Empreender é uma atividade complexa – e se torna mais desafiadora ainda se obstáculos são colocados no caminho desde cedo. Natural de Viçosa (MG), Júlio César Jacovine foi diagnosticado com diabetes aos oito anos de idade, o que demandava aplicação constante de insulina – que nem sempre seus pais tinham condições econômicas de comprar. 

“Às vezes eu desmaiava, por não ter tomado o remédio corretamente ou algo assim. Ia para a escola de manhã e de repente acordava no hospital à tarde, ou à noite, sem saber o que havia acontecido. Minha infância acabou sendo muito problemática, e por isso eu desenvolvi a vontade de fazer algo para mudar aquela situação”, diz. 

Anos mais tarde, Jacovine é o CEO da Mundomidia, empresa que fundou em 2003 que presta serviços na área de Tecnologia da Informação (TI) e fornece soluções para processos operacionais e administrativos de empresas de diversos ramos de atividade.

Esta trajetória veio da vontade em contrariar as expectativas negativas que Jacovine ouvia quando criança – e de muita persistência. “Eu ouvia muitas vezes, até de médicos e de enfermeiras, que eu ficaria cego, ou teria algum membro amputado. Isso é uma coisa muito triste para se dizer a uma criança. Precisei de muita persistência, muita resiliência, para poder fazer o que eu realmente queria fazer. Eu acredito que, quando há vontade, há um caminho”, lembra.

Seu gosto pela tecnologia fez com que ele buscasse emprego ainda jovem, trabalhando em uma loja de informática. Mas ainda não era o que ele precisava: “Eu trabalhei desde os 11, 12 anos de idade; estava sempre fazendo algo. Mas um dia decidi estudar programação de computadores. Fiquei mais de dois anos, fechado num quarto, estudando a Bíblia do Visual Basic, que era um livro utilizado na ciência da computação. Além disso, também li obras de psicologia – o que seria bastante útil no futuro, ao tratar com clientes e funcionários. Por volta de 1998 conheci o livro de Daniel Goleman, Inteligência Emocional, que me deu uma estrutura”.

Início difícil

Ainda na adolescência, Jacovine já empregava seus conhecimentos para a criação de sites para empresas. O problema era que, na época, ainda não havia o entendimento atual sobre a importância de se ter um endereço na internet para os negócios: “Não há negócio, seja pequeno ou grande, que não precise ter um site hoje em dia. Mas naquela época era muito diferente; somente grandes empresas tinham site. Mas eu os desenvolvia e tentava vender, e não conseguia”. 

Com 18 anos, ele já estava decidido a sair de casa e tomar seu próprio rumo: “Lembro de meu pai me falando que, se não desse certo, eu poderia voltar para casa. Quando ele disse isso eu fui em paz, porque sabia que, se não tivesse sucesso, poderia voltar. Mas fui para o mundo, e enquanto não encontrava meu caminho, eu tocava violão e cantava à noite para complementar minha renda.”

Um dia, Jacovine se viu sem dinheiro para comprar seu remédio para diabetes. Sem saber o que fazer, notou nas proximidades a placa de uma corretora de imóveis. Foi para lá, na cara e na coragem, e se ofereceu para criar um catálogo informatizado de imóveis. “Eu perguntei se ele tinha; ele disse que não, mas que precisava que alguém fizesse um para ele. Sem saber usei um gatilho mental de vendas naquela ocasião. Lá mesmo usei o computador dele, registrei um domínio na internet, fiz uma página básica em HTML e pronto”, conta.

Este foi um momento-chave para a definição do futuro profissional de Jacovine. “Ele me pagou em dinheiro; eu sentei na calçada, segurando as notas, sem poder acreditar. Me levantei, fui à farmácia comprar o remédio, e no caminho fui tomando consciência de que tinha um negócio. Que eu havia encontrado meu caminho”, relembra.

Oportunidades crescentes

Foi a partir desse momento que Jacovine passou a atuar de forma profissional no desenvolvimento de sites – e criou em 2003 a Mundomidia, cujo primeiro produto foi o desenvolvimento de páginas na internet com catálogos de imóveis. E com o tempo o negócio foi se expandindo, a ponto de passar a oferecer também sistemas de gestão para as imobiliárias.  “Era um sistema inovador para a época, online – isso em uma época em que as imobiliárias trabalhavam com sistemas instalados localmente em seus computadores. Por ser algo novo, eu tive de convencer as pessoas que o sistema online era melhor. E nesse momento passei a aprender sobre como vender”, afirma.

Segundo Jacovine, durante muito tempo a Mundomidia ainda trabalharia apenas com o sistema de gestão, aplicado a empresas de diversos segmentos – como lojas de informática, revendas de veículos e oficinas mecânicas, por exemplo. E então veio a diversificação no portfólio de produtos, que possibilita à empresa oferecer atualmente softwares desenvolvidos de forma específica para atender às necessidades de clientes dos mais variados ramos de atuação. Um exemplo disso é a Oficina Integrada, software para controle e gerenciamento de reparadoras de veículos que controla todo o processo na oficina. 

Com clientes em todo o Brasil e também em países como Argentina, Uruguai, Portugal e Estados Unidos, a Mundomidia também oferece cursos e treinamentos para empreendedores por meio da Universidade Nuvem, na qual disponibiliza cursos livres de várias áreas profissionais de forma virtual; e serviços de consultoria, que consistem em uma atividade de mentoria voltada para empreendedores: “Sabemos que a vida do empreendedor não é fácil por ‘n’ motivos. Então criamos essa mentoria, com especialistas de cada área, para poder ajudá-los de forma efetiva”.

Para o futuro, a empresa deve continuar se expandindo, “inclusive para mercados no exterior, como o México. Mas o Brasil é muito grande, há muito para se fazer por aqui”, pondera Jacovine. Ele acredita que, com a tendência crescente de digitalização da economia, as oportunidades para o desenvolvimento de novos produtos e serviços são gigantescas. “Isso fez com que desenvolvêssemos recentemente um novo produto, uma fintech, exclusivamente para nossos clientes”, finaliza. 

Em entrevista ao IstoÉ – Sua História, Júlio César Jacovine compartilha sua trajetória com a Mundomidia. Confira o papo na íntegra:

 

.

Conteúdo produzido exclusivamente para a seção Sua História, como branded content. Todas as informações foram fornecidas pelo entrevistado e não refletem a opinião de IstoÉ Publicações.