14/08/2024 - 12:31
Wesles Ramos alcançou o sucesso profissional e atingiu a realização pessoal que tanto desejava antes dos 40 anos. O sonho de constituir uma família e de manter um cargo em uma multinacional se realizou, mas em pouco tempo deixou de fazer sentido para ele.
A frustração interna e a falta de planejamento e de propósitos financeiros quase impulsionam Wesles a tomar uma drástica decisão que afetaria o seu casamento e a sua relação com os dois filhos, no entanto, ele encontrou um novo objetivo de vida através da sua relação com a fé. Hoje, Wesles comanda a Captação.Net, empresa que atua no ramo de BPO Financeiro – ‘back office’ para shoppings centers e se dedica a incentivar outras pessoas a empreenderem através de uma mentoria criada por ele.
“Aos 38 anos, eu conquistei um sonho que eu chamo de sem propósito, porque passei a realizar o desejo cultural de outras pessoas e não o meu e nem o de Deus para mim, o que me gerou muitos traumas emocionais e uma profunda tristeza espiritual”, relembra.
Formado em contabilidade, Wesles deixou a cadeira de gerente em uma multinacional para se dedicar ao empreendedorismo, depois de viver duas falências sendo funcionário. “Iniciei minha vida profissional com o meu pai, trabalhei com ele durante cinco anos, depois me tornei servidor público e por 10 anos segui na área, mas foi nessa época que vivi a minha primeira queda financeira”, detalha.
Casado e à espera do primeiro filho no casamento, ele conta que após dois anos de união precisou se mudar com a esposa, saindo de São José do Patrocínio, uma cidade com cerca de 7 mil habitantes no Estado do Paraná, para viver em Mogi das Cruzes, localizado na região Metropolitana de São Paulo, porque conseguiu uma vaga de emprego no setor privado. “Minha esposa estava com oito meses de gravidez quando saímos da nossa cidade natal, nós não tínhamos amigos e nem conhecidos em São Paulo. Eu me casei aos 26 anos sem planejamento nenhum, então achei que essa era a nossa chance de melhorar de vida”, diz.
Mas a realidade no início não foi como Wesles planejou, o que trouxe à tona todos os problemas financeiros do casal. “Nós estávamos endividados, levei as minhas dívidas para o casamento e não tinha inteligência emocional e nem sabedoria espiritual para lidar com o dinheiro naquela época, o que provocou uma série de escolhas erradas.”
Aos poucos, Wesles foi se restabelecendo no novo emprego e aumentando a renda da família. Ele relata que conquistou uma promoção na empresa e passou a ganhar o dobro do salário inicial: “Em dois anos, mudei o faturamento da minha casa e decidi financiar um apartamento para ter mais conforto e qualidade”, relembra.
Mas o que parecia ser uma virada financeira se transformou em mais uma falência do contador. O aumento no faturamento não foi suficiente para manter o padrão de vida que ele estava projetando. “As dívidas continuaram, na verdade elas triplicaram, quanto mais eu ganhava, mais eu gastava”, declara.
A relação conturbada com o dinheiro forçou Wesles a vender o imóvel. “Era a única maneira de pagar a dívida e mesmo assim ainda não foi o suficiente, deixamos o apartamento para morar de novo de aluguel, porém agora em um apartamento humilde.”
Wesles viu o sonho da casa própria, do carro e da família unida perdendo o brilho, mas não desistiu deles. “Eu desejei viver uma nova fase e isso aconteceu. A empresa em que eu trabalhava foi comprada por uma multinacional e me deu a chance de mudar a renda da minha casa outra vez.”
Tudo corria bem, emprego estável, contas em dia, filhos saudáveis, até que o contador passou a se sentir constantemente infeliz. “Um sonho sem propósito pode te ferir e até te matar, cheguei a pensar nessa possibilidade e também em separar da minha esposa, porque eu queria largar tudo”, descreve ele.
A tristeza tomou conta do coração de Wesles que revela ter buscado respostas através de orações. “Estava perdido e senti que deveria empreender, mas não me preparei para isso, apenas fui.”
Empreendendo sem propósito
Ganhando 70% a menos do que no antigo trabalho, Wesles passou dois anos empreendendo no ramo de contabilidade e BPO Financeiro, o back office para shoppings centers. Ele prospectiva os clientes e fazia a gestão do negócio. “Teve um dia que eu não tinha nem três reais no bolso para vir embora, passei a ir trabalhar de trem para economizar e mesmo assim não conseguia ter lucro.”
Como consequência, ele voltou a se endividar e pela terceira vez viu tudo ruir ao seu redor. O empreendimento estava no vermelho e as contas não paravam de chegar. “Naquele momento, tive certeza que não tinha uma empresa e sim apenas o sonho de ter uma, então optei em entregar com fé os meus planos para Deus.”
A decepção logo deu espaço para esperança e Wesles começou a exercitar a sua fé. Segundo ele, a oração passou a ser algo constante em seus dias e a leitura da bíblia sagrada também. “Fiz um propósito de vida com o Senhor e durante 33 dias orei intensamente para que Deus transformasse a minha realidade.”
Um negócio além do dinheiro
Após esse período, Wesles foi surpreendido: três grandes empresas o procuraram para fechar contratos. “Foi a minha verdadeira virada, porque não fui atrás desses clientes, eles buscaram os serviços e fizeram o meu faturamento dobrar, salvando o negócio e me incentivando a seguir em frente com muita fé”, diz.
Certo do que queria, o empresário passou a investir ainda mais na Captação.Net que hoje, 15 anos depois, conta com o apoio de 70 colaboradores e atende mais 70 investidores, incluindo várias redes de administradoras de shoppings centers do Brasil inteiro.
“Oferecemos toda parte técnica administrativa e financeira, ou seja, geramos os boletos para cobrar os lojistas, realizamos a tesouraria com contas a pagar, efetuamos a contabilidade especializada em investimento imobiliário, temos atendimento de DP/RH e societário, entre outros serviços corporativos da área”, afirma.
Mas a ativação da empresa de Wesles só acontece porque ele acredita que o negócio tem um propósito que vai muito além do dinheiro. “Quando você coloca a fé e a ação na sua vida, Deus te capacita com sabedoria e criatividade, o que te permite levar a solução para o outro e assim servir o próximo através do seu dom e chamado”, diz o empresário.
O livro Negócios com Propósitos
Após viver três falências consecutivas e construir do zero um negócio bem sucedido, Wesles percebeu que poderia incentivar outras pessoas a empreenderem. Para isso, ele escreveu um livro e contou como transformou a sua relação desequilibrada com o dinheiro em um empreendimento com propósito: “No início, seria apenas um exemplar técnico de contabilidade, mas depois da covid-19 decidi compartilhar a minha história real com as pessoas através desse livro.”
Emocionado, o empresário revela que ainda no pré-lançamento do livro, que aconteceu na igreja que ele congrega, sentiu que estava trilhando um caminho de grande impacto social e espiritual, “me vi deixando um legado na terra, através de uma obra, dentro da casa de Deus e ao lado da minha família, o que me fez entender que eu estava cumprindo o um propósito e deixando um legado na vida das pessoas.”
Membro da igreja Manancial da Fé, em Mogi das Cruzes, Wesles é líder do ministério de empresários da instituição e há cinco anos auxilia o grupo a encontrar possibilidades e oportunidades dentro do empreendedorismo. “Eu publiquei o livro ‘Negócios com Propósitos’ para que as pessoas que empreendem e que buscam inspirações para potencializar o seu chamado e que precisam de apoio, afinal, a bíblia sagrada oferece todas as respostas que a gente precisa e para todas as áreas das nossas vidas”, garante ele.
Incentivado pelo seu mentor de negócios, André Menezes, a lançar o seu primeiro livro em Dubai, na costa leste da Península Arábica, a obra ‘Negócios com Propósito’ de Wesles já ultrapassou a marca de 500 exemplares vendidos até o momento, e sem grandes divulgações. Os interessados podem acessar o instagram do empresário @weslesramos.proposito para mais informações.
Por que empreender?
A repercussão positiva do lançamento do primeiro livro impulsionou Wesles a criar uma mentoria financeira para negócios com o ministério de empreendedores da igreja. Com encontros semanais, o empresário trabalha a parte espiritual, emocional e técnica dos participantes. “É uma reunião totalmente gratuita e feita exclusivamente para despertar os princípios, o caráter, a integridade de cada empreendedor”, diz.
O empresário também afirma que em todos os encontros ele enfatiza a experiência e a sabedoria que extraiu do manual de uma vida com propósito, “quem empreende apenas por dinheiro não atinge o pleno sucesso, pois assim que acaba o dinheiro, acaba a sua vida e o seu negócio, algo que não deveria acontecer, mas acontece.”
Wesles está escrevendo o segundo livro sobre finanças pessoais com propósito e conta que a publicação tem o de incentivar mais pessoas a empreenderem e a colocarem propósitos nas próprias finanças. “A ideia é alcançar um novo perfil de público, aquela parcela da população que quer se tornar dona do próprio negócio.”
O novo livro será lançado esse ano, no dia 23 de novembro, durante o Congresso Negócio com Propósito, em Mogi das Cruzes. De acordo com o empresário, uma versão online da mentoria será disponibilizada, “quero criar uma comunidade e levar o conteúdo para todo o Brasil.”
Congresso Negócio com Propósito
Para o Wesles, uma vida sem propósitos é uma vida sem sentido, por isso, ele se dedica a organizar encontros e promover trocas entre os empreendedores mais experientes e os ainda iniciantes.
Agora em novembro, o empresário vai realizar a primeira edição do Congresso Negócio com Propósito da Manancial da Fé, onde ele lidera, e pretende alcançar um público interessado em evoluir em diferentes áreas, não somente no financeiro. “Vamos contar a participação de palestrantes de renome, pessoas que são referências no empreendedorismo e que querem incentivar os participantes, porque sabem que por trás de todo CNPJ existe um CPF”, descreve ele.
Wesles esclarece que o evento não é exclusivo para cristãos, mas aborda a fé e o propósito como temas centrais do encontro: “quando há união entre pessoas com a mesma visão de transformar vidas, vira um propósito e gera um ecossistema, o que potencializa a construção de laços e o alcance de mais vidas.”
O Congresso Negócio com Propósito vai acontecer no dia 23 de novembro, das 14h às 22h, na sede da igreja Manancial da Fé, em Mogi das Cruzes. Mais detalhes, você encontra no site.
Em entrevista a IstoÉ Sua História, Wesles Ramos falou sobre as crises financeiras e como a fé e o despertar do seu propósito de vida foram essenciais para sua jornada como empreendedor. Confira a conversa completa:
Conteúdo produzido exclusivamente para a seção Sua História, como branded content. Todas as informações foram fornecidas pelo entrevistado e não refletem a opinião de IstoÉ Publicações.