Ela testou o mercado de limpa nome primeiro como cliente, por conta de uma dívida no cartão de crédito. Depois, decidiu criar a própria empresa no segmento para aperfeiçoar os serviços – hoje, Tatiane Moreira é a dona da Positivo Nacional. 

Com sede em Curitiba, no Paraná, a empresa atende clientes do Brasil inteiro e oferece apoio administrativo e jurídico através de ações que excluem todas as restrições no nome de pessoas negativadas em órgãos de proteção ao crédito como: Serasa, SPC, Boa Vista e Cartórios em curto prazo de dias.

Tatiane conta que passou um ano estudando o mercado para entender como poderia criar um plano de ação bem sucedido que atendesse às reais necessidades dos clientes. “Eu percebi que era um mercado pouco conhecido e explorado, até porque é um produto tão bom para o consumidor que às vezes nem ele acredita”, comenta a empresária. 

A Positivo Nacional foi estruturada com base no artigo 42 do código de Defesa ao Consumidor, prescrito na Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990, que descreve: na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça.

A empresária explica que a maneira legal para cobrar uma dívida é de forma judicial: “Hoje a partir do momento que o consumidor tem o seu nome sujo, ele pode recorrer à justiça para que as dívidas não sejam expostas”. 

As ações de limpa nome são feitas através de liminares judiciais pela sua equipe da empresária: “De 15 a 20 dias, o nome do consumidor está completamente limpo. Nós temos casos de pessoas que ficaram com o nome limpo em seis dias, porque assinaram o contrato no dia que entramos com a ação”.

Tatiane também enfatiza que as ações podem ser feitas em grupo, o que possibilita que mais pessoas sejam beneficiadas. “Com a ação coletiva, nós colocamos entre 200 a 300 pessoas na mesma causa e o resultado liminar sai para todos ao mesmo tempo”, diz. 

Atendimento humanizado

Sem taxas ou pagamentos adiantados, a Positivo Nacional trabalha com uma metodologia de apoio administrativo, ou seja, não permite que os seus clientes caiam em golpes e ou apostem em decisões erradas durante o processo.  

Para a empresária, esse sistema permite que cada usuário tenha acesso a um atendimento personalizado e humanizado, “o Brasil é o segundo maior país em número de golpes, então as pessoas têm muito receio de tudo que se trata de internet e com muita razão. Por isso, optamos em criar uma relação com o cliente primeiro, antes que ele assine qualquer contrato”, revela Tatiane. 

A empresária também descreve que só depois que há um vínculo de confiança entre a empresa e o consumidor, eles seguem juntos na ação. “A gente tem toda uma paciência e todo um trabalho de mostrar a seriedade da empresa em torno do serviço, por conta desse problema que existe na internet”, afirma.

Mais do que um nome limpo 

Há pouco mais de cinco meses no mercado, a companhia de limpa nome tem conquistado o interesse do público e causado um efeito positivo na área. “Atendemos um cliente, ele indica cinco, dez, vem a família inteira. Nossas redes sociais estão recheadas de vídeos de depoimentos e de comentários de pessoas que usaram o serviço”, diz a empresária. 

Mas a Tatiane faz um alerta para a população brasileira. Segundo ela, um trabalho de conscientização é realizado pela sua equipe a cada ação ativa: “Enviamos cartilhas com informações para que todos os clientes cuidem do nome, do score e se mantenham positivos novamente, porque a ação tem uma efetiva por dois anos, tempo para o cliente se restabelecer de novo no mercado”.   

E além do serviço de limpa nome, a Positivo Nacional oferece consultas e acompanhamentos de score – pontuação que indica o quanto o usuário é bom pagador. “Quando você faz a ação, as restrições baixam e o score sobe automaticamente, porém não é permitido aumentar o score manualmente. Então desconfiem de qualquer empresa que vende aumento de score”,  afirma a empresária. 

Com uma equipe ativa e preparada para atuar nas demandas judiciais do público. A empresária revela que atende cerca de 1500 pessoas todos os dias na empresa: “Dados apontam que há um milhão e setecentos mil pessoas sendo notificadas diariamente, elas precisam de um serviço ágil e que atenda às suas necessidades”, comenta.

Para entrar em contato com a Positivo Nacional, os interessados podem procurar o site www.positivonacional.com.br ou buscar pelo instagram @positivonacional e enviar mensagens para o número (41) 98872-8075.

Em busca de novos resultados

Trabalhando em um plano de expansão da marca, Tatiane explica que dividiu o país em oito unidades, sendo cada uma de um lugar diferente do Brasil. O objetivo da empresária é conquistar todo o território nacional e multiplicar as chances de atuação da empresa. “Escolhi um sócio para cada unidade, seis locais já estão funcionando e apenas dois lugares não foram ocupados”, afirma Tatiane.

A empresária também firmou parcerias com escritórios de contabilidade e de advocacia. “Além do atendimento ao consumidor direto, hoje nós também estamos como fornecedores da ação judicial limpa nome para empresas que querem oferecer o serviço tanto para pessoas físicas como para pessoas jurídicas.”

Muito além de uma empresária  

Com uma visão ampla sobre negócios, Tatiane encontrou suas habilidades para empreender ainda menina, quando fez uma viagem para São Paulo e conheceu um dos maiores centros de comércio do país, a 25 de Março. Ela conta que ficou admirada com a grandiosidade e com a gama de oportunidades que o lugar oferecia. “Eu falo que a minha vida profissional começou nesse momento, a minha mãe me deu um dinheiro e me falou ‘não me pede nada’, compra o que você quiser.”

Na época, a empresária gostava muito de jóias e acessórios. “Descobri que lá tudo era 10x mais barato do que na cidade em que eu morava. Peguei o dinheiro e comprei tudo de piercing.” 

Natural de Mato Grosso, Cuiabá, Tatiane voltou para casa munida de produtos e revela: “Eu vendi tudo na escola e com o dinheiro das vendas, voltei para São Paulo e comprei ainda mais.”

O sucesso na área, impulsionou a empresária a encontrar outras oportunidades no negócio. “A emoção de empreender me trouxe a possibilidade de atender lojistas […] Foi quando eu fiz a primeira importação da China”, comenta.  

Autodidata, ela aprendeu a criar sozinha sites e plataformas digitais. “Todos os processos de atualizações do sistema operacional e tudo que era novidade na internet eu aprendi e acompanhei. Era uma verdadeira brincadeira”, diz. Mas hoje além de empresária, Tatiane mantém a maternidade como um dos papéis mais importantes da sua vida. É através dos quatro filhos que ela encontra a motivação que precisa para seguir em frente e empreender sem medo. 

“Eu comecei muito nova, com uma família de pais empreendedores. […] Mas ao contrário do que muita gente pensa, eu transformei todas as oportunidades que recebi e nunca desisti. Sempre fui mãe solteira e precisei criá-los, contudo, eu entendi o valor do imediatismo, porque eu não deixo nada para depois…” 

Em entrevista a IstoÉ – Sua História, a empresária Tatiane Moreira compartilhou os momentos decisivos da carreira e o porquê decidiu criar a Positivo Nacional. Confira a conversa completa:

.

Conteúdo produzido exclusivamente para a seção Sua História, como branded content. Todas as informações foram fornecidas pelo entrevistado e não refletem a opinião de IstoÉ Publicações.