Ruy Bastos decidiu trocar a farda pelo terno e a gravata. Policial militar por oito anos, ele nunca deixou de acreditar que um dia seria advogado. Especialista em direito criminal, com ênfase em provas penais e reconhecimento de nulidades processuais, Ruy atua há mais de uma década na área e agora está lançando uma mentoria para impulsionar outros profissionais na carreira.

Com conteúdos relevantes e autorais, o curso ‘Advogado de Milhões’ aborda habilidades técnicas e comportamentais do direito penal, com atualizações sobre a captação de clientes na era digital e o impacto da tecnologia dentro e fora dos escritórios.   

Uma estrutura escolhida pelo advogado com base nas experiências profissionais que ele carrega atrelada ao cenário atual do mercado de trabalho. “Passei muito tempo observando o funcionamento de grandes escritórios e a forma de trabalho de diferentes advogados. Essa relação me fez perceber a diferença entre as entregas, os valores cobrados por honorários e a qualidade dos serviços prestados”, afirma Ruy.  

A incompatibilidade incomodou o advogado que decidiu criar um método próprio para elevar o nível de atuação dos profissionais na área do direito criminal: “O curso ‘Advogado de Milhões’ não é apenas sobre dinheiro, mas sim sobre qualidade, porque quando você é um bom profissional o dinheiro é consequência”.  

Estratégia criminal 

Com duração de quatro meses, a mentoria oferecida por Ruy é individual, personalizada e online, ou seja, feita para atender as reais necessidades de diferentes perfis de advogados. “É para aqueles que não atuam na área criminal ou estão em início de carreira e querem atuar na advocacia criminal com segurança”, detalha o profissional.

Na mentoria, os participantes desenvolvem a área de investigação defensiva e aprendem o que devem fazer para garantir a qualidade de provas em um caso. “A nossa legislação prevê que todo ônus processual é da acusação, porém é permitido que a defesa produza provas, o que é fundamental para o sucesso de um caso”, destaca Ruy.

Os mentorados também recebem acompanhamento de casos reais com o advogado que presta assistência durante 16 horas por dia. “Nosso objetivo é desenvolver todas as habilidades desses profissionais para que eles tenham uma advocacia criminal mais eficiente e possam aprender na prática com os próprios casos”, afirma o advogado. 

O direito penal brasileiro

Para Ruy, a área penal brasileira exige formação e preparo técnico dos profissionais: “Hoje no direito criminal nós, como advogados, não temos mais a opção de não produzir a prova, a OAB já regulamentou a investigação defensiva, o que faz com que você chegue até o juiz com todo o contexto da cadeia de custódia examinado e o processo todo analisado”.

O advogado ainda reforça que o profissional que não estiver apto a função pode causar graves problemas para os clientes: “Errar em um processo criminal é algo extremamente ruim, você pode levar um inocente para a cadeia e nesse caso, o que você faz? troca de lugar com ele?”.

Diante desse cenário, Ruy justifica o impacto de um mentor no início da carreira criminal. “Você vai ser assessorado por um advogado experiente que vai te transferir conhecimentos adquiridos na prática e quando você tem um mentor, erros primários são evitados e prejuízos futuros também”, afirma.

Honorários imediatos

Outro ponto importante citado pelo advogado é a carteira de clientes. Segundo ele, quando o advogado conquista reconhecimento no mercado, a procura por atendimento acontece  naturalmente: “A mentoria serve para que esses profissionais conquistem a independência na área penal, oferecendo um serviço especializado e de alta qualidade, o que reflete em resultados”.

Ruy ainda explica que o direito criminal é uma das poucas áreas que os advogados podem receber os honorários imediatamente. “Uma mentorada do curso conseguiu mudar todo o faturamento do escritório dela com essa aplicação e com os efeitos positivos das ações”, diz.  

 Os interessados em participar da mentoria ‘Advogados de Milhões’ podem procurar o advogado criminalista Ruy Bastos através do site  www.advogadodemilhoes.com ou nas redes sociais @advogadodemilhoes_  e @ruybastos_ . 

Da Polícia Militar para o direito penal 

Natural do Rio de Janeiro, Ruy realizou o sonho de estudar direito em Campo Grande, na Zona Oeste do estado carioca. Ele morava no subúrbio quando iniciou o curso, em 1996, mas precisou trancar a matrícula no sétimo semestre, depois de uma demissão. 

“Eu fui criado, praticamente, só pela minha mãe e quando parei de estudar pela situação financeira, decidi me mudar para o interior do Rio e começar a trabalhar com transporte alternativo – que não me dava uma renda formal”, relembra. 

Porém, foi em Búzios que Ruy encontrou uma nova oportunidade de trabalho e decidiu prestar o concurso público da Polícia Militar. Durante oito anos, ele permaneceu no cargo e realizou diferentes operações dentro do estado.  

“Com o emprego fixo de novo, voltei a estudar direito, mas senti que precisava voltar para o primeiro semestre, então comecei do zero pela segunda vez”, conta o advogado. 

Assim que terminou a faculdade, Ruy pediu baixa da Polícia Militar e começou a advogar, no entanto, a experiência na área policial o impulsionou a receber casos dentro da área criminal, “eu sempre sonhei em ser advogado, mas nunca imaginei trabalhar com o direito penal, porém o meu primeiro caso foi um erro judiciário”.

Profissional renomado 

Com olhar atento, não demorou muito para que  Ruy se destacasse no estado carioca e conquistasse uma ampla carteira de clientes, “me apaixonei pelo direito criminal, justamente, por ter a oportunidade de ajudar pessoas que estão sozinhas lutando contra o estado”, detalha o advogado que acrescenta em seguida “o estado é rico em relação ao réu e o réu muitas vezes ele só tem a família a favor dele e o próprio advogado”.   

A experiência na Polícia Militar impactou no trabalho de Ruy como advogado. De acordo com ele, o cargo executivo permitiu que ele entendesse de forma prática o funcionamento do sistema criminal brasileiro. 

“Eu acompanhei muitos erros de procedimentos e de execução. Mas como advogado do caso é necessário que tenha a percepção de não julgar antecipadamente o seu cliente e trabalhar de uma forma técnica”, conta.

O advogado conta que um dos casos mais marcantes de sua carreira envolve um erro judiciário: “A família de um cliente me procurou, ele estava condenado a 35 anos de prisão, com sentença transitada e julgada, e tinha um erro processual grave que eu consegui entrar com uma revisão criminal, anulamos essa sentença e foi restabelecida a liberdade e o processo retornou a uma fase anterior e consegui provar a inocência dele”.

Preparo, estudo e tecnologia 

Especialista em direito criminal, com ênfase em provas processuais e pós-graduado em direito penal, processo penal e direito digital, Ruy se mantém constantemente atualizado na área e descreve a importância do estudo para o sucesso profissional no mercado de trabalho.

“O diferencial é estudar, porque o direito é muito dinâmico e são os advogados que fazem as provocações ao judiciário e provocam a evolução do caso. E quando você percebe que o advogado é o protagonista, todo o contexto muda”, afirma.     

Em 15 anos de profissão, Ruy acumula mais de mil processos realizados e acredita que a inteligência artificial está potencializando o trabalho dos advogados que sabem usar a ferramenta ao seu favor. 

“Não consigo imaginar hoje nenhum processo penal que não esbarre com o direito digital, então não podemos esquecer que isso acontece. Esses dias, eu precisei fazer uma petição que levaria 5 horas para ficar pronta e com o auxílio do chat gpt concluir o documento em 5 minutos”, detalha.

Mas o advogado reforça que a tecnologia não vai substituir o conhecimento humano, “nenhuma máquina vai tirar o lugar do advogado que estuda e se especializa, pelo contrário, esse profissional que vai aprender a usar essas ferramentas para agilizar e ampliar suas técnicas”.  

Com um escritório localizado em Cabo Frio, no Rio de Janeiro, Ruy oferece os seus serviços para clientes do Brasil inteiro: “O nosso atendimento hoje é, praticamente, 90% online, mas quem quiser tomar um café comigo é só ir na rua Henrique Terra, número 808”.

Em entrevista ao IstoÉ – Sua História, Ruy Bastos fala sobre a mentoria ‘Advogados de Milhões’ e os impactos da tecnologia na profissão. Confira a conversa na íntegra:

.

Conteúdo produzido exclusivamente para a seção Sua História, como branded content. Todas as informações foram fornecidas pelo entrevistado e não refletem a opinião de IstoÉ Publicações.