Com atuação em mais de 50 mil eventos de roubos e/ou furtos de veículos e cargas rastreadas ou não, Denis Santos, CEO e fundador da RNS, empresa de Prevenção de Perdas e Pronto Atendimento, criou um sistema e aplicativo assertivo para atuação nestes tipos de eventos, contribuindo para a resolução de crimes contra o patrimônio. A empresa, localizada em Curitiba, caminha para ser o maior player em Prevenção de Perdas e Pronto Atendimento do Brasil.

Desenvolvido a partir da base de dados de todos os eventos dos quais já atuaram e muita dedicação, o empresário da área de gerenciamento de risco, fundou a RNS, com propósito de ajudar seus clientes a reduzir suas perdas e contribuir com a construção de uma sociedade mais segura.

Com a operação funcionando 24 horas por dia, contando com mais de 40 funcionários e mais de 2,3 mil prestadores de serviço em todo o Brasil, a atuação da empresa tem trazido resultados expressivos: “Em 2023, nós recuperamos mais de R$ 1 bilhão em bens para nossos clientes”, diz.

Porém, antes de atuar neste segmento e contribuir com a sociedade, o menino, que deixou o interior do Paraná e chegou na capital no começo da década de 90, já dava sinais de que era visionário e empreendedor: “Aos 8 anos, eu pedia sacos de suspiros em uma fábrica perto de casa para vender nos ônibus de Curitiba. Com uma enxada do meu avô, pedia para carpir o quintal dos vizinhos. Próximo de casa tinha uma frutaria (hortifruti), na qual eu ficava em frente pedindo para as pessoas para carregar as sacolas e caixas até os carros para ganhar um trocado. Na adolescência, fazia bombons em casa e saia para vendê-los”, relembra.

O sonho adolescente de ser juiz ou delegado, com o objetivo de ajudar a construir uma sociedade mais segura, calhou, sem querer, quando na época a namorada de Denis, hoje sua esposa, soube de uma vaga como atendente de uma central de rastreamento de veículos. Aos 19 anos, o empresário não só estreava em um novo trabalho, mas sim sua trajetória no setor de Prevenção de Perdas e Gerenciamento de Risco.

“Quando eu fui, me apaixonei pela área. Eu via aquela adrenalina, de ter um veículo roubado e nós podendo trabalhar para ajudar a devolver o bem para pessoa lesada e ajudar os órgãos públicos de segurança na elucidação daqueles casos, eu falei: caramba! É isso que quero fazer. Depois disso eu não pensei em fazer mais nada, porque, realmente é algo que eu gosto”, conta.

Depois de alguns anos, foi promovido para supervisão da área de recuperação de bens rastreados ou não da empresa. Em seguida veio um convite para o cargo de coordenação em outra empresa do segmento que estava sendo criada, com a responsabilidade de montar a área de atendimento e recuperação. Em 2013, foi convidado para gerenciar uma empresa do segmento em Blumenau. Três anos depois, foi contratado para trabalhar como diretor em uma empresa, também na área de recuperação, na cidade de São Paulo, onde foi de funcionário a sócio, iniciando como empresário do setor.

No inicio de 2020,  após ter retornando a Curitiba, vendo algumas oportunidades criou a RNS Tecnologia, buscando os moldes atuais para o negócio.

“Não conte com a sorte, conte com a RNS”

Mais que um slogan, o ponto de partida e sucesso estratégico de atuação da RNS veio com a criação do banco de dados, observando uma recorrência no formato das ocorrências atendidas. “Percebi que existia um padrão nos eventos, dos quais mapeamos e usamos as informações para um contra ataque, ou seja, sabemos os tipos de veículos mais roubados em determinadas regiões, os dias e horários de maior incidência, entre outras informações de grande importância, da mesma forma que mapeamos como e onde mais se recupera, baseados nas informações e padrões colhidos, transformando isso em pontos chaves que inserimos em nosso sistema próprio de operações e aplicativo de campo”, relata.

A partir da implantação destas tecnologias, os clientes conseguem acompanhar toda a operação de busca em tempo real, receber fotos e relatórios, além de um dashboard com informações estratégicas de sua base. Hoje, a empresa entrega números acima de 85% de recuperação dos bens sinistrados de seus clientes atendidos em sua operação.

Outro detalhe que faz total diferença na operação da RNS é a garantia da segurança das informações de cada cliente. Para que não haja vazamentos de dados sensíveis, o sistema e aplicativo próprio, contam com ferramentas que não permitem compartilhamento ou prints indevidos de informações pessoais de terceiros. 

Para além do material, Denis conta que sua empresa, por conta de sua capilaridade em todo o país, presta suporte humanizado, lembrando de situações de socorrer motoristas de seus clientes que por estarem em áreas remotas, aguardando conserto de seus veículos, já estavam sem água a comida.

A RNS é um braço que auxilia a sociedade em todo o país. “Nossa missão é ajudar as empresas a cuidarem das suas frotas e reduzirem suas perdas nos seguimentos de logística, transporte e mobilidade urbana, assim, ajudando a construir uma sociedade mais segura”, ressalta.

Por conta da relevância dos serviços prestados, e enxergando outros mercados em potencial, o empresário conta que pretende expandir para fora do Brasil. “Tivemos clientes que nos procurou, a pouco tempo, para operações no Mercosul e México”, comenta.

Para o futuro, Denis acredita que a empresa será um grande player do ramo, se tornando uma das maiores empresas do setor no Brasil. Confira a entrevista completa com Denis Santos em IstoÉ – Sua História:

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