A trajetória do empresário Alexander Donato é o exemplo de que acreditar em segundas chances é fundamental para construir uma sociedade mais justa e com exemplos de sucesso. Depois de momentos difíceis que transformaram sua visão de mundo, o empresário fundou o Grupo Walk, um ecossistema de marcas que oferecem produtos e soluções para o segmento de proteção veicular. Uma delas é a Trilho Soluções, que oferece consultoria completa para empresas que estão começando, além da Lead Media, uma agência de marketing especializada, e a TrackIT, que fornece plataformas de rastreamento veicular. Com essas empresas, o Grupo Walk não apenas auxilia novos empreendedores a superar as complexidades burocráticas e operacionais do setor, mas também promove um ambiente de apoio contínuo, democratizando o acesso à informação e incentivando o crescimento sustentável do setor.

Nascido em Ipatinga, Minas Gerais, Alexander sonhava desde jovem em alcançar um futuro mais promissor. Filho de uma mãe solo, já que seu pai morreu quando Alexander ainda era jovem, o empresário começou a trabalhar aos 16 anos como corretor de seguros. “Desde novo, sempre gostei de vender, de trabalhar no meio do empreendedorismo, no meio de serviços”, diz. O empresário conta que, apesar de ter demonstrado aptidão para esse tipo de trabalho, sua vontade de ascender socialmente o levou para caminhos que o marcariam para sempre. “No meio dessa ambição que eu tinha, desses sonhos, acabei confundindo com ganância, me envolvi com o crime e fui preso. E esse ponto é o mais forte da minha história”, revela.

A experiência, embora dolorosa, se tornou um divisor de águas na trajetória do profissional. Ao sair da prisão, aos 22 anos, Alexander estava determinado a começar uma nova história. “Esse período me marcou negativamente, mas deu início a uma transformação na minha vida. Ganhei a liberdade, recomecei, saí da minha cidade, busquei trabalho, fui vendedor, virei gerente”, relata. A experiência trouxe uma nova maneira de enxergar a vida. “Aprendi a ser mais consequente, justamente pensando que as minhas ações de hoje iriam refletir nas consequências de amanhã. Aprendi a ser uma pessoa mais calma, mais pensativa, ter mais pensamentos na hora de tomar decisões. Foram diversos aprendizados que eu carreguei nesse tempo, do trauma vivido. E minha família passou por esse processo comigo. Foi transformador, de fato”, detalha.

Depois desse difícil capítulo, Alexander deixou sua cidade natal em busca de novas oportunidades em Belo Horizonte, Minas Gerais. Lá, procurou emprego na área comercial, da qual já tinha experiência. Após algum tempo de procura, conseguiu uma nova colocação em uma empresa de consórcio de automóveis. “No início, enfrentei alguns desafios, principalmente na área comercial, já que a gente tem que arrancar resultado de algum lugar. Mas, logo comecei a deslanchar em vendas e ter bons resultados. Me destaquei e vendi 4 milhões em consórcios em um ano”, detalha. “Vi que era possível retomar a minha vida profissional, era possível resgatar aquele sonho de ser alguém relevante na sociedade, de ser um empreendedor. Naquele momento, comecei a acreditar,” conta.

A nova trajetória profissional o fez rodar por muitas cidades. Depois dessa empresa de consórcios, Alexander veio para Osasco, em São Paulo, por conta de outra proposta de emprego em uma empresa chamada Cartão de Todos. Nela, o profissional tornou-se gerente e precisou se realocar para XX, em Roraima. “Ali comecei a aprender a contratar, demitir, selecionar, gerir uma equipe comercial de fato. Isso me trouxe um enorme aprendizado. Fiquei um ano em Roraima e recebi uma proposta para ir para Manaus, Amazonas, para gerenciar uma franquia”, relata.

Empreendendo pela primeira vez

Foi na capital amazonense onde teve início a jornada empreendedora de Alexander, quando ele se deparou com um nicho promissor: a proteção veicular. “Tive um insight depois que uma pessoa bateu no meu veículo e demorou semanas para consertar. Questionei sobre o seguro que essa pessoa tinha, pois era muito burocrático, demorava muito. E essa pessoa me disse que além da demora, pagava caro pelo serviço. Como eu já tinha o hábito de proteger meus veículos em associações de proteção veicular em Minas Gerais, sugeri isso para a pessoa, que não sabia o que era. Pesquisando no Google, vi que não existia na cidade”, relata.

A proteção veicular funciona por meio de associações, na qual os membros contribuem mensalmente para um fundo comum, que é utilizado para cobrir eventuais danos, roubos e furtos dos veículos dos associados. Os benefícios, em relação aos seguros comuns, são preço mais acessível, menos burocracia, adesão imediata, além de não exigir análise de perfil do condutor. “As associações de proteção veicular oferecem os mesmos benefícios de um seguro convencional. Ou seja, cobertura de colisão, incêndio, roubo, furto, danos a terceiros, assistência com reboque, troca de pneu. A diferença dela para o mercado segurador é que a associação atua em um formato de compartilhamento de risco, na qual os associados fazem uma contribuição mensal para garantir esses benefício”, explica.

Alexander se uniu a outro sócio, seu antigo chefe, e juntos criaram a Viva Proteção Veicular, sua primeira incursão no mundo empreendedor. A associação logo ganhou destaque, proporcionando ao profissional a experiência e o capital necessários para expandir seus negócios. Com o tempo, divergências com o sócio levaram Alexander a seguir um novo rumo, agora em um projeto solo. Foi fundada então a Fluxo Clube de Benefícios, que se consolidou como um importante player no mercado de associações de proteção veicular de Manaus. 

Impulsionado pelo sucesso de seu empreendimento, Alexander fundou a Trilho Soluções, em 2021, uma consultoria dedicada a auxiliar outros empreendedores a ingressarem no promissor segmento. Segundo o empresário, uma das maiores dificuldades enfrentadas por novos empreendedores é a complexidade burocrática na criação de uma associação, processo que envolve diversas etapas e órgãos governamentais. Além disso, muitos confundem o modelo associativo com empresas tradicionais, o que pode gerar problemas legais e administrativos. A Trilho Soluções atua justamente para minimizar esses obstáculos, oferecendo consultoria completa, desde a elaboração de documentos até o funcionamento prático da associação, incluindo marketing, gestão financeira e comercial, além de suporte jurídico especializado. “Hoje, já são mais de 49 associações abertas através da consultoria”, comemora. 

Com o tempo, o foco de Alexander se tornou ajudar novas associações a terem sucesso, mais do que comandar sua própria associação e fechou a Fluxo Clube de Benefícios. “Comecei a tomar gosto por ajudar pessoas a ingressar no segmento e por atender um público mais específico, que era de empresários, pessoas empreendedoras e não mais o cliente final, como era o caso da associação”, diz. Por estar envolvido cada vez mais em diferentes soluções para associações veiculares, Alexander criou o Grupo Walk, um ecossistema de marcas que oferecem uma grande gama de produtos e soluções para o segmento. Além da Trilho Soluções, o Grupo Walk engloba a Lead Media, agência de marketing especializada no segmento, a TrackIT, que oferece plataformas de rastreamento veicular, além de uma estrutura própria de assistência 24 horas. “Desenvolvemos uma plataforma de hospedagem de veículos de empresas de rastreamento. Ou seja, quem quer abrir uma empresa de rastreamento e não quer gastar milhares de reais desenvolvendo uma plataforma própria, pode terceirizar”, explica. 

Evento gratuito

Percebendo o potencial do Sudeste, polo do setor de proteção veicular no país, o empresário decidiu mudar a sede da empresa para Alphaville, em São Paulo, trazendo consigo toda sua equipe. O foco também se voltou aos eventos, que tem como objetivo democratizar o acesso à informação e impulsionar o crescimento do setor. O próximo será um evento online gratuito no dia 22 de junho. Nele, o empresário compartilhará sua trajetória e ensinará, passo a passo, como criar uma associação de proteção veicular do zero.

O evento é uma porta de entrada para quem busca uma oportunidade de negócio promissora em um mercado em expansão. “Assim como transformou a minha vida, a expectativa é que também possa transformar a vida de várias pessoas através do  segmento”, diz. Para participar do evento online gratuito, é preciso acessar o site www.alexanderdonato.com.br.

Em entrevista ao IstoÉ Sua História, Alexander Donato dá mais detalhes sobre sua trajetória e sobre os serviços e soluções oferecidos pelo Grupo Walk. Confira:

.

Conteúdo produzido exclusivamente para a seção Sua História, como branded content. Todas as informações foram fornecidas pelo entrevistado e não refletem a opinião de IstoÉ Publicações.