar a cabeça. Mudança de mindset. Nada será feito sem mudar o mindset. Sair da zona de conforto, mudar como você enxerga a vida, como lida com situações. Esse é o aspecto principal”, diz.

Pilares de atuação

Com uma visão clara de que a transformação começa pelo ser humano, Arthur Melim e sua empresa estão empenhados em disseminar uma cultura de mudança e crescimento no mercado. O empresário explica que a Metamorfose de divide em três importantes frentes de atuação, o primeiro é o diagnóstico organizacional. “Também chamo de diagnóstico cultural. Já que estamos falando de gente, faz mais sentido. Esse é o maior entrave para processos de transformação nas empresas. Porque temos vários mindsets diferentes e resistências diferentes”, explica.

Esse primeiro pilar também envolve o desenvolvimento dos gestores, um ponto importante na multiplicação de conhecimento. “O fortalecimento das lideranças é muito importante. Às vezes elas estão esquecidas, não são incentivadas, mas o gestor exerce papel fundamental na multiplicação de vários conceitos que trabalhamos. As pessoas normalmente pensam em chefes quando falamos de lideranças, mas podemos ter lideranças em vários níveis da organização, todo mundo pode exercer algum grau de liderança”, comenta.

Ainda dentro do primeiro pilar, a Gestão Integrativa é um método criado pelo empreendedor que faz parte do trabalho da Metamorfose. “A gestão Integrativa é, primeiro, enxergar o indivíduo. Uma empresa com 100 colaboradores, são 100 pessoas únicas. Quando você enxerga esses indivíduos de forma única, você começa a fazer um trabalho especial para cada pessoa. O gestor tem que conhecer o time dele, e aí quando ele entende que a característica daquela pessoa A é uma, da pessoa B é outra, da pessoa C é outra, ele começa a trabalhar de forma diferente com essas pessoas. Para mim, um bom líder é quem consegue gerir sua equipe dessa forma”, explica. Além de conhecer seus colaboradores, isso faz com que seja possível envolvê-los nos novos processos que se estabelecerão.

O segundo pilar de atuação da empresa são os programas de imersão e palestras corporativas. “Uma coisa complementa a outra. Imagina a gente fazendo um diagnóstico legal, identificamos ali alguns pontos, é preciso fazer uma palestra para passar a nova visão e qualificar melhor os gestores”, diz.

O terceiro e último pilar de atuação da empresa ainda está em um período de gestação. O canal de vodcast da marca está previsto para o segundo semestre deste ano e trará informações valiosas sobre os métodos que a empresa utiliza. “Não estarei mais na posição de palestrante e sim de um condutor de um processo de imersão. Estarei na posição de entrevistador, e a ideia é ampliar ainda mais essas visões. Então, traremos os mais variados profissionais do mercado para falar sobre temas que envolvem tranformação”, revela. “Já estamos em teste e estamos escolhendo o estúdio para gravação”, diz.

Em conversa com o IstoÉ Sua História, Arthur Melim dá mais detalhes de sua trajetória e da atuação da Metamorfose 360. Confira:

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