O setor imobiliário brasileiro tem apresentado uma tendência de crescimento: até novembro de 2023, o número de unidades vendidas acumulou alta de 29,2%, de acordo com os indicadores divulgados pela Associação Brasileira de Incorporadoras (Abrainc). Neste cenário, a jovem incorporadora Azure, criada por Daniel Debeuz, se destaca pela inovação de seus projetos – voltados para o público de médio e alto poder aquisitivo que busca sua primeira moradia ou para investimento imobiliário e não dispensa o acesso a ferramentas tecnológicas para atuarem como influenciadores digitais.

Formado em Engenharia, Debeuz está no mercado imobiliário desde 2000. “No meu primeiro ano de faculdade, eu atuava em uma incorporadora que atendia ao público de médio e alto padrão. Lá eu trabalhei primeiro como estagiário, e depois como engenheiro de obra”, conta. Após esta experiência inicial, ele percebeu que preferia estar no centro do negócio – e, ao migrar para outra incorporadora, passou a cuidar da sua área de novos negócios. “Esse é o setor que estuda os terrenos que podem eventualmente ser adquiridos, a fim de neles construir um empreendimento. Fiquei lá dois anos e aprendi bastante.”

O passo seguinte o colocou mais para o centro da atividade das incorporadoras. Em outra empresa, Debeuz passou a cuidar de todo o processo do negócio – do, passando pela compra do terreno, desenvolvimento do projeto de arquitetura, pela obtenção das licenças da prefeitura, e pela parte comercial e de marketing, até a conclusão do empreendimento. “Fiquei nessa área por sete anos. Foi o meu maior crescimento profissional, uma vez que eu passei a atuar como gestor, e não como executor”, diz. 

Com essa experiência na bagagem, Debeuz tornou-se diretor comercial em uma incorporadora voltada ao público de baixa renda. Nessa ocasião, teve a oportunidade de lançar mais de 5 mil apartamentos em diversas regiões do país – o que também contribuiu para acrescentar mais conhecimento à sua jornada profissional. Em 2018 se tornou diretor regional em outra incorporadora, também de âmbito nacional. “Lá eu tive outro aprendizado importante: o de ser o ‘dono do negócio’. Um diretor regional cuida da parte financeira, da contabilidade, das vendas, enfim, de todas as etapas da operação. Ele é o ‘olho do dono’ na região”, explica.

Influenciadores e criadores de conteúdos digitais

Tendo acumulado ao longo dos anos a experiência necessária, veio a hora em que Debeuz decidiu ter seu próprio negócio. “Chegou um momento em que trabalhar como diretor regional tornou-se cansativo – eu precisava viajar constantemente. Então pensei em montar a minha própria incorporadora. E assim surgiu a Azure Incorporadora”, conta.

Voltada a empreendimentos de médio e alto padrão, destinados a compradores e investidores com médio e alto poder aquisitivo que buscam sua primeira moradia ou para investimento imobiliário, a Azure foi criada em 2020 e estabeleceu um diferencial: os influenciadores e criadores de conteúdo digital. “Notamos que o pessoal mais novo que busca sua primeira moradia é muito ligado a redes sociais. Então nós adaptamos o projeto, retirando itens como salão de jogos e brinquedoteca, que se destinam a outro tipo de produto imobiliário e a outro perfil de compradores. E introduzimos uma série de elementos que fazem sentido para esse público – como estúdios para produção de podcasts e atividades de influencers, além de espaços dedicados à transmissão de programas gastronômicos, fotográficos ou para maquiagem, por exemplo”, afirma. 

Segundo ele, são ambientes especificamente projetados para atender a esse público, dispondo de iluminação adequada, câmeras, microfones, fundos especiais, entre outros equipamentos, além de uma sala de edição de vídeo. “Trata-se do pessoal que atua como profissional autônomo em diversas áreas – arquitetos, médicos, dentistas, advogados, chefs de cozinha e jornalistas. É uma forma desses profissionais venderem seu trabalho por meio de seu conhecimento pelas redes sociais”, explica Debeuz. Ele acrescenta que os espaços não são gratuitos, a fim de que seu uso seja organizado para o benefício de todos. “Os moradores têm acesso a esses espaços de forma muito parecida com o acesso ao salão de festas dos empreendimentos. Dessa forma, eles podem fazer a gravação de suas atividades de forma tranquila e segura. E, assim, conseguimos criar um diferencial para a Azure Incorporadora, sem abrir mão dos ambientes tradicionais, como piscina, salão de festas, churrasqueira e academia, entre outros.”

Outro fator que diferencia a Azure de outras incorporadoras é o fato dela voltar sua atenção a terrenos menores, equivalentes a três ou quatro residências – e não um quarteirão quase inteiro, como é prática das grandes empresas do setor. Essa opção, de acordo com Debeuz, tem a ver com o próprio público-alvo de seus empreendimentos – que não necessitam ter, por exemplo, três dormitórios. “A primeira moradia, de médio e alto padrão, em áreas muito próximas a estações do metrô, faz mais sentido para esse público. O mesmo se aplica a vagas na garagem: acho que em um futuro próximo, poucas pessoas irão querer ter um carro.”

Olhar aguçado

Ao atuar em outras incorporadoras ao longo de sua carreira, Debeuz desenvolveu um olhar aguçado para perceber que tipo de empreendimento faz mais sentido para determinado público, além de ser mais atento a diferenças regionais – e o trouxe para a Azure Incorporadora. “O primeiro ponto é saber se o empreendimento terá um resultado financeiro atrativo. É a partir daí que são feitas todas as outras análises de viabilidade. Minha trajetória, incluindo tanto experiências positivas quanto negativas, me deixou maduro o suficiente para chegar mais próximo possível do sucesso”, afirma. 

Uma delas foi a necessidade de desenvolver relacionamentos sólidos com toda a comunidade envolvida no segmento de incorporadoras, construtoras e imobiliárias, além de arquitetos e agências de propaganda, por exemplo. “Meus antigos gestores passaram pela mesma fase, e ainda somos todos amigos. Essa bagagem que eu adquiri incorpora também esses relacionamentos duradouros – o que é crucial nesse mercado”, pondera.

Atualmente a Azure Incorporadora está presente em bairros de São Paulo que reúnem as características necessárias para atrair o público de influenciadores e criadores de conteúdos digitais que buscam sua primeira moradia: Perdizes, Vila Mariana, Bela Vista e Chácara Santo Antônio. “São empreendimentos nossos, e temos previsão de ter mais um na Vila Mariana e outro na Bela Vista no segundo semestre deste ano. O ciclo da incorporação imobiliária é de quatro a cinco anos: você compra o terreno, aprova a construção do empreendimento, constrói o estande de vendas, comercializa as unidades, inicia as obras e finalmente conclui o empreendimento”, conta.

Os planos da Azure Incorporadora para o futuro são ambiciosos: além dos dois lançamentos a serem feitos ainda em 2024, a incorporadora pretende lançar mais três empreendimentos no próximo ano, quatro em 2026 e cinco em 2027. “Em cinco anos, isso dará quase R$ 1 bilhão em valor geral de vendas, que representa o faturamento bruto do negócio – o que nos colocará em uma posição mais próxima das grandes empresas do setor”, finaliza. 

Em entrevista ao IstoÉ – Sua História, Daniel Debeuz conta um pouco de sua trajetória e do futuro da Azure. Confira o papo na íntegra:

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