Especializada em contribuir para que outras empresas atinjam seus objetivos de negócio por meio do apoio no planejamento e implementação de ações voltadas ao seu desenvolvimento, identificando e capacitando profissionais, além de atuar no mercado de trade marketing (estratégia voltada ao posicionamento de mercadorias de forma estratégica em pontos de venda), a Icatu Brasil surgiu a partir da experiência que seu fundador, Heckel Pedreira, acumulou no mercado. Sua expertise possibilitou que, por meio do uso de inteligência de dados e tecnologia avançada, a atuação da empresa na área de trade marketing garanta resultados, informatização e um novo olhar para a coleta de dados do varejo, além da capacitação de profissionais especializados no atendimento a esse segmento. 

“Tudo começou com a Setup Informática, que eu abri quando jovem. Sempre foi meu sonho ter meu próprio negócio! Minha mãe vivia me inscrevendo em concursos públicos, por causa da estabilidade no emprego. Mas para mim o que proporciona estabilidade é a competência da pessoa”, afirma Pedreira. Morador da região de Camaçari, na Bahia, ele conta que teve resultados bastante positivos nessa primeira empreitada, e teve de aprender na prática como administrar um negócio. 

“Eu tinha cerca de 22 anos nessa época. Cheguei a compor uma sociedade com um cliente meu, e começamos a atuar também com a locação de mão de obra para o polo industrial de Camaçari. Mas chegou um momento em que eu entendi que precisava aprender a administrar um negócio. Decidi vender minha parte na sociedade e saí”, afirma.

Novos desafios

Nesse ponto, Pedreira ingressou na Unimar (pertencente a holding varejista Serra da Pipoca, que havia acabado de comprar a rede Paes Mendonça), assumindo uma posição equivalente a gerente de lojas de supermercados. Durante essa transição, quando as unidades do Paes Mendonça foram concentradas na rede Unimar, ele acumulou experiência assumindo a gerência de algumas delas. No entanto, a instabilidade administrativa da Serra da Pipoca o levou a aceitar um convite da rede Peti Preço (que é atualmente o grupo Hiperideal), na qual respondeu pela gerência de compra de produtos perecíveis por mais de dois anos.

“Este é um período ao qual sou muito grato, porque aprendi muito. Quando entrei a rede tinha de 20 a 22 lojas, direcionadas ao público das classes C e D; quando saí, a rede já tinha nove hipermercados, voltados ao público AA. Mas foi quando descobri algo interessante. Meu salário vinha todo mês certinho, mas quem ganhava dinheiro era quem estava do outro lado da mesa. Aí pensei, o outro lado é melhor!”

O momento era o ideal, uma vez que Pedreira já havia adquirido conhecimentos em administração, controle de balanços, estoques, inventários e em atividades de admissão e desligamento de pessoal, por exemplo. E então surgiu a Icatu Brasil – que, na época, se chamava Icatu Bahia. 

“Comecei distribuindo alimentos e fazendo representação de outras três empresas. Contratei três promotores de vendas e passei a compartilhá-los com as representadas. A operação foi criada baseada em minha experiência como economista, como gerente de loja, como representante comercial e comprador. O resultado foi um modelo de negócio completamente diferente do que era praticado no país”, avalia.

Apoio tecnológico

Talvez como legado de seu primeiro empreendimento no ramo de informática, nessa fase, o controle das operações da Icatu Bahia era feito pelo próprio Pedreira, com uma planilha Excel na qual ele colocava os números do negócio, gerava tabelas e gráficos, e analisava os dados. “Era o que hoje se dá um nome bonito, dashboard. Com a entrada de mais clientes foi necessário desenvolver com um amigo meu um aplicativo para coletar esses dados automaticamente.”

Chamado Waypoint, esse software foi o primeiro aplicativo disponível no mercado brasileiro voltado para o trade marketing. “A empresa sempre teve a tecnologia em seu DNA – talvez por conta da herança da Setup, lá atrás”, afirma. E esse desenvolvimento não para: recentemente foram desenvolvidos o Waypoint Web e a Sofia, que é a solução de inteligência artificial da Icatu Brasil.

“Por meio de nosso aplicativo, o cliente pode monitorar a execução do serviço em tempo real. Se um promotor de vendas lá em Santarém (PA), no meio da floresta amazônica, fez o abastecimento, ele gerou um relatório, que fica armazenado no celular – afinal, ele não tem acesso à internet naquele momento. Mas assim que ele chega a um lugar que tem cobertura, consegue subir as informações na nuvem, e daí para nosso data center, onde a informação é processada”, explica. “Ao ter acesso a essas informações em tempo real, com gráficos, o cliente tem comprovada a execução da atividade e pode analisar e tomar decisões de forma muito rápida e com total segurança.”

Momento atual

Essa automatização foi um dos fatores que permitiu à Icatu Brasil contar atualmente com uma equipe de cerca de mil promotores de vendas compartilhados, além dos temporários e exclusivos, e estar presentes em um universo de 2 mil pontos de vendas em praticamente todo o país – dos quais 1,5 mil são supermercados, e os demais incluem estabelecimentos diversos, como farmácias, lojas de departamentos e home centers. “Só não dispomos ainda de operações na região Sul, mas pretendemos ter em breve”, afirma Pedreira, acrescentando que se mudou recentemente para São Paulo a fim de monitorar esse novo momento de expansão da empresa. “Já virei paulista! Estou morando em São Paulo desde abril [de 2023], e estamos tocando o projeto com uma equipe de promotores com mais de 100 colaboradores aqui.”

Ao falar sobre os colaboradores da Icatu Brasil, Pedreira não esconde o orgulho do desprendimento mostrado pelas diversas equipes em todo o país. “Temos mais de mil colaboradores. E nunca, em quase 28 anos de história, tivemos um problema trabalhista que fosse, muito menos ainda algum cliente nosso; é justamente por isso que temos muitos contratos com mais de dez anos ininterruptos. Temos muito orgulho disso. Nossa cultura corporativa é voltada a cuidar das pessoas. Se um colaborador tiver qualquer problema de saúde, ele pode pegar um remédio na farmácia, e o desconto virá no contracheque. Temos empréstimo consignado, assistência médica e odontológica, e oferecemos cursos de planejamento financeiro, entre muitos outros. Queremos melhorar a vida das pessoas, trazer prosperidade a elas e aos nossos clientes”, afirma. Ele conta que um exemplo disso é o fato de que não é incomum encontrar na empresa pais e filhos atuando juntos como promotores, em uma ação de valorização da família e da proximidade na vida de cada um que atua na companhia.

Esse olhar especial para o colaborador fez com que a Icatu Brasil recebesse por três vezes o reconhecimento da GPTW (Great Place do Work) como um dos melhores lugares para se trabalhar, além de garantir o reconhecimento pelo banco do Nordeste e da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) – além de ter sido considerada a melhor prestadora do Brasil pela Ambev Bees. 

Na Icatu Brasil, essa atenção com os colaboradores é um fator-chave para atender bem os clientes. Mas a atenção de Pedreira com o elemento humano vai além da cultura corporativa: ele mantém uma iniciativa que contribui para a preparação de jovens para o mercado de trabalho. “Trata-se de uma capacitação com foco no primeiro emprego. Com a introdução de novas tecnologias, os empregos vão mudar – e as pessoas têm de estar preparadas”, finaliza. 

Em entrevista ao IstoÉ – Sua História, Heckel Pedreira detalha sua trajetória cheia de desafios e oportunidades. Confira o papo na íntegra:

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