Quase 500 anos após os portugueses terem chegado a Porto Seguro, na Bahia, o italiano Enrico Pelletti fez sua descoberta do Novo Mundo um pouco mais ao sul, na praia de Guaratiba – e se apaixonou pelo local. Ele visitou o lugar no início da década de 1990, como turista, e viu o potencial de construir um empreendimento, o Balneário Praia de Guaratiba. Trinta anos depois, ele se destaca no segmento de hotelaria e turismo da região – não apenas garantindo que o balneário continue sendo descoberto por turistas de todo o mundo, mas também ensinando gratuitamente a prática do tênis às crianças da localidade.

“Eu conheci o Brasil no final de 1991. Visitei vários lugares no Nordeste – e me apaixonei pela Bahia.  Já tinha a intenção de construir uma vila turística no país. Conheci um corretor, que me indicou Guaratiba. Foi amor à primeira vista! Temperatura fantástica, praia com água morna entre 22°C e 24°C o ano inteiro… Achei que seria o local ideal para concretizar o sonho que eu tinha desde criança: o de construir uma cidade à beira da praia”, conta. 

Pelletti, que já trabalhava no segmento de construção imobiliária na Itália, assumiu o projeto e foi construindo o empreendimento aos poucos, com a ajuda de amigos do trabalho. A materialização do sonho veio no final de 1994, com o lançamento do primeiro condomínio; o segundo viria em 1998. Na fase inicial do Balneário Guaratiba, Pelletti ainda vivia na Itália – ele tinha negócios no país, e seus filhos ainda estavam na escola. Mas ele vinha ao Brasil todos os meses, até que em 2002, com o sucesso da empreitada, ele e a família se mudaram de forma definitiva para a Bahia. 

Nestas três décadas, o empreendimento foi crescendo, com a construção de várias estruturas turísticas na praia – cabanas, um shopping, quadras, campo de futebol e lagos –, dando origem ao Grupo Guaratiba. “Quando vejo um brejo, eu vejo um lago em potencial. Onde tem água tem vida”, afirma. Hoje, o Balneário Praia de Guaratiba comporta oito lagos; o maior, construído há três anos, tem um quilômetro e meio de comprimento, e abriga várias espécies de peixes. E essa estrutura deverá continuar crescendo. “Lançamos mais um condomínio no ano passado, o Mata da Praia. Também continuamos investindo na construção da infraestrutura, e já planejamos mais um condomínio”, acrescenta Pelletti.

Infraestrutura para viver bem

Localizado próximo ao município de Prado, a cerca de 200 quilômetros ao sul de Porto Seguro, o Balneário de Guaratiba foi aos poucos atraindo moradores – não só brasileiros, mas de todas as partes do mundo. “Temos pessoas de várias regiões do Brasil, e também do Japão, dos Estados Unidos e da Europa”, afirma. 

Com seu sonho dando certo, o empresário passou a dotar o balneário de um ecossistema que atendesse às necessidades de seus moradores. Com cada vez mais investimento e dedicação, o Balneário Praia Guaratiba passou a ter um comércio, com restaurantes, farmácia e um shopping center. “Muitas pessoas nos relataram que a falta de um local para os filhos estudarem impedia a vinda permanente deles, então estamos finalizando um projeto com nosso arquiteto para a construção de uma escola”.  

Além de moradores, o balneário também conquistou turistas e investidores. “Há quem opte por ter um imóvel aqui como investimento. No verão, o balneário fica lotado, especialmente no réveillon: neste último, tivemos mais de 20 mil pessoas aqui”, comemora. Há também a perspectiva de que, nos próximos anos, o governo estadual melhore as vias de acesso à região, devido à demanda de investidores. Atualmente os visitantes chegam ao destino por dois aeroportos: o de Teixeira de Freitas, a 80 quilômetros de distância, no qual a companhia aérea Gol opera com um avião turbo-hélice de 52 lugares, e o de Porto Seguro, um pouco mais distante.

Mas nem só de construções é feito o balneário. Amante da prática do tênis, Pelletti aproxima o esporte das crianças da região. O que começou com a instalação de quadras para dar vazão ao seu esporte de preferência resultou em um clube de tênis. “Meu hobby é dar aulas gratuitas para as crianças. E essa iniciativa permite que elas possam ter acesso a bolsas de estudos para os Estados Unidos. Já foi possível enviar mais de 20 jovens para estudar fora graças a essa iniciativa”, relembra.

O desafio das águas

Mas nem tudo foi positivo no paraíso tropical construído por Pelletti. Após sete anos de sucesso do balneário, houve um avanço do rio Jucuruçu e do mar na região entre 2003 e 2013 – o que reduziu significativamente a área de praia da região, e consequentemente esfriou o interesse de moradores e investidores por Guaratiba. “Por dez anos foi uma luta ímpar. As pessoas não acreditavam mais em Guaratiba. Todo dia, toda vez em que era período de lua cheia ou de lua nova, eu me preocupava se tínhamos vento sul ou vento nordeste. Porque, se entrava esse vento nessa lua nova ou lua cheia, ele comia cinco ou dez metros de praia, e aí levava toda a nossa infraestrutura. Mas aguentamos firmes, lutando; nunca desistimos. Aos poucos a água foi recuando, e hoje temos praias maravilhosas. E as pessoas foram voltando”, conta com orgulho.

Outro período de incertezas foi o da pandemia da Covid-19, que assolou todo o mundo em 2020 e desafiou o empreendedor. No entanto, o esforço de décadas para construir uma vila com infraestrutura autossustentável acabou atraindo pessoas que optaram por ficar longe dos grandes centros urbanos, a fim de evitar o contágio. “As pessoas começaram a procurar um lugar em que elas e suas famílias tivessem segurança, pudessem se movimentar com mais liberdade”.

Sonho realizado

Em contínua expansão, o balneário é a concretização da visão que Pelletti vislumbrou pela primeira vez há mais de três décadas. “Eu hoje estou em paz, porque o sonho está realizado. Hoje o balneário gera mais de 3 mil empregos, diretos e indiretos; e os empreendimentos que surgiram de volta em Guaratiba também estão criando postos de trabalho. Para mim, o sonho não é só ver o nosso empreendimento realizado; mas ver o desenvolvimento das pessoas da região, dos funcionários que acompanham você – alguns estão comigo aqui há 25 anos. E você vê eles crescendo, colocando seus filhos para estudar na cidade – e isso não é fácil por aqui. Acredito que cumprimos uma boa tarefa; mas ela não terminou. A história continua”, finaliza. 

O Grupo Guaratiba é administrado por Pelletti, sua esposa Laura Pin e seus filhos, e inclui os condomínios Mata da Praia e Guaratiba dos Lagos, o Prestige Resort, o shopping center Guaratiba, o hotel boutique e spa Aloe e o Guaratiba Tênis Clube.

Em entrevista ao IstoÉ – Sua História, Enrico Pelletti detalha sua trajetória com o Balneário Guaratiba. Confira o papo na íntegra:

.

Conteúdo produzido exclusivamente para a seção Sua História, como branded content. Todas as informações foram fornecidas pelo entrevistado e não refletem a opinião de IstoÉ Publicações.