Festas de aniversário são inesquecíveis – principalmente para crianças. É o momento no qual podem viver um momento mágico, tornando suas fantasias reais ao lado de seus amiguinhos e amiguinhas. E é justamente na criação de ocasiões especiais que a empreendedora Ana Paula Irujo encontrou uma vocação – é um negócio. Por meio de sua Tea & Spa Party (@teaespaparty) ela promove “dias de princesa” para meninas de quatro a 15 anos, no Costa Verde Tennis Clube, próximo à praia de Itapuã, em Salvador (BA).

Ela conta que sempre teve interesse em organizar festas, desde quando morava com seus pais: cuidando de todos os detalhes, inclusive da decoração. Isso a levou a participar da comissão de eventos do condomínio onde mora. “Nós elaboramos o formato das festas e fazíamos o planejamento anual. E uma delas era destinada especificamente a meninas. Daí surgiu a ideia de se criar uma festa de princesas”, conta.

A iniciativa envolve uma série de atividades que possibilitam às meninas vivenciarem, de fato, um ‘dia de princesa’: “Montamos um pequeno spa para elas, fazíamos penteadinhos de princesa e pintamos as unhas delas.  Também incluímos uma mesa especial, uma ‘escola de princesas’ e, no final, um passeio de limusine”, lembra Ana Paula, acrescentando que a festa foi um sucesso. “Tínhamos 50 vagas, mas a coisa tomou tal proporção que algumas crianças acabam ficando de fora.”

Telefone para contato: (71) 99192-3545 

Ocasiões especiais

A festa foi um sucesso – e despertou o lado empreendedor de Ana Paula. Foi então que, em 2018, Ana Paula criou a Tea & Spa Party no shopping center Bela Vista. “Essa experiência foi tão inesquecível, tão encantadora, que eu passei a considerar trabalhar com isso, em levar esse tipo de iniciativa adiante. Foi assim que iniciei a elaboração de festas temáticas para meninas no shopping center, no período de férias. As mães iam fazer suas compras e deixavam as crianças com a gente, em um espaço dedicado a isso. Depois de uns meses, eu já pensava em dispor de um local próprio para promover essas festas”, afirma, acrescentando que a iniciativa foi então alocada no Costa Verde Tennis Clube. 

Nesses seis anos de atuação, o empreendimento criado por Ana Paula já realizou mais de 1.800 festas, nas quais são oferecidas diversas atividades – que incluem serviços de spa, com massagem nos pés e mãos, máscaras faciais coloridas, banho de espuma, penteados com tranças e fitas, maquiagem e pintura das unhas.  Há ainda o Chá das Princesas, com bolo temático, doces e salgados, e o passeio de limusine rosa ou preta (as crianças mais velhas podem optar por um ônibus-balada). Cada festa tem capacidade de atender de cinco a 20 crianças.

O grande diferencial, segundo Ana Paula, é o fato de que as próprias meninas escolhem as atividades que querem incorporar à festa, e a participação dos pais é mínima, possibilitando às crianças um grau de autonomia maior. “É uma experiência que elas levam para o resto de suas vidas – e algumas inclusive voltam, para festas de aniversário nos anos seguintes!”

Em geral, ao chegarem as meninas já trazem uma muda de roupas, incluindo indumentárias de princesa – embora o Tea & Spa Party disponha de fantasias para as participantes. “Então elas entram no espaço onde serão feitas as atividades, no qual já está tocando a playlist musical escolhida pela aniversariante. E aí começa a transformação delas, com massagens, ofurô com hidromassagem, penteado e pintura das unhas. Elas podem cantar no karaokê, dançar, conversar – enfim, desfrutar daquele momento”, afirma Ana Paula. Há ainda o Chá das Princesas e, no final, um passeio de limusine ou ônibus-balada. “Todas as escolhas são totalmente delas. Se uma criança não quiser ser maquiada, por exemplo, tudo bem, a gente respeita e não faz.”

Ela conta que, nos primeiros anos da Tea & Spa Party, o formato das festas foi sendo desenvolvido aos poucos, incorporando-se atividades que enriqueceram a experiência das meninas em seu “dia de princesa”. Mas aí veio a pandemia da Covid-19. “Quando veio a pandemia, eu disse, gente, não vamos desistir. Eu queria continuar, então aguentei firme até passar aquele momento”, lembra. 

Festas com propósito

De acordo com Ana Paula, as festas da Tea & Spa Party são guiadas por um propósito claro: o de aprimorar a autoestima das crianças. “Isso é muito importante, e vai fazer com que as meninas cresçam e se tornem mulheres que se sintam valorizadas. E nós vemos esse aumento da autoestima nas meninas durante a festa. Elas escolhem tudo, convidam as amigas que elas querem, trocam experiências, confidências – e tudo sem a interferência dos pais. Essas experiências em conjunto durante a festa, de escolher que tipo de penteado vão fazer ou a cor que usaram para pintar as unhas, acabam criando laços fortes entre elas”, avalia, acrescentando que a festa acaba “colocando para fora a princesa que já existe” nas meninas.

Um ponto bastante importante é o de dar às meninas a liberdade para escolher que tipo de festa ela quer – e, para isso, é necessário que os pais compreendam que esse tipo de iniciativa é positivo para estimular a autoestima das crianças. “É importante que eles escutem suas filhas, entendam o que elas querem – e permitam que elas possam colocar sua essência para fora nessas festas. Elas se transformam, mas de forma fiel à sua personalidade”, ressalta. De acordo com Ana Paula, os pais normalmente não ficam presentes durante a festa toda – afinal, são um momento totalmente das crianças. “Alguns pais são muito participativos, mas geralmente chegam na hora de cantar os parabéns, junto com irmãos, avós, padrinhos, para tirar fotos.”

Com clientes da Bahia, de outros estados e até de Angola, a Tea & Spa Party continua voltada para festas para meninas. Mas Ana Paula conta que diversas mães reconheceram na iniciativa uma experiência que não tiveram na infância, e pedem algo específico para elas. “Estamos analisando a possibilidade de desenvolver uma experiência para as mães, para que elas possam também viver seu ‘dia de princesa’”, revela. 

Atualmente Ana Paula está desenvolvendo o projeto de transformar a Tea & Spa Party em uma franquia, possibilitando assim sua expansão para outras cidades do país. “Mas será necessário saber quem será a responsável pela franquia, a fim de que siga nossos requisitos. O franqueado tem de estar disposto a proporcionar experiências únicas; e, o que é mais importante, tenha amor pelas crianças”, finaliza.

Em entrevista ao IstoÉ – Sua História, Ana Paula Irujo fala sobre sua iniciativa. Confira o papo na íntegra:

..;…..

Conteúdo produzido exclusivamente para a seção Sua História, como branded content. Todas as informações foram fornecidas pelo entrevistado e não refletem a opinião de IstoÉ Publicações.