05/08/2024 - 11:30
Natural do Rio Grande do Sul, a engenheira de alimentos e especialista em gestão de projetos Mariama Martins viu o sonho de empreender se tornar realidade quando abriu a Amativa – empresa de consultoria técnica em alimentos. Sócia fundadora, ela criou a marca em 2014 para incentivar o crescimento e oferecer soluções de mercado aos negócios de alimentos e de bebidas no Sul do Brasil.
Ao lado da amiga, a engenheira de alimentos Rosiele Corrêa, que há cinco anos é sócia e consultora técnica da empresa, Mariama personalizou e modernizou os serviços da Amativa e agora está expandindo a rede de atendimento da marca para clientes de outros estados do País.
“As nossas consultorias unem a gestão da produção com a gestão da qualidade e da segurança dos alimentos, ou seja, trabalhamos desde produtividade, rotulagem, padronização até os requisitos legais de registro, alvará e de treinamentos”, afirma Mariama antes de destacar que a empresa conta com a parceria do Sebrae Unio, “os nossos clientes também podem solicitar linhas de crédito para tirar ideias do papel, desenvolver e lançar produtos. Uma iniciativa que faz a diferença nos negócios.”
Para Rosiele, que é mestre em ciência e tecnologia de alimentos e especialista em Lean Manufacturing – uma metodologia de gestão que busca reduzir desperdícios enquanto aumenta a produtividade e a qualidade dos serviços prestados, a Amativa é uma empresa multidisciplinar. “Nosso trabalho é oferecer aos clientes todas as soluções que eles precisam, com o foco e a atenção nas questões sanitárias e ao mesmo tempo na precificação, na lucratividade, e claro, na saúde financeira do empreendimento.”
Atendimentos personalizados
Além das duas sócias, a Amativa conta com um círculo de consultoras técnicas, uma equipe de seis mulheres com diferentes qualificações, que entregam projetos autênticos e individualizados aos clientes. “Cada empresa tem a sua necessidade e a sua relevância, e nosso objetivo é padronizar as atividades que eles realizam de forma que possam reproduzir facilmente e que sejam fiéis aos sabores e aos próprios produtos”, garante Rosiele.
Com o acompanhamento diário, Mariama que é certificada com Master Green Belt – título concedido a profissionais que lideram projetos de melhoria contínua utilizando a metodologia DMAIC, ressalta que o trabalho do círculo de consultoras impacta diretamente na evolução e no desenvolvimento das empresas que buscam os serviços da marca: “É desta forma que conseguimos ofertar todas as possibilidades e oferecer soluções que impulsionam o avanço e o crescimento profissional de cada empresa cliente”.
Com consultorias técnicas voltadas ao setor do comércio e da indústria de alimentos, a Amativa atende desde restaurantes, padarias, confeitarias de pequeno e médio porte até redes de supermercados, indústrias e agroindústrias. “O nosso diferencial fica ainda mais visível quando, junto ao cliente, conseguimos expandir a produção e, de certa forma, aumentar o faturamento daquela empresa”, descreve a sócia fundadora.
Colecionando casos de sucessos, Mariama e Rosiele não escondem o orgulho que sentem dos trabalhos que realizam. Atentas ao mercado, elas seguem buscando inovações e diferentes possibilidades de ação. “Somos duas engenheiras de alimentos, com mestrados e pós-graduações, que compartilham todo o conhecimento com os clientes e junto com a nossa equipe de profissionais conseguimos entregar mais resultados para cada empresário e empresária que confia na Amativa”, revela Rosiele.
Amor no fazer
Uma marca que representa o ‘amor em ação’. Esse é o significado da palavra Amativa, nome que a engenheira de alimentos Mariama escolheu antes mesmo de descobrir que ele já existia no dicionário. “Eu brinco que foi uma palavra que fez download na minha cabeça, quando eu estava na sala de um apartamento fazendo um brainstorm sozinha, enquanto buscava um nome para a empresa”, diz.
A união das letras ‘ama’ com o sufixo ‘tiva’ despertaram o interesse da sócia fundadora que relembra ter encontrado algumas coincidências na conexão das palavras: “Quando eu percebi que o ‘ama’ estava presente no meu nome e também no ato de ‘ama’r, entendi que era exatamente o que eu queria na missão da empresa que estava criando. Uma marca que é feita por meio das relações de afeto com os clientes”.
Missão que a sócia Rosiele acredita e valoriza, “sempre me dediquei a fazer o meu melhor e quando encontrei a Mariama percebi que ela era assim também. A nossa relação de trabalho reflete nos nossos valores pessoais e isso faz com que o cliente receba uma consultoria ainda melhor.”
Com uma forma diferente de se comunicar, a Amativa segue há 10 anos no mercado de trabalho impulsionando empreendedores a encontrarem soluções reais para os seus negócios. “Hoje nós oferecemos uma metodologia que atende de forma on-line empresas do Brasil inteiro com a mesma qualidade do atendimento presencial”, declara a engenheira de alimentos Rosiele.
Além das consultorias, as engenheiras de alimentos dão suporte técnico por meio de auditorias e de cursos de capacitação. Os interessados em participar podem acessar o site www.amativaconsultoria.com.br
Alerta Rio Grande do Sul
Em 10 anos de existência, a equipe da Amativa precisou ser resiliente para enfrentar os desafios e superar as adversidades da área. Em 2020, a marca sofreu com a covid-19, a pandemia interrompeu as atividades no mundo inteiro com os lockdown e mudou a forma de produzir, vender e entregar alimentos e bebidas no País.
“A alimentação é um setor essencial, então as empresas não pararam de trabalhar, no entanto, houve uma grande mudança na forma de atuação e a Amativa precisou se adaptar para poder ajudar e auxiliar os clientes nessa fase”, afirma Mariama.
Juntas, as sócias criaram um protocolo de segurança e de boas práticas de manipulação de alimentos para compartilhar com os clientes. Os procedimentos foram assertivos e apresentaram alta efetividade nos comércios e nas indústrias do Sul. “Foram anos difíceis, mas nos esforçamos para entregar bons resultados e conseguimos expandir não só dentro das empresas, como também ampliar os serviços da Amativa para todo o Estado”, diz Rosiele.
Mas a pandemia da covid-19 não foi o único obstáculo presente no caminho das sócias da Amativa e do seu círculo de consultoras. Agora, em 2024, o Rio Grande do Sul foi afetado por fortes temporais e inundações. A gravidade da situação climática atingiu centenas de cidades, deixou milhares de gaúchos desabrigados e muitos negócios destruídos.
Dados divulgados pela Confederação Nacional dos Municípios, a CNM, apontam que os prejuízos causados pelas chuvas somam mais de R$ 12,4 bilhões no Estado. O setor habitacional é o mais prejudicado, com R$ 4,5 bilhões até o momento.
Com sede na capital, em Porto Alegre, a Amativa não teve suas instalações e estruturas comerciais danificadas, mas os seus clientes sim. Segundo Mariama, quase todas as empresas no Estado foram afetadas e estão com dificuldades para dar continuidade aos serviços. “É um cenário que quem está fora não consegue imaginar, algo realmente surreal, quatro indústrias de alimentos e duas cafeterias que são nossos clientes foram atingidos e perderam praticamente tudo.”
Como fonte de apoio e mão amiga, a empresa de consultoria arrecadou doações por meio de um curso online da BPF beneficente e segue oferecendo soluções de higienização e suporte técnico para as marcas atingidas. “Nós sentimos muito tudo o que aconteceu, acolhemos os clientes e possibilitamos para eles soluções em forma de auxílio, porque sabemos que eles não têm condições de nos pagar agora”, informa Rosiele.
A situação atual mexeu com o faturamento da Amativa, que projeta conquistar o interesse de outras marcas de alimentos e de bebidas ao redor do Brasil. “Começamos a atender clientes fora do RS, como no Amapá, no Paraná e em Minas Gerais. O nosso desejo é ampliar o acesso e estender o compromisso com empresas de outros locais.”
Mais que sócias, amigas
A relação de afeto e de amizade entre as engenheiras de alimentos Rosiele e Mariama aconteceu muito antes delas assumirem a sociedade. Rosiele conta que o companheirismo começou no antigo trabalho, local onde elas se conheceram durante a execução de um projeto:“Essa conexão veio quando percebemos que nós amávamos o que fazíamos e fomos encontrando muitas semelhanças na forma de trabalhar e de agir.”
A convivência intensificou os laços e fortaleceu a harmonia entre as profissionais que logo assumiram o compromisso da união empresarial. “A Mariama já tinha criado a Amativa quando a conheci, eu me interessei por essa visão dela e quando ela me convidou para fazer parte da empresa, senti vontade de poder contribuir com a metodologia”, diz.
Em março de 2020, Rosiele pediu demissão do antigo emprego com carteira assinada para assumir integralmente a Amativa. “Sai na sexta-feira, na segunda o mundo decretou a pandemia, fiquei desesperada, a gente chorou juntas, mas nos unimos ainda mais para fazer dar certo”, conta a mestre em ciência e tecnologia em Alimentos, Rosiele.
Mariama relembra a importância da amizade com a Rosiele e da parceria profissional das duas nessa fase da empresa.“A chegada da Rosi intensificou o propósito da Amativa existir, foi uma época que por conta da convid-19 mudava-se muito às legislações sanitárias e as pessoas não sabiam o que fazer. A partir daquele momento, nós demos as mãos e seguimos juntas… E estamos até hoje, porque amamos contribuir com a evolução dos negócios de alimentos”, finaliza a especialista em gestão de projetos.
Quer saber mais sobre a Amativa? Acesse o site www.amativaconsultoria.com.br ou as redes sociais @amativaconsultoria
Em entrevista a IstoÉ – Sua História, Mariama Martins e Rosiele Corrêa compartilharam os momentos decisivos da Amativa e o porquê estão expandindo a rede de consultorias técnicas da marca com clientes de outros estados do País. Confira a conversa completa:
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Conteúdo produzido exclusivamente para a seção Sua História, como branded content. Todas as informações foram fornecidas pelo entrevistado e não refletem a opinião de IstoÉ Publicações.