A trajetória da empresária Brasiela Ferro Carvalho é um exemplo da união de experiência e inovação. Atualmente é CEO da Cristal Bela, uma empresa no setor de vidraçarias e decoração que se destaca por atender diversos nichos, como construção civil, design de interiores e vidraçaria, além de produzir um grande sucesso do segmento, a moldura flexível para espelhos orgânicos, produto patenteado pela marca. Brasiela também é co-criadora do GoldMindCast, um podcast que discute temas como mentalidade, superação, negócios e a importância de construir uma comunidade forte de apoio. Contudo, antes de atingir o sucesso, a empreendedora viveu diversas experiências profissionais.

Natural de São Miguel do Guaporé, em Rondônia, Brasiela morou em Ji-Paraná, que fica no mesmo estado, durante sua infância. Aos 12 anos, ela começou sua vida de trabalhadora ao ajudar seus pais que tinham um restaurante. “Comecei a minha vida no atendimento ao cliente. Fazia compras, atendia no balcão, fechava o caixa, lavava banheiro, fazia de tudo um pouco”, relembra. Contudo, pensando em possibilidades de futuro, além de poder ter acesso a uma melhor educação formal, Brasiela saiu da cidade. “Aos 13 anos, vim para São Paulo, com uma expectativa e um sonho, já que eu sabia que aquela terra (Ji-Paraná), apesar de muito produtiva, não tinha muito futuro”. Na capital paulistana, ela morou com sua tia e logo começou a desenvolver suas habilidades.

Aos 15 anos, Brasiela deu seus primeiros passos no mercado de trabalho formal como Jovem Aprendiz, trabalhando na biblioteca de sua própria escola. Essa experiência foi extremamente importante para seu desenvolvimento. “Foi um baita ensinamento. A gente tinha que estruturar a biblioteca, que estava fechada. Eu e mais duas meninas íamos inaugurar. Tínhamos que catalogar tudo”, conta. Apesar da remuneração de apenas R$165, na época, a oportunidade foi valiosa. “Mesmo ganhando 165 reais, eu ganhei para aprender. Isso é um preço que não se paga”, diz.

Aos 18 anos, ingressou no atendimento em um call center, no qual desenvolveu suas habilidades de comunicação e persuasão, trabalhando na retenção de clientes. “Retenção é quando a pessoa quer cancelar. Esse departamento é para tentar segurar o cliente. Então, eu os pegava cansados, não aguentando mais a situação”, detalha. Sua paixão pela comunicação e seu jeito natural de se conectar com as pessoas, cultivado desde a infância, se mostraram essenciais para lidar com as diversas demandas do trabalho. “Eu não tinha cancelamento, conseguia reter todos os clientes que pegava”, acrescenta.

Mudança de segmento

Após a experiência no call center, Brasiela deu um passo importante em sua trajetória profissional, ingressando no ramo vidreiro como vendedora. Lá, diferente do seu antigo trabalho no qual havia um script a ser seguido, a profissional tinha mais liberdade de comunicação, o que aprimorou ainda mais suas habilidades discursivas. A paixão pelo atendimento consultivo, a atenção individualizada a cada cliente e a capacidade de se conectar com pessoas de diferentes culturas e regiões, fizeram de Brasiela uma vendedora de sucesso. Tanto que, ao sair da empresa seis anos depois, os clientes a procuravam para continuar a serem atendidos por ela, demonstrando a forte conexão que havia construído.

Por conta disso, Brasiela percebeu que era capaz de ter sua própria empresa no ramo de vidraçarias. Então, em 2015, fundou seu primeiro empreendimento juntamente com mais duas sócias. Contudo, em 2020, a sociedade foi desfeita e a empresa ainda encontrou um dos maiores desafios que atingiram a sociedade, a pandemia do Covid-19. Com a queda nas vendas e o alto custo fixo, Brasiela teve que tomar decisões difíceis. “Declarei falência. Foi muito difícil e um grande desafio”, diz a empresária.

Retomada nos negócios

O período desafiador foi um grande professor na jornada de Brasiela e de sua empresa, que foi reestruturada e voltou ao mercado com o novo nome Cristal Bela, em 2021. Uma das heranças do período turbulento é o modelo home office, que se mostrou eficiente e que garante qualidade de vida a todos os colaboradores. “Já cheguei a ter, na época, 12 funcionários fisicamente na empresa. E tinha despesa de vale-transporte e etc. Quando você tem uma empresa fixa, você gasta mais com luz, com energia. Tudo isso pude reduzir. Fui me reestruturando e montando um negócio via home office”, explica. “Tirando o operacional, que tem que estar presente mesmo, toda a minha equipe comercial, financeiro, marketing, administrativo, é tudo home office”, detalha. 

Outra mudança significativa foi a entrada do esposo de Brasiela, Heber Carvalho, no negócio, em 2020. “Ele sempre quis trabalhar comigo. Por conta das crenças limitantes, eu achava que marido e mulher trabalhando juntos não dava certo”, diz. “Mas, eu sempre digo, que a melhor fase da minha vida foi quando separei a sociedade e meu esposo entrou no negócio comigo, porque nós temos o mesmo propósito”, acrescenta. A união de visões e a decisão de dividir as responsabilidades dentro da empresa, com Brasiela gerenciando o negócio home office e seu marido cuidando da logística em Guarulhos, foram fundamentais para a sinergia do trabalho. 

Com o sucesso do empreendimento, outra paixão da empresária pôde ser explorada: a decoração. Vários produtos do segmento foram incluídos em seu portfólio, aproveitando a experiência que já acumulava no mercado de vidraçaria. “Hoje, a Cristal Bela é um nome forte no mercado. Atende o serralheiro, o moveleiro, vidraceiro, decoração, construção civil, comunicação visual, ou seja, vários nichos”, diz. Em eventos, Brasiela usa uma coroa da realeza, que faz sucesso em eventos: “Eu já usava o bordão Rainha das Molduras, mas agora sou a Rainha das Possibilidades”, brinca. 

E foi nessa época que uma proposta inovadora de Brasiela ganhou espaço: uma moldura flexível, capaz de atender à demanda crescente por espelhos orgânicos no mercado da decoração. Espelhos orgânicos são espelhos com formatos irregulares e fluidos, tendência que ganhou o mercado nos últimos anos. “Fazer uma moldura que se acople nesse espelho é muito difícil. O serralheiro, por exemplo, sofre para cortar um perfil de alumínio e conseguir moldurar a peça no formato que foi cortado. Imagina com um espelho cheio de curvas? Não têm como”, afirma.

O produto, que é patenteado pela marca, é de material flexível e com cores variadas, que são aplicadas com facilidade. “Existem indústrias que fabricam espelhos para a Leroy Merlin, por exemplo, que já incluem nossa moldura no formato orgânico. Já vai montada, embalada, pronta para o consumidor final”, exalta. Além do Brasil, o produto é vendido para outros países da América do Sul, como Argentina e Uruguai.

Mas a história de Brasiela não se resume apenas ao sucesso da Cristal Bela. Movida por uma forte vontade de compartilhar suas experiências e ajudar outros empreendedores a superarem seus desafios, Brasiela, junto com duas amigas, criou o GoldMindCast, um podcast que aborda temas como mentalidade, superação, negócios e a importância de construir uma comunidade forte de apoio. 

Em entrevista ao IstoÉ Sua História, Brasiela fala sobre a expansão da Cristal Bela, além de dar mais detalhes sobre a empresa e sua jornada. Confira:

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