No comando da Lifting Group, empresa do ramo de eletricidade especializada em manutenções elétricas, eletrônicas e automação que atua no mercado há mais de 30 anos, além de também comandar a Kingdom Group, o Instituto de Ensino Lifting e a Any Time Rental Cars, nos EUA, Amanda Carvalhal demonstra que não é impossível ser uma profissional multifacetada. Uma das sucessoras dos negócios de sua família, ela trouxe foco na gestão de pessoas e na busca por certificações que elevaram o patamar do grupo ainda mais.

A Lifting foi fundada por seu avô e seu pai na década de 1990, que, após o falecimento de seu avô no mesmo ano, foi assumida totalmente por seu pai. Por isso  Amanda, que é natural de Niterói, no Rio de Janeiro, cresceu observando sua família se dedicar ao trabalho, o que a inspirou desde muito nova. “Sempre me interessei muito em ajudá-los. Estava ali no meio das pernas deles. Minha mãe, que trabalhava como professora, me levava para a sala de aula, e eu sempre agia como professora das crianças. Sempre tive esse perfil de liderar”, relembra. “Também via meu pai assim, trabalhando, de macacão, porque ele era da área de elétrica. Não tinha hora para trabalhar, era sábado, domingo e feriado”, complementa. 

Por conta dessa ética de trabalho herdada da família, Amanda, que foi emancipada com 16 anos, assumiu sua primeira empresa nessa idade. Na realidade, tudo na vida da empresária aconteceu muito cedo. Aos 18 anos, ela foi diagnosticada com câncer, uma doença que a acompanharia por toda sua vida. Além disso, também se casou na mesma época e ficou grávida de seu único filho três anos depois, aos 22 anos. “Me casei muito nova, ao mesmo tempo que enfrentava uma doença super difícil. Mas, eu costumo dizer que não paro diante das dificuldades. Eu as enfrento. A força e determinação dos meus pais fizeram filhos fortes”, observa.

O diagnóstico de câncer de tireóide em uma idade tão precoce fez com que Amanda se relacionasse de uma forma diferente com as tarefas do dia a dia e com a carreira em si. “Quando tive o câncer de tireóide, todo mundo disse que era super tranquilo de lidar. Mas, o meu saiu um pouco desse protocolo médico. Eu tive uma série de metástases”, relata. Amanda conta que precisou fazer tratamento ao longo de sua vida e até recentemente recebia imunoterapia. “Faz parte da minha vida. Eu reconheço que sou privilegiada e tive acesso aos melhores tratamentos, isso permitiu que eu desenvolvesse meu trabalho”, conta. “Acho que a doença só me trouxe mais gás. A vida não são flores, não é Alice no País das Maravilhas. Tem muita luta para a ascensão, para um lugar de sucesso, inclusive como mulher, em um mundo tão difícil”, confessa.

Pelo seu interesse em entender o comportamento humano, a profissional estudou Psicologia na Faculdade Estácio de Sá, também no Rio de Janeiro, atuando na área clínica por muitos anos, além de trabalhar nas empresas do grupo familiar juntamente com irmã Nathália e Marcus Vinícius, seu ex-marido, que também têm forte atuação na companhia. Todos passaram a atuar mais intensamente na empresa depois da aposentadoria de seu pai, em 2018, e nas empresas que surgiram após esse período. “Minha vida sempre foi isso, estudo e trabalho. Meu pai sempre me cobrou muito também, aprendi e aprendo muito com ele. Sempre digo que meus pais criaram sucessores e não herdeiros”, afirma. 

Na Lifting, Amanda atua com gestão de pessoas, área que sempre foi seu interesse, além de se relacionar com sua formação. “Depois fui treinada para a parte de gestão financeira. Então, comecei a ter aquele ímpeto para gestão e um foco muito empreendedor também”, conta. A empresária explica que a liderança consciente e responsável é a chave para o sucesso de suas equipes. “Se você não tem uma liderança eficaz, você não vai conseguir gerir nada. Porque você está lidando com pessoas. É preciso agregar as pessoas”, explica. 

Durante anos, Amanda equilibrou o atendimento a pacientes em consultório, seu trabalho na empresa da família, seu tratamento, além de seu papel como mãe e esposa, já que se casou novamente em 2019. Com a chegada da pandemia, ela entendeu que precisaria escolher um caminho, e optou pelo empreendedorismo. “Estava com uns projetos de abrir novas empresas. Então, eu precisava escolher. A vida é feita de escolhas. E, naquele momento, a minha escolha foi seguir o legado da minha família. Abrir novas empresas, novos negócios, que é onde meu coração estava, naquele momento, vibrando mais. Tenho essa inquietação de empreender, de fazer gestão de pessoas. Acho incrível, sempre digo que liderar é uma verdadeira arte”, ressalta. 

Para Amanda, ser líder é diferente de ser chefe e isso impacta diretamente na qualidade do trabalho. “Estamos falando de uma série de habilidades dentro de um contexto de ser líder. Você pode estar em um cargo no qual deveria ser líder, mas é apenas chefe. Tem bastante disso. E isso está adoecendo as pessoas”, explica. “Estamos falando de diversas mentes dentro de uma empresa, diversas pessoas que desejam coisas diferentes, têm histórias diferentes, traumas diferentes. E tudo isso está dentro da empresa. Ninguém vai para a empresa e deixa tudo para trás”, explica.

Presença no mercado

A Lifting é uma empresa fundada em 1993 especializada em reparos, manutenção e instalação de equipamentos elétricos, eletrônicos, instrumentação e automação. “Atuamos na parte offshore, no mar e no estaleiro. A partir da Lifting Assistência, impulsionamos os negócios e abrimos outros CNPJs”, relata. Amanda também atua na Kingdom Group, que é parte do Grupo Lifting e tem a mesma atuação da primeira, porém os locais de atuação são subestações, indústrias, refinarias, transmissoras de energia, todos na área onshore.

Amanda explica que, após uma grande operação de dragagem no canal que acessa a Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, feita pela Lifting Group, nasceu a Lifting Brasil, para atuar com armazém e logística, e suporte marítimo e terrestre, na qual Amanda também tem atuação. “A região, que fica em São Gonçalo, dá para chegar tanto pelo mar quanto pela terra. Dali você vai para o Rio, para Macaé, que é outro polo, etc. Por conta disso, surgiu a Lifiting Brasil. Vamos até os rebocadores na Baía de Guanabara e pegamos motores para consertar. Consertamos, entregamos e instalamos. É uma facilidade para o cliente”, diz. 

O Grupo Lifting possui certificações importantes para o setor, o que os diferencia no mercado e destaca todas as empresas que fazem parte do grupo. “Temos a certificação

de atmosfera explosiva chamada IECEX. É uma certificação extremamente importante na nossa área. Na realidade, fomos pioneiros no Brasil com ela”, conta. “Nós tivemos os primeiros 15 colaboradores com essa certificação em 2019. Foi um baita investimento na mão de obra. E é um super diferencial. Também temos colaboradores Iratas, que são aqueles com treinamento de alpinismo. Como fazemos trabalhos em lugares altos, 80 metros acima do chão, por exemplo, é uma baita responsabilidade. Todo mundo tem que estar muito treinado, essa é uma premissa para ter qualidade e segurança”, explica. O grupo também conquistou outras certificações fundamentais como ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001, ISO IEC 60079-17 e NBR 17025, além de serem filiados ao Irata Internacional, ABNT, ABENDI,  Drops Online.org, IECEX, entre outros. 

Por conta de seu trabalho com gestão de pessoas e treinamentos, Amanda sentiu que era necessário virar um ponto de referência em ensino, o que deu início ao Instituto Lifting, que conta com uma plataforma de ensino online, além de laboratórios equipados com alta tecnologia para treinamentos. “O Instituto Lifting é sem fins lucrativos. Temos uma série de cursos de treinamento de liderança, de capacitação, de auditor. Também damos treinamento para as normas ISO 9001, 14, 45, por exemplo”, exemplifica. O instituto também oferece treinamentos técnicos presenciais na área de elétrica, eletrônica e mecânica, além de outros para aperfeiçoamento de mão de obra. 

A empresária conta que, por conta de necessidades do mercado, quis estender esse conteúdo a qualquer um que quisesse. “Quando eu ia recrutar colaboradores, fazer processo seletivo, vinha muita gente crua. As pessoas estão com o diploma na mão, mas não sabem executar”, explica. Por conta disso, a empresa resolveu abrir as portas para treinar pessoas de fora, e não apenas colaboradores”, ressalta. O conteúdo do Instituto Lifting passou a beneficiar então não apenas os colaboradores do grupo, mas o setor como um todo. 

Outro aspecto importante da especialidade de Amanda em gestão de pessoas é seu trabalho como mentora e palestrante. “Dou palestras há 10 anos. Tive uma pausa por conta dos processos de abrir novas empresas, mas agora com o Instituto, voltei”, explica. “Quando falamos de gestão, estamos falando de um conceito muito amplo. O que você vai gerir? Pode ser a parte financeira, gerir pessoas, gerir a família, muitas possibilidades. Então a gente trata isso no âmbito do autoconhecimento, não só conteúdo focado no empreendedor”, afirma. A profissional promove encontros e palestras tanto no Brasil quanto nos EUA. 

Em entrevista ao IstoÉ – Sua História, Amanda fala sobre sua nova empresa, a Any Time Rental Cars, nos EUA, além de dar mais detalhes sobre sua trajetória e trabalho. Confira:

Conteúdo produzido exclusivamente para a seção Sua História, como branded content. Todas as informações foram fornecidas pelo entrevistado e não refletem a opinião de IstoÉ Publicações.