A trajetória de Melissa Paladino é um demonstrativo de que a versatilidade é um poderoso aliado nas histórias de sucesso. Natural de São Gonçalo, no Rio de Janeiro, Melissa fez cursos específicos no segmento de beleza quando ainda era estudante do ensino médio, seguindo os passos do seu pai, Elias Paladino, que é cabeleireiro há 50 anos.  Quando foi fazer faculdade de Letras, já tinha uma profissão e fonte de renda estabelecidos. “Queria ganhar meu dinheiro, ser independente, então enquanto fazia minha faculdade, trabalhava e já investia meu dinheiro”, explica. Além de empreender desde os seus 17 anos, Melissa aos 25, recém divorciada, viveu o desafio de criar sua filha, Manuele, sozinha, enquanto trabalhava e estudava para se aprimorar cada vez mais em sua carreira.

Já dona de seu próprio salão, Melissa decidiu cursar sua segunda faculdade de Beleza e Estética. Foi quando se deparou com uma oportunidade de participar de um processo seletivo para atuar na Rede Globo como oficineira de caracterização, em 2006. “Eu não sabia bem o que era. Mas como era na Globo, quis tentar”, conta. “Fiquei surpresa quando fui aprovada, porque geralmente achamos que essas oportunidades em TV são por indicação”, diz. Isso trouxe um grande questionamento para Melissa, que teria que fazer uma escolha decisiva. “Percebi que teria que decidir largar meu salão lindo, recém-reformado e com uma clientela de mais de dez anos”, relembra.  

Mesmo com um baixo salário, chamado de ajuda de custo, sem promessas de efetivação e com menos tempo disponível para sua filha, Melissa aceitou o desafio. Após o período da oficina, que funcionava como uma ambientação, a empreendedora foi selecionada para fazer parte do quadro de prestadoras de serviços terceirizados e, mesmo sem garantia de contratação, vendeu seu salão para uma de suas funcionárias para se dedicar ao novo ofício. “Nunca imaginei que seria estagiária depois de ter sido dona de salão, mas decidi recomeçar do zero novamente aos 31 anos”, conta. A escolha se mostrou acertada, e Melissa foi efetivada pela Rede Globo e lá permaneceu por 15 anos. “Desde o começo, pensava em crescer para um cargo de liderança. Fui me desenvolvendo para isso”, conta. 

Na Globo, Melissa aprendeu tudo sobre caracterização, efeitos especiais, história da arte, iluminação, roteiros, além de ter feito cursos de gestão de pessoas após ser promovida a caracterizadora titular, cargo do qual atuou inclusive no programa Encontro com Fátima Bernardes, durante oito anos . “Sei que o que sempre me levou a alcançar minhas metas foi ser resiliente e automotivada. Nunca esperei ninguém me mostrar que eu poderia crescer um dia e eu sabia que isso era minha única responsabilidade. Não foi fácil, mas foi possível”, afirma “A vontade de dar certo sempre foi muito maior do que a de desistir”, complementa.

Em 2017, Melissa enfrentou mais um desafio ao descobrir um câncer de útero mas que, felizmente, foi tratado logo no início sem maiores complicações. Por conta dessa adversidade, a profissional teve que se afastar de seu trabalho e dar mais atenção a sua saúde e bem estar. “Confesso que foi bem difícil estar longe do que eu amava fazer, mas entendi tudo aquilo como um sinal para eu colocar minha saúde em primeiro lugar”, afirma. Recuperada, voltou às atividades e se engajou em projetos nos quais produzia conteúdos didáticos e treinava equipes de caracterização. 

Em 2020, quando o mundo sofreu com a pandemia de Covid-19, Melissa foi notificada que sua equipe seria dispensada e ela trabalharia sozinha, atendendo ao programa Encontro. Trabalhou sozinha durante um ano e, quando tudo começou a se flexibilizar, as empresas em geral se adaptaram aos novos formatos de trabalho, o que não foi diferente na Rede Globo. Com isso veio seu desligamento. “Encarei de boa, senti que cumpri minha missão”, diz. “Minha filha, na época já com 20 anos, falou: “Mãe, agora você vai começar a viver seus planos, seus sonhos, seus projetos!”, relembra. ”Levei um tempinho pra me acostumar a ser dona do meu tempo e da minha agenda novamente. Também precisei me acostumar a saber que eu não era mais a Melissa da Globo e sim Melissa Paladino e ponto”, afirma.

A partir disso, Melissa compreendeu que sua experiência adquirida ao longo de tantos anos de atuação a muniram de conhecimento que poderia ser passado para outras pessoas. A empresária tinha um forte desejo de criar um produto digital e, por vários anos, produzia conteúdo de forma amadora e sem estratégias. Foi quando decidiu se reinventar e compilar tudo o que sabia para ajudar pessoas que também tinham o desejo de criar um produto digital e monetizar com isso. Inicialmente, passou a mentorear profissionais de beleza. “No início, pensei só nos profissionais de beleza […] Porque eu me limitava e me sentia insegura ainda”, explica.

Com o amadurecimento do projeto, Melissa entendeu que tudo que havia aprendido ao longo dos anos, desde gestão de pessoas, recursos, processos, storytelling etc, são habilidades aplicáveis em outras áreas. “Comecei a estudar para isso, porque por muito tempo eu tentei fazer sozinha. Dei muita cabeçada, foi muito cansativo. Era frustrante, desgastante e muito desanimador. Quando eu busquei a ajuda de uma mentora, finalmente consegui. Foi então que decidi que eu seria essa Guia para pessoas que sentem o que eu já senti um dia quando desejei entrar no mercado digital, mas não sabia como fazer”, explica.

Investimento no desenvolvimento pessoal

Melissa  fez cursos voltados para mentoria e crescimento pessoal, inclusive com Tony Robbins, famoso coach americano e com outras autoridades brasileiras no mercado digital como Flávio Augusto, Caio Carneiro, Conrado Adolpho, Paulo Vieira e Wendel Carvalho. A nova jornada exigiu dedicação pois, apesar do mundo digital não exigir investimentos iniciais altíssimos, como acontece em um negócio físico, a concorrência é grande, pois o mercado é repleto de profissionais bem estruturados. 

A partir desse conhecimento, nasceu o Instituto Paladino, uma plataforma que oferece cursos e mentorias online, com uma estrutura que permite que as pessoas tenham acesso a várias áreas do conhecimento, como branding, posicionamento digital, funis de venda, growth, escala de negócios e outros. “Ninguém precisa tentar aprender tudo isso sozinho, por conta própria, porque demora demais e quando você vai ver, as regras e formatos na internet já até mudaram. Ter um mentor significa encurtar o caminho e chegar mais rápido onde se deseja. Fazer uma mentoria é sentir a tranquilidade de ter alguém ao seu lado como se fosse um GPS que te mostra as melhores rotas a seguir”, afirma.

O Instituto Paladino oferece mentorias com abordagem na educação na área digital para quem deseja se tornar infoprodutor ou mentor. Além do seu Instituto, Melissa apresenta o Podcast chamado Café com Mel, disponível no Spotify, no qual recebe diversos convidados, inclusive celebridades, para falar sobre auto desenvolvimento e carreira. “Se você quer repassar seu conhecimento, seja em qualquer área, eu te sugiro ter um mentor ao seu lado para te ajudar a desenhar a sua mentoria ou produto digital. Fazer isso sozinho pode custar seu sonho, que corre sérios riscos de continuar apenas no papel”, adverte.

Outro pilar importante da mentoria da Melissa é a potência que reside na autoestima, noção construída por décadas enquanto atuou na área de beleza. “Trabalhar com empreendedorismo exige que você cuide da sua autoestima e acredite no seu potencial e capacidades. Alguém que não tem uma autoestima boa, corre o risco de se contentar, e aceitar qualquer trabalho, condição e até mesmo salário. Ter autoestima não é sobre o quanto você  cuida da sua aparência ou visual e sim do quanto você se estima e se prioriza, incluindo o seu comprometimento com a realização dos seus sonhos e projetos”, diz. “Lembrando que para realizá-los, o seu esforço e dedicação em estudar, aprender e colocar seus conhecimentos em prática são imprescindíveis. Não existe mágica, existe plantio e colheita. Se eu soubesse há alguns anos que eu estaria colhendo os frutos que colho hoje, com certeza eu teria começado há mais tempo e persistido mais, e claro, com um mentor ao meu lado, porque hoje sei o quanto isso fez diferença na minha vida e nos meus resultados”, finaliza.

Em entrevista ao IstoÉ Sua História, Melissa Paladino dá mais detalhes sobre sua trajetória, além de detalhes da sua atuação profissional. Confira:

.

Conteúdo produzido exclusivamente para a seção Sua História, como branded content. Todas as informações foram fornecidas pelo entrevistado e não refletem a opinião de IstoÉ Publicações.