Filha de imigrantes e criada em uma família que valoriza a diversidade cultural, a advogada e empresária Luciana Fernandez sempre teve em mente que as fronteiras são apenas linhas no mapa. Com pai espanhol e mãe portuguesa, Luciana cresceu em São Paulo, mas desde cedo soube que o mundo era muito maior do que sua cidade natal e até mesmo do que o Brasil. Hoje, Luciana comanda a LTC Advisory & Service, empresa que oferece uma gama de serviços relacionados a investimentos internacionais, planejamento patrimonial, tributário e consultoria para mudanças de países. 

Influenciada por seu pai, que compartilhava as questões jurídicas que vivia no trabalho de construção civil, Luciana se formou em direito em 1997, pela Universidade Mackenzie. No começo de sua carreira, Luciana trabalhou em diversos setores, incluindo o criminal, mas foi na área internacional do Banco ABN Amro, instituição financeira holandesa voltada para investimentos internacionais, que conseguiu unir sua bagagem profissional com seu interesse por outras culturas.

Em 2005, o ABN vendeu sua divisão de agentes fiduciários no exterior, responsável pela estruturação internacional para clientes. “A empresa que comprou esses serviços já tinha relação prévia no Brasil e decidiu abrir um escritório local, e me convidou para fazer parte da equipe. Foi uma transição que pude deixar para trás o setor bancário para me dedicar exclusivamente na parte jurídica de investimentos internacionais”, relembra.

Em 2006, início desta nova fase, Luciana mudou para um escritório pequeno com apenas dois outros advogados, onde eram responsáveis por todas as áreas do trabalho, desde a captação de clientes, passando pela manutenção do espaço, controle de formulários, até o pós-venda. “Dentro do banco, a gente tinha toda uma estrutura. Então, o grande desafio aí no início foi exatamente esse. Eu saí de uma grande empresa onde eu era bem paga, e fui para uma instituição que ninguém conhecia no Brasil, ganhando menos. Mas, eu vi nisso uma oportunidade de começar a empreender”, conta.

Luciana relembra que no inícios dos anos 2000 não se falava muito sobre investimentos fora do Brasil. Segundo ela, havia um estigma no mercado de que investir no exterior era crime. Porém, mesmo com a expansão deste tipo de serviço e sua desmistificação, chegou um momento em que a empresa internacional na qual ela trabalhou durante cinco anos interrompeu as operações no Brasil. Mesmo com um desafio e tanto pela frente, Luciana resolveu se arriscar e abrir a sua própria empresa. “Vi a necessidade de continuar trabalhando na área, porque eu já tinha uma carteira interessante de clientes que confiavam em mim, que gostavam do que eu fazia e que estavam ali por mim, e não pela marca que eu trazia para eles. Então, em 2012, nasceu a LTC Advisory & Services”, relembra.

Processos de internacionalização na prática

A LTC Advisory & Services é uma empresa que oferece consultoria especializada em investimentos internacionais, planejamento patrimonial e tributário, com foco em simplificar o processo de internacionalização para os clientes, garantindo que estejam bem orientados em todas as etapas. Com planos de abertura de novos escritórios em 2025, a empresa vem expandindo seus negócios por meio de parceiros estratégicos em diversas partes do mundo.

“O foco principal do trabalho da LTC é assegurar que os nossos clientes estejam devidamente amparados durante os processos de internacionalização para evitar possíveis penalidades. Com as constantes mudanças nas legislações tributárias em diferentes países, é essencial adequar estruturas conforme a necessidade, especialmente em casos de mudanças de domicílio fiscal ou de cidadania. Muitos que buscam os nossos serviços já enfrentaram problemas ao montar estruturas com escritórios ou advogados no exterior, que resultaram em irregularidades e até impossibilidade de movimentar seus patrimônios. Na LTC, assumimos a responsabilidade de garantir a conformidade e segurança jurídica das estruturas dos nossos clientes, para evitar complicações futuras”, explica.

Luciana ressalta que o principal diferencial de sua empresa é o acolhimento. “Recebemos o cliente da melhor forma para que ele não se preocupe com absolutamente nada em relação àquilo que foi feito com a estruturação do seu patrimônio. A intenção é que ele possa pegar os seus bens e fazer os investimentos que ele tiver interesse, os quais ele consiga se identificar melhor, ou até mesmo poder fazer mudanças, como de país. Muitas vezes é um sonho das pessoas terem experiência no exterior. Então, o nosso papel é cuidar de toda essa parte burocrática e estrutural jurídica, para que ele não se preocupe com nada disso.” reitera.

Este mesmo acolhimento foi dado de volta à empresária em um momento de extrema delicadeza. Na pandemia, no início de 2020, Luciana perdeu sua filha, que estava concluindo a faculdade de medicina. Esse momento foi profundamente desafiador para ela, mas apesar disso, a empresa continuou a prosperar. Mesmo não estando tão presente durante o primeiro ano do ocorrido, a empresa expandiu de oito para 18 funcionários em quatro anos, o que a deixou satisfeita ao perceber que a companhia havia se tornado independente e continuava a crescer mesmo sem sua presença constante.

“Foi uma fase muito difícil. Mas, neste momento, eu percebi o quanto a LTC Advisory & Services já tinha uma identidade. Ela já tinha uma vida, uma história, né? Eu não fiquei totalmente afastada, porque o trabalho sempre foi muito importante pra mim. Voltar aos poucos foi essencial para o meu processo de retomada. Então, olhando para trás, me sinto satisfeita em ver o quanto a LTC, querendo ou não, foi um filho que cresceu e caminhou com as próprias pernas. E a capacidade e dedicação da minha equipe foi muito importante durante este processo”, relembra.

Outro diferencial da companhia é a personalização e a empatia em compreender o momento do cliente. Luciana destaca que uma de suas principais preocupações é oferecer exatamente o que é necessário, nada mais além disso. “Quando uma pessoa senta na nossa frente para falar, por exemplo, que deseja se mudar de país, uma das conversas que temos com ela no início é quase terapêutica. Antes de tudo, ele precisa entender que uma mudança de país envolve uma série de questões. Por mais que a gente veja coisas maravilhosas lá fora, residir é diferente. Por isso, sempre friso: ‘sabe aquele médico que você liga quando tem algum problema, que é a sua referência? Não vai ter lá. Sabe aquela pessoa que você chama quando na sua casa dá algum problema de encanamento? Também não terá lá’. Essa conversa, muitas vezes, faz com que o cliente desista até de fazer uma coisa, que até o escritório ia ganhar com isso. Mas preferimos não fazer, se ele realmente não tiver certeza. Por isso que eu volto na questão da história do cliente”, explica.

A empresária especializada em internacionalização reforça que a área de pós-venda é fundamental para preservar os negócios. “De tempos em tempos, mesmo que o cliente não nos procure, entramos em contato e perguntamos se está tudo bem e se há alguma alteração que poderíamos fazer em sua estrutura. Afinal, a vida é dinâmica, coisas acontecem e mudam constantemente. Se a pessoa decidir voltar para o Brasil, por exemplo, é um processo que, se alguns detalhes não forem observados, pode acarretar em consequências, pois ele já foi residente no Brasil, é cidadão brasileiro e está retornando. Logo, esse processo de volta deve ser cuidadosamente realizado para que o fisco brasileiro compreenda corretamente a situação, evitando assim possíveis irregularidades que levem a penalizações”, reforça.

Atualmente, a LTC Advisory & Services conta com parceiros que mantêm uma relação de confiança há mais de 20 anos. “Fidelizamos pessoas que iniciaram como executivos em grandes corporações e agora estão aposentados, ou que deram início a pequenos empreendimentos e expandiram para o exterior, com foco na diversificação patrimonial. Acompanhamos famílias ao longo de gerações, desde o crescimento dos filhos até períodos de transformação na vida. Esse elo é o que nos permite manter esses laços de fidelidade. A LTC teve origem nesse contexto e tem se expandido desde então”, reitera.

Pós-graduada em Direito Internacional pela FGV e em Tecnologia pela Universidade de Stanford, na Califórnia, Luciana Fernandez também possui MBA pela Universidade de Miami, com foco em Negócios Internacionais. Atualmente, está cursando outra pós-graduação em Negócios Internacionais, com ênfase em questões de vistos e cidadania no exterior.

Em conversa com o IstoÉ Sua História, Luciana fala mais sobre sua trajetória, dá detalhes sobre os diferencias da LTC Advisory & Services e fala sobre o futuro. Confira:

.

Conteúdo produzido exclusivamente para a seção Sua História, como branded content. Todas as informações foram fornecidas pelo entrevistado e não refletem a opinião de IstoÉ Publicações.