Felipe Borges tem uma história de empreendedorismo e criatividade desde a infância. Aos 9 anos de idade, ao lado do pai jornaleiro, ajudava a administrar a banca de jornal enquanto se divertia com o acesso à figurinhas, gibis e revistas. Na adolescência, orientado pela mãe, cursou faculdade de Administração de Empresas com foco em Publicidade e estreou no mercado de trabalho estagiando em agências. Após inúmeras experiências, aos 41 anos, o sócio da Ponto Br, que cresceu 600% nos últimos três anos, compartilha resultados positivos e prospecta faturamento de mais de R$ 42 milhões no setor de estandes, eventos e cenografia.

Natural de São Paulo, aprendeu muito cedo a ser profissional sem deixar de lado sua criatividade. A partir dos 9 anos, durante as férias escolares e aos finais de semana, ajudava o pai na banca de jornal, localizada na Pompeia, na zona oeste da capital paulista. Nesse ambiente, desenvolveu aptidão para negócios e senso de responsabilidade enquanto se divertia com álbuns de figurinhas, gibis e revistas. 

“Era divertido porque eu era o cara que tinha as figurinhas do álbum da Copa do Mundo para trocar na escola. Quando chegava gibi diferente, era o primeiro a ler. Então, isso foi bastante interessante para a minha infância para aprender com coisas criativas de revistas que eu lia”, lembra.

Responsabilidades em casa e no negócio da família

Ao longo do tempo, o jornaleiro decidiu vender o ponto para empreender em ramos diferentes até o ano 2000. Nessa época, os pais de Felipe se separaram e ele dividiu com a mãe as responsabilidades da casa e do comércio da família, uma rotisseria, que acabou fechando dois anos depois. Segundo o empresário, a falta de maturidade para assumir o negócio aos 17 anos e a dificuldade para empreender no Brasil devido a burocracia e carga tributária foram decisivas.

Após alugar o imóvel da empresa familiar, localizado em Taboão da Serra, perto de onde morava, o adolescente compartilhou com a mãe o desejo de fazer faculdade, na Anhembi Morumbi. “A minha mãe passa e engoma toalhas de mesa, uma coisa bem antiga e que pouquíssimas pessoas fazem. Hoje, ela está aposentada, tem remuneração do aluguel, mas não quer parar. Acho que está certa, ela gosta de trabalhar”, orgulha-se Felipe, que cursou Administração de Empresa com foco em Publicidade a pedido da genitora.

As primeiras experiências profissionais do universitário foram como estagiário em agências de eventos e na área de recreação infantil. A prática, então, levou Felipe a arriscar em seu primeiro negócio no mesmo segmento logo após se formar.

Estreia como empreendedor dentro do quarto

Na estreia como empreendedor, à frente da B2C Live Marketing, há 17 anos, trabalhava com o telefone da mãe e um computador no próprio quarto. Em dois anos, mudou-se para um escritório com funcionários e grandes clientes, realizando promoção, ativação e eventos.

“A gente fazia muita coisa do chamado marketing de guerrilha, que consiste em ação de rua usando atores, dançarinos e mímicos para chamar atenção do público”, explica, sobre as filmagens e viralização das entregas nas redes sociais.

A atuação de Felipe o direcionou a, inclusive, ministrar palestra sobre o tema na Anhembi Morumbi, em 2010. Nesse ano, ele realizou um trabalho para a divulgação do “Vai Pra Onde”, programa do Multishow. A partir de então, fez atendimento para grandes marcas, como Renner, Coca-Cola, Vivo e Samsung.

O surgimento da Ponto Br com a esposa

Da B2C, Felipe seguiu para a fundação da segunda empresa, a Ponto Br, em sociedade com Milena Viegas, que conheceu durante um trabalho e com quem se casou. Há 10 anos juntos, dividem-se na criação da Lavinia, filha de Felipe, e de Rebeca, filha do casal, e se consolidaram como empresários no país. Atualmente, a dupla atua em um escritório com 16 funcionários na área administrativa, além dos empregados de produção, criação, planejamento, financeiro e comercial.

“A Ponto Br nasceu dentro da B2C porque fazíamos o projeto do estande, que passávamos para montadora, que entregava sem uma pessoa responsável pela manutenção. Aí, quando o cliente queria mudar o balcão de lugar, trocar logotipo ou a lona, a gente tinha que fazer isso”, diz, listando as soluções que oferece.

Reinvenção na Pandemia de Covid-19

Em amplo crescimento, a Ponto Br teve que se reinventar durante a Pandemia de Covid-19, produzindo dispenser automatizado de ketchup e mostarda em restaurantes. Os sensores por aproximação sem toque no produto e brindes para reuniões virtuais de clientes mantiveram as duas empresas. 

Passado o período mais turbulento, Felipe e Milena seguiram contabilizando juntos lucros e projetos. Para o empresário, a B2C se sustenta com clientes de longa data, enquanto Ponto Br é seu “foguete”. Isso porque, de 2022 a 2024, o registro de crescimento foi de 600% e a projeção de faturamento é de mais de R$ 42 milhões até 2026. 

Felipe explica que tudo que envolve o momento de uma feira, desde ativação, bufê, painel de led e até realidade virtual, é possível ser entregue por ele com o melhor preço.

“A gente tem um custo muito mais acessível porque não está terceirizando para outras empresas, e o tempo não tem preço. O tempo que o cliente perde para administrar alguns serviços ele não perde aqui porque temos tudo dentro da nossa empresa”, analisa.

Happy hour no escritório

Se a intenção é ver de perto a montagem de um estande, Felipe abre as portas de seu galpão. E se o que o cliente quer conhecer o escritório, também é muito bem vindo. “Só falo para ir às sextas-feiras, a partir das 16h, porque tem cerveja, é o melhor horário que tem. A gente tem isso como um dos diferenciais, que é trazer o cliente para perto”, anima-se.

Ao concluir sua jornada até aqui, o empresário reflete sobre tropeços e vitórias com bom humor e garante que tudo foi válido. “Se você quiser fazer Medicina, ninguém vai perguntar se está certo ou errado com o bisturi na sua mão. O paciente nunca pergunta para o médico se ele tem certeza que precisa fazer uma cirurgia. O publicitário, por outro lado, é indagado o tempo todo: ‘Será que…? É punk”, finaliza.

Em entrevista ao IstoÉ – Sua História, Felipe Borges fala sobre sua trajetória pessoal e profissional até a consolidação da Ponto Br. Confira a conversa na íntegra:

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