O setor de franquias tem apresentado um crescimento expressivo nos últimos anos, oferecendo um modelo de negócios atraente para empreendedores que buscam minimizar riscos e maximizar oportunidades. Em meio a esse cenário dinâmico, Leandra Bisi Priante se destaca como uma líder visionária. Com uma trajetória marcada por uma diversidade de experiências no varejo, atualmente ocupa o terceiro mandato consecutivo como conselheira na 5àsec Brasil Franchising e é membro do Comitê de Marketing, Sustentabilidade e Inovação. Além disso, Leandra recentemente assumiu a operação da cafeteria Havanna e ingressou no conselho da marca. Sua história é um exemplo de como a dedicação e a busca incessante por inovação podem transformar desafios em oportunidades no competitivo mundo das franquias.

Leandra é natural de Belém do Pará, atua há 26 anos no mercado e é formada em publicidade e propaganda, além de ter MBA em gestão, marketing, varejo e negócios. Apesar da formação, sua vivência foi muito diversificada. “Tenho grande experiência no ramo do varejo, farmacêutico, calçadista, no qual fiz carreira por 15 anos”, detalha. Sua primeira experiência foi com vendas em uma loja de shopping e, durante a graduação, no setor farmacêutico, no qual foi convidada a ser gerente em outro estado pouco tempo depois. “Estava no meu primeiro ano da faculdade, e achei que aquela situação merecia um amadurecimento maior, por isso não aceitei”, conta.

A empresária foi então convidada a atuar em uma empresa multinacional calçadista, no qual entrou como vendedora. “Depois assumi a supervisão, gerência e depois a representação. Fui a primeira mulher na companhia a ser representante no Brasil ao assumir Pará, Amapá, Amazonas e Roraima”, diz. Apesar do sucesso de sua carreira corporativa, Leandra sentia que era no empreendedorismo que residia sua verdadeira vocação. “Comecei a avaliar o mercado, o que eu achava interessante e vi que o setor de franquias era muito promissor, então fui em busca para entendê-lo melhor, passei um ano estudando o mercado”, explica.

A área de conservação e limpeza foi a que mais cativou a empresária, que logo se interessou por adquirir uma franquia da marca francesa de lavanderias 5àsec. “Só que apenas percepção não tem validade. É preciso entender como o mercado funciona localmente e nacionalmente. E já haviam duas franquias na região. Por isso, andei, viajei, fui em todas as sedes de franqueadoras para conhecer o know-how, as entrelinhas do negócio”, recorda. “Só que, veja só, eu escolhi a 5àsec, mas a 5àsec não me escolheu, pois não estavam em processo de expansão na região”, revela. “Não foi tão fácil assim. Eu precisei tentar várias vezes, sempre voltava com uma negativa. Até que percebi que estava com a estratégia errada”, revela.

Diferenciação no mercado

Em uma de suas viagens de preparação para o pitch de negócios para a 5àsec, Leandra teve um vislumbre de uma nova estratégia para alcançar seu objetivo. “Vi que precisava trazer algo que agregasse valor para a marca. Foi aí que comecei a estudar novamente o mercado de Belém, mas com outro olhar, com uma outra percepção, e observei que em Belém temos dificuldades para estacionar e chove muito. Comecei a ver as dores do mercado. Então, fui para dentro de um fast food, comecei a estudar esse modelo para entender o dinamismo, a logística, como funcionava a operação deles e projetar ali no segmento que eu queria, que era lavanderias,” explica. “Foi assim que surgiu a primeira 5àsec Drive-Thru do Brasil”, conta.

Inicialmente, a unidade de Leandra começou pequena, em uma área de atuação de apenas alguns quarteirões. “Me deram um espaço pequeno para atuar. Eu falei: vou aproveitar, quero entrar no negócio, quero desenvolver, quero trabalhar. E aí, mostro o meu trabalho e com o tempo vou crescer e vou expandir a marca na região. Então, esse é o trabalho que foi feito”, conta. Hoje, Leandra é a única franqueada da região com 14 lojas.

Com o sucesso do empreendimento, Leandra ganhou posição de destaque dentro da marca. “É muito importante estar junto com a marca. Agregar, levar informações de mercado, sugestões, ideias e da mesma forma o contrário. Então, tenho uma relação muito próxima com a franqueadora. Acabo participando muito de reuniões estratégicas, de conselho, do comitê. São situações que eu acho que agregam muito no cotidiano do negócio. Então, eles me dão liberdade para a gente desenvolver juntos”, explica.

Isso fez com que Belém se tornasse um importante polo de inovação para a marca. “Foi criado um projeto piloto, juntamente com a franqueadora, o 5àsec Em Casa. Fazemos a higienização de estofados, sofás, colchões e afins na casa do cliente. Isso engrandeceu muito, nos ajudou muito no período pandêmico. Acabou que virou um produto homologado no Brasil, de um projeto que começou em Belém. Também temos a primeira loja conceito, que é uma loja híbrida”, explica. “Então, os projetos pilotos que são iniciados no Brasil, normalmente, eles têm Belém e São Paulo em parceria , acontece ao mesmo tempo”, diz.

Outro pilar importante na atuação da franquia é o treinamento das equipes. “A capacitação contínua, com cronograma efetivo, é a chave para a competitividade. Apesar da empregabilidade estar alta no franchising como um todo, ainda é um grande desafio de fato. É preciso manter um cronograma estratégico de treinamento, de conhecimento do negócio, porque é preciso conhecer a fundo. Então, hoje temos um time com o mesmo DNA do negócio, um time que está junto, que tem uma cultura muito entranhada e que acabam replicando”, diz.

Para a empresária, a inovação é um grande pilar no empreendedorismo moderno. “Costumo dizer que a grande constância no mercado é a mudança. E a mudança traz consigo transformações comportamentais e sociais impactando diretamente nos hábitos de consumo. Então, a gente tem que entender essas entrelinhas, e poder se adaptar também”, diz. “Acho que a empresa tem que ter sua própria estratégia, senão ela vira estratégia do mercado”, defende.

No caso de franquias, essas diretrizes são muito importantes, pois é preciso manter o padrão de serviço em toda rede de franqueados. “Quando você tem uma unidade, duas, você está ali, está presencialmente, mas quando você começa a ter um projeto de expansão do negócio com dezenas, centenas de unidades, é um grande desafio manter o padrão. É por isso que tem que ter uma governança , com as diretrizes da governança corporativa muito bem definidas. Porque senão você se perde no meio do caminho”, explica

Apesar da alta complexidade, o setor de franquias tem crescido vertiginosamente nos últimos anos. “Ano passado teve um crescimento de 13,8% em faturamento, de acordo com as informações da ABF [Associação Brasileira de Franchising], foi 240 bi do ano passado.
São 3.300 marcas e hoje aproximadamente 195 mil unidades operando no Brasil. A gente consegue ver uma projeção de crescimento muito próxima do ano passado para esse ano, em torno de 10%”, aponta.

Com tanta a experiência e conhecimentos adquiridos ao longo de sua carreira, Leandra também é escritora, e participou da obra “O Segredo das Empreendedoras de Sucesso”, no qual a empresária é co-autora. “É uma coletânea de várias mulheres do Brasil, de diversos setores e segmentos. Essas mulheres falam um pouquinho da sua história, então tem muitos insights, muitas informações bem interessantes que agregam no dia a dia do negócio”, diz. Ela também foi a prefaciadora do livro “O Novo Jeito de Empreender”, além de também ser uma das autoras de “Empreendedores de Coração”, mais focado em franquias. “Esse livro ganhou prêmio destaque Franchising Educação neste ano pela ABF, é uma forma de trazer as pessoas para o mercado e incentivar”, diz.

Em entrevista ao IstoÉ Sua História, Leandra dá detalhes de sua trajetória, fala sobre desafios enfrentados, além de planos para o futuro. Confira:

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