Pode um incidente ocorrido na infância determinar o rumo profissional de uma pessoa? Este é o caso de Andréa Murta, cirurgiã-dentista, criadora do instituto que leva seu nome em Belo Horizonte (MG) e reconhecida como pioneira na aplicação de técnicas de lip lift. Ela já atendeu a centenas de pacientes, incluindo alguns famosos, como a cantora Gretchen e o fundador do Instituto Inhotim, Bernardo Paz.

De acordo com ela, tudo começou aos 13 anos de idade. “Eu estava andando de bicicleta em uma descida, e tentei frear; acabei caindo, e bati um dente – que precisou de tratamento de canal. Na época, o dentista era o prefeito de Santa Luzia, cidade onde eu morava; ele me indicou um especialista de Belo Horizonte. Minha mãe me levou e eu fiz a cirurgia em três sessões”, relembra. Acontece que, nessa ocasião, o dentista disse que sua secretária estava prestes a se casar, e que precisava de uma substituta – e daí veio a ideia de Murta passar a trabalhar no consultório.  “Eu arrumava a clínica, limpava, encerava, e também ajudava nas cirurgias.”

Paralelamente, ela passou a consultar outro especialista para clarear o dente que foi tratado; era o doutor José Arbex, bastante conhecido em Belo Horizonte, já falecido. “Ele também me convidou para trabalhar com ele. Assim, acabei trabalhando com esses dois dentistas, meio-período com cada um. E foi aí que me apaixonei pela odontologia”, afirma.

A evolução do lip lift

Decidido seu rumo profissional, Murta começou a fazer o curso de Odontologia, se especializando em periodontia – ramo que cuida do estudo, diagnóstico e tratamento de doenças periodontais, que são aquelas inflamações que afetam os tecidos de suporte dos dentes, incluindo gengiva, ligamentos periodontais e osso alveolar. “É uma especialidade na qual se faz o tratamento da parte óssea a gengival. Com o tempo, também me especializei em harmonização facial para odontologia”, conta. Ao fazer essa especialização, passou a trabalhar com o doutor José Arbex Filho, com o qual mantém ainda sua parceria profissional, cuidando das cirurgias periodontais. 

Por volta de 2010-2011, Murta passou a fazer cursos sobre próteses faciais para o tratamento de sorriso gengival – e foi a primeira profissional a trazer a Minas Gerais a técnica do lip lift, que consiste em uma cirurgia orofacial que altera a aparência estética dos lábios: “Dessa forma, é possível tratar pacientes que não exponham os dentes ao sorrir, por exemplo”. A técnica, criada em 1971, passou a ser utilizada por dentistas nas últimas décadas; antes, apenas cirurgiões plásticos a empregavam. Ao estudar o lip lift com profundidade, Murta foi capaz de modificar a técnica, criando uma marca registrada, e já a aplicou a cerca de 800 pacientes.

Outro destaque da atuação da profissional é o fato de ser especialista em queiloplastia redutora, que é a remoção do PMMA, ou polimetilmetacrilato – substância plástica na forma de microesferas, normalmente indicada para corrigir pequenas deformidades ou a perda da gordura facial. Inicialmente utilizada para correção de lipoatrofia facial em pacientes que faziam uso de medicamentos para o tratamento do HIV na década de 1980, a técnica passou também a ser utilizada com fins estéticos. 

“Após alguns anos da aplicação do PMMA começa a se verificar um processo de rejeição, que pode levar a uma necrose. Tive um paciente que chegou com um princípio de necrose nos lábios; daí a necessidade de não apenas remover o PMMA, mas também de fazer a reconstrução dos lábios. É uma técnica complexa, que demanda o uso de ultrassom em razão dos outros produtos presentes além do PMMA, como o silicone”, explica. Tendo realizado mais de 800 cirurgias do tipo, Murta se tornou uma referência também nessa técnica. 

O Instituto

Esse acúmulo de conhecimento e experiências práticas levou à criação do Instituto Andréa Murta: um espaço na capital mineira, onde uma equipe multidisciplinar oferece um atendimento humanizado a cada paciente. “Por meio do instituto oferecemos toda a reabilitação oral dos pacientes”, afirma, explicando que antes de se fazer o lip lift também é necessário entender sobre dimensão vertical de oclusão (DVO), que é quando há um desequilíbrio na relação entre a mandíbula e a maxila através do encaixe dos molares. “Dispomos de profissionais que fazem essa reabilitação oral interna, para depois eu cuidar da parte externa, que é a reconstrução labial propriamente dita”, esclarece. 

A posição de respeito conquistada pela profissional tem feito com que seu instituto tem sido procurado por uma gama ampla de pacientes – incluindo políticos e artistas, por exemplo. “A Gretchen precisou fazer a remoção de PMMA, e em seguida a cirurgia de lip lift”, exemplifica. Outro paciente famoso é Bernardo Paz, idealizador do Instituto Inhotim, maior museu a céu aberto da América Latina – o que faz a doutora lembrar de um antigo desejo seu que foi realizado. “Quando eu era estudante meus colegas iam a uma festa na antiga fazenda que mais tarde se transformaria no Museu Inhotim, e eu não podia ir – afinal já trabalhava em dois consultórios, e não tinha tempo e nem dinheiro. E agora, anos depois, atendo o fundador do Inhotim, isso é muito bacana”, afirma.

Além de atrair clientes, a atuação de Murta também acabou lhe valendo o prêmio de Melhor Cirurgiã Orofacial de Minas Gerais, entregue em 2023 seção de Minas Gerais da Associação Brasileira de Odontologia (ABO/MG) durante a segunda edição do HOF Minas ABO/MG. 

O futuro

Atualmente, Andréa Murta tem dedicado seus esforços para as atividades do Instituto, além de também oferecer mentorias sobre cirurgias labiais, com aulas teóricas e práticas – o que contribui para disseminar o uso dessas técnicas. 

Dentre os seus planos futuros está a atuação de seu centro cirúrgico em Belo Horizonte, recém-inaugurado, e a expansão do Instituto Andréa Murta. “Estou pensando em ampliar o Instituto Andréa Murta, multiplicando a marca e sua excelência em outros estados do país”, afirma, acrescentando que deverá dobrar o tamanho das instalações do Instituto em Belo Horizonte ainda neste ano.  

Em entrevista ao IstoÉ – Sua História, Andréa Murta compartilha sua trajetória de sucesso. Confira o papo na íntegra:

 

.

Conteúdo produzido exclusivamente para a seção Sua História, como branded content. Todas as informações foram fornecidas pelo entrevistado e não refletem a opinião de IstoÉ Publicações.