22/05/2024 - 12:00
Quem vê o alcance e impacto do Grupo Ybera Paris no mercado mundial muitas vezes não sabe que a empresa é fruto da visão empreendedora do brasileiro Johnathan Alves, que conseguiu trazer inovação e ineditismo em um mercado diverso e concorrido. Atualmente, a Ybera Paris é reconhecida como uma das maiores marcas no setor de cosméticos profissionais não apenas no Brasil, mas em mais de 50 países ao redor do mundo, incluindo destinos exigentes como a França e a Alemanha. Além de oferecer uma ampla gama de produtos para tratamento capilar e dermocosméticos, a marca também se destaca por seus programas educacionais e sua presença no mercado de influência. Mas, a trajetória do empresário para chegar nesse patamar foi longa e cheia de surpresas.
Johnathan é natural da cidade de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro. De uma família humilde e religiosa, foi criado dentro dos preceitos dos Testemunhas de Jeová, religião da qual faz parte até hoje. Também iniciou sua vida profissional bem cedo ao se formar eletricista pelo SENAI aos 14 anos. Com 16 anos, se destacou em um curso de informática que frequentava e se tornou professor, cargo que ocupou até os 18 anos. “Foi quando conheci a minha esposa. Foi algo que realmente mudou o caminho que eu estava, inclusive os meus pensamentos. Ela também é da mesma religião, inclusive nos conhecemos no Salão do Reino”, conta Johnathan, se referindo aos locais de reuniões da congregação dos Testemunhas de Jeová.
Essa parceria se mostraria forte não apenas no âmbito pessoal, mas também no profissional. Na família de sua esposa, Sauana Alves, o empreendedorismo sempre foi presente, principalmente com a mãe de Sauana, que atuava no setor de cosméticos. Isso exerceu uma grande influência em Johnathan, que foi convidado por sua sogra a trabalhar com ela. “Minha sogra comprava produtos cosméticos aqui em São Paulo. Ela tinha uma exclusividade do Rio de Janeiro. Então, vendia esses produtos para salões, de porta em porta. Comprava por um preço muito bom e vendia por um preço bem legal. Dava para ganhar dinheiro. Era um negócio interessante”, conta. Johnathan então começou a vender os produtos em Nova Friburgo.
Demonstrando um bom desempenho de vendas, Johnathan cresceu de posição e foi convidado para ser um micro distribuidor, e assim começava sua história no setor. Em pouco tempo, Johnathan e Sauana estavam casados. Em sua lua-de-mel na Bahia, o casal foi apresentado a uma inovação que seria a semente de sua futura empresa, Ybera Paris. “Um menino nos mostrou uma tatuagem de rena. Eu já vendia produtos para salão como micro distribuidor. A Sauana era cabeleireira. Então vimos aquilo e tivemos a ideia de aplicar na sobrancelha”, diz. Com as informações fornecidas pelo vendedor baiano, o casal tentou replicar o produto em casa. “Tentamos, mas ficava muito escuro. Fomos mexendo para chegar no tom da sobrancelha. E chegamos em uma fórmula”, conta.
Por conta de seus talentos em informática, Johnathan elaborou a embalagem do novo produto, que, em meados de 2005, não existia no mercado. Com o sucesso do lançamento, ambos começaram a viajar pelo Brasil vendendo a novidade. Em Brasília, estabeleceram um distribuidor, e em pouco tempo já tinham sete. “Começamos assim, a produção era lá em Nova Friburgo. Minha sogra produzia e a gente, que era o comercial, vendia. Quem comprava não imaginava que era um produto artesanal”, conta.
Apesar do grande sucesso da henna para sobrancelhas, um outro produto criado pela dupla seria o responsável por tornar a marca conhecida em todo o país. “A escova progressiva já existia, mas era meio no submundo. Por conta do formol, as pessoas falavam baixinho, escondiam no fundo do salão de beleza. Aquilo soltava fumaça. Não havia fiscalização sobre a quantidade de formol que era usada, era muita mistura caseira”, explica. Em uma de suas viagens comerciais, uma cabeleireira contou que usava uma fruta para aplicar um tipo de progressiva que não utilizava formol, e isso gerou curiosidade nos empreendedores. “A Swana sempre teve essa pegada de química, sempre gostou de ler rótulos. Ela ficou pensando o que havia dentro dessa fruta, em sua composição”, questiona.
O casal isolou substância que gerava o efeito alisante e produziram sua mais nova progressiva sem formol e natural, outro item que também não era vendido em grande escala no mercado. “Eu fiz o produto na panela. Testamos e ficou melhor que o da mulher, porque ela usava a fruta, a gente isolou o ácido”, conta. O sucesso foi instantâneo e Johnathan teve que investir em uma fábrica no Espírito Santo, estado onde moravam na época, para produzir seu novo hit. “Isso fez a marca surgir. De existir a se tornar uma marca de verdade é um caminho muito longo”, diz o empresário.
A empresa cresceu, assim como a linha de produtos oferecidos para salões e profissionais. Com o crescimento e presença em feiras e grandes eventos de cosméticos e beleza, a Ybera Paris começou a ser distribuída para outros países do mundo. “Entre 2010 e 2012 foi uma expansão internacional muito grande, porque quando cai uma sementinha em um país e o distribuidor faz um bom trabalho, ele contamina outros países do lado”, explica. Criar produtos que não existem no mercado e trazer em si a inovação virou um pilar da empresa. “Depois inventamos o Discovery, uma progressiva feita com célula-tronco da maçã que é incrível. É a única que pode ser aplicada em grávidas e até crianças “, conta.
O sucesso em terras estrangeiras foi tanto, que as vendas na Europa superaram as vendas no Brasil, graças a um trabalho exemplar feito por um distribuidor francês. “Ele posicionou o produto como o top do top, porque a qualidade realmente é. Brasileiro tem mania de menosprezar o que é nosso, não temos o costume de falar ‘é brasileiro, então é top’. Hoje, somos a marca número um de cosméticos profissionais na França’”, revela. Atualmente, a Ybera Paris conta com mais de 20 linhas de produtos para tratamentos capilares e dermocosméticos, além de fornecer cursos, palestras e webinars para profissionais de beleza A marca está presente em 50 países como França e Alemanha e participa de feiras de beleza em todo o mundo.
Entrada no mercado de influência
Apesar do grande sucesso mundial no segmento, Sauana, esposa e sócia de Johnathan, tinha o desejo de vender para o consumidor final, e não focar apenas em salões e profissionais da beleza. “Ela é muito visionária. Ela sabia que do jeito que estava, no presencial, ficaria para trás, era preciso ir para a internet”, ressalta. Para isso, Johnathan decidiu investir em marketing digital e o primeiro passo foi estudar. “Vim fazer um curso em São Paulo, que é um curso top demais, chama SDA (Segredos da Audiência) do Samuel Pereira”, cita. “Quando fui lá, abriu meus olhos, porque vi manobras de venda online que nunca imaginei que eram possíveis”, revela.
A partir desse aprendizado, a Ybera Paris começou a firmar parcerias com influenciadoras de beleza, e isso gerou todo um ecossistema de vendas que se tornou um importante pilar para a empresa no Brasil. Sua primeira tentativa junto a uma influenciadora ao promover o produto “Creme de Quê?”, ativo condutor que transforma alimentos, como frutas, em máscaras capilares, mostrou o poder de alcance da mídia. “Ela era a rainha das misturinhas na internet. Fizemos o produto e a colocamos para fazer o primeiro vídeo. Ela soltou esse vídeo no domingo. Do domingo para a segunda-feira nós vendemos mais de um milhão de reais”, diz.
Ao crescer o número de parcerias, surgiu a necessidade de criar um sistema de vendas e pagamentos para as influenciadoras que funcionasse de maneira ágil e transparente. “Sai direto da fábrica para chegar na casa do consumidor final. A influenciadora que está no meio, fazendo a indicação, acompanha em tempo real as vendas que está fazendo. Isso a motiva ainda mais”, explica. Atualmente, o sistema, feito por uma plataforma própria de marketplace chamada B2C Store, conta com mais de 14 mil influenciadoras, tanto dentro do Brasil quanto fora.
Com o sucesso das parcerias, a empresa criou um evento voltado totalmente para os influenciadores, chamado Brasil Influencer. “É o maior evento de influenciadores da América Latina. Fazemos no Teatro Bradesco e estamos no terceiro ano. No palco, recebemos os maiores influenciadores do Brasil”, comemora. O evento promove palestras que proporcionam uma imersão no mundo do mercado digital e de influência. A edição de 2023 recebeu 1200 influenciadores, com nomes como Thiago Nigro (Primo Rico), Gabriela Sales (Rica de Marré), Lívia Brasil, Marco Antônio de Biaggi, Tirulipa, Gkay, João Apolinário, entre outros. A meta para 2024 é encher a casa, com a participação de 1500 influenciadores.
Em entrevista para o IstoÉ Sua História, Johnathan Alves também fala sobre o lançamento de seu livro “Inove para ser Único”, além de detalhes sobre seu trabalho filantrópico e mais curiosidades sobre o Grupo Ybera Paris, como o lançamento do perfume em parceria com a cantora Ana Castela. Confira:
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