De acordo com dados oficiais, o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro apresentou, em 2023, uma alta de 2,9%, de acordo com dados oficiais. O principal responsável por este resultado foi o agronegócio brasileiro, que nos últimos dez anos registrou um aumento de 39% – o que indica um crescimento médio anual de 3,35% do PIB agropecuário nesse período –, e uma expansão de 15,1% entre 2022 e 2023. Além de gerar riqueza, o setor também contribui para o desenvolvimento de outros setores da economia com os quais se relaciona. É o caso da Construtora Nunes Medeiros, que surgiu há 23 anos para apoiar o agronegócio do Maranhão e atualmente atua em diferentes partes do país, experimentando um crescimento consistente do mercado.

Segundo Eugênio Nunes, conhecido como Geninho, a empresa surgiu como um empreendimento familiar administrado por seu pai – que se aposentou em 2017, deixando a condução da Nunes Medeiros a cargo do filho. “Quando surgimos, não havia a perspectiva de crescimento do agronegócio – o que se aconteceu de forma mais expressiva há dez, doze anos atrás. Desde então temos crescido junto com o setor”, afirma. Essa participação da construtora se deu a partir de um ponto privilegiado: a atuação junto a multinacionais que atuam no agronegócio. “Nossa primeira obra foi para a Bunge Alimentos”, complementa.

Essa relação com empresas multinacionais acabou se revelando estratégica para a Nunes Medeiros – não apenas por permitir à empresa fechar contratos com companhias dispondo de recursos para investir, mas principalmente por expor a construtora a padrões de produção e de governança que não eram tão disseminados nas empresas que atendiam o agronegócio brasileiro na época. “Fomos nos adaptando a essa forma de trabalhar, a ponto de hoje sermos vistos como uma referência em termos de construtoras que atuam no agronegócio”, avalia Geninho.

Responsável pela gestão da construtora, Fábio Miranda salienta que a Nunes Medeiros cresceu junto com o agronegócio brasileiro – atuando em diversas facetas do setor – incluindo desde a produção de grãos a abate de carne. A empresa tem apenas sete clientes – mas são multinacionais bastante relevantes; algumas são, de acordo com ele, os principais players globais do setor. Recentemente a construtora iniciou negociações com a chinesa Cofco International. “Poucas empresas de construção investem recursos para trabalharem com o agronegócio. Estamos presentes no porto de Suape [em Pernambuco], e temos obras em Mato Grosso e Goiás, além de Brasília, por exemplo. Fechamos há pouco a ampliação de uma fábrica em Rondonópolis (MT), e estamos negociando um possível contrato para uma obra no porto de Santos”, anuncia Geninho. “Atendemos o agro no Brasil inteiro atualmente, porque essas multinacionais estão presentes em todo o território nacional”, complementa Miranda.

Atuação diversificada, padrão global

A atuação da Nunes Medeiros envolve a elaboração de projetos e sua execução em instalações industriais, a ampliação de unidades de armazenagem, a modernização e retrofit de fábricas e a construção de obras portuárias, entre outras atividades. “Acabamos atendendo essas empresas onde quer que elas se instalem”, afirma Miranda. Isso levou a construtora a se mudar em 2015 do Maranhão para Brasília, a fim de facilitar sua logística, e instalar uma filial no entorno do Distrito Federal. “Assim conseguimos atender a todas as regiões de forma mais eficaz”, acrescenta.

Com foco no setor privado, a primeira obra da construtora na área portuária foi em Rio Grande (RS), seguida da obra do berço 201 de atracação em Paranaguá (PR). “Estamos aprimorando cada vez mais esse segmento”, afirma Geninho, acrescentando que não está fora dos planos futuros da Nunes Medeiros atuar também com obras portuárias para o setor público. “Mas, por enquanto, a demanda do setor privado continua crescente. Acreditamos que, apesar da modernização recente dos portos brasileiros, ainda há muito o que modernizar.”

O alinhamento com o alto padrão de qualidade exigido pelas multinacionais fez com que a Nunes Medeiros desenvolvesse uma cultura bastante avançada para o setor – algo que apenas há alguns anos passou a ser prática comum por outros players do setor. “Não somos apenas uma empresa que chega e executa a obra; nós fazemos todo um planejamento, treinamos os funcionários para executarem o trabalho com qualidade e segurança. Isso é o que o mercado internacional exige hoje; e as empresas nacionais de grãos já estão começando a se preocupar com isso, em garantir o bem-estar de seus funcionários”, afirma Geninho. Miranda conta que a Nunes Medeiros vem aprendendo ao longo do tempo. “Evoluindo junto com o melhor mercado”, resume.

Esta capacidade de atuar de acordo com as demandas do mercado global tem levado a Nunes Medeiros a cumprir exigências que vão além daquelas previstas na legislação brasileira. “Buscamos sempre estudar, conhecer o que o mercado pede, ver o que está sendo aplicado no exterior para poder aplicar aqui”, afirma Geninho. Ele ressalta a questão da segurança: “Nós vemos que, nas multinacionais, se prioriza essa questão. Tanto que na Nunes Medeiros não colocamos a produtividade à frente da segurança!” Também investimos em equipamentos modernos, que possibilitem mais bem-estar para nossos colaboradores. Além de continuar treinando e capacitando nosso pessoal”, complementa.

 Além disso, de acordo com Eugênio Nunes e Miranda, os funcionários da Nunes Medeiros sentem-se mais valorizados, e se engajam mais para o sucesso da empresa. “A maioria dos nossos funcionários estão conosco há bastante tempo – o que difere do padrão do nosso setor”, pondera Miranda. A adesão a padrões internacionais também tem rendido à construtora ganhos em reputação – o que pode ser bastante útil na hora de trabalhar com clientes nacionais, por exemplo. 

“Este é um dos fatores determinantes para o nosso crescimento”, avalia Miranda. “A empresa veio crescendo, desenvolvendo funcionários e técnicas, e adquirindo equipamentos que melhoram a execução e a segurança. Eu acredito que é este um diferencial. Existem outras empresas que atendem o mercado no qual participamos, algumas bem maiores que nós. Não somos os maiores, mas já nos destacamos bem dos demais”, pondera

“Nossos clientes também têm muita confiança em nosso trabalho – e este é um aspecto muito importante. A Nunes Medeiros preza muito essa relação de confiança”, finaliza Geninho.

Em entrevista a IstoÉ – Sua História, Geninho e Miranda contam um pouco a trajetória da Construtora Nunes Medeiros. Confira o papo na íntegra:

.

Conteúdo produzido exclusivamente para a seção Sua História, como branded content. Todas as informações foram fornecidas pelo entrevistado e não refletem a opinião de IstoÉ Publicações.