Nome conhecido na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, Noeme Themóteo é referência quando o assunto é o direito empresarial. Advogada há cinco anos, ela conquistou uma legião de clientes pelo atendimento humanizado e através dos serviços personalizados que oferece. 

Nascida em Marabá, no Pará, Noeme se mudou para Minas Gerais ainda criança, aos dois anos de idade, com os pais. Morou com a mãe e os quatro irmãos em três diferentes cidades do Brasil e hoje vive ao lado do filho, Miguel Themóteo, no Rio das Ostras, cidade que ela escolheu para abrir o seu primeiro escritório. 

“Às vezes as pessoas me perguntam em quem eu me inspiro? Eu tenho a minha inspiração dentro de casa, que é a minha mãe. Ela criou cinco filhos, praticamente, sozinha. Meu pai era doente, sofria de alcoolismo”, relembra. “Ela já foi de tudo um pouco, sacoleira, camareira […] mas minha mãe sempre se importou com os nossos estudos e ela sempre nos incentivou a continuar estudando”, complementa.

Foi esse apoio que impulsionou Noeme a encontrar uma carreira. Afastada do mercado de trabalho, depois de casar e engravidar, a advogada conta que passava a maior parte dos dias dividida entre os afazeres domésticos e os cuidados com o filho dentro de casa, até que decidiu voltar a estudar. 

“Ele era pequenininho, quando eu resolvi começar a fazer direito para tentar concursos públicos. Durante a faculdade, eu passei na escola de magistratura, no Rio de Janeiro, e fui fazer o curso. E lá, por acaso, passei a advogar para alguns amigos e comecei a gostar”, lembra. 

A nova rotina exigiu esforço e acima de tudo coragem de Noeme, que recorda ter enfrentado algumas situações constrangedoras para conseguir o diploma universitário.   

“Eu levei meu filho para faculdade e o professor me impediu de fazer a prova e ainda não me deixou permanecer na sala de aula por estar com uma criança […] Mas eu nunca desisti, sempre olhei para minha mãe e continuei”, diz.

Dra. Noeme Themóteo

A vontade de ser juíza e o desejo de exercer o direito conflitavam no coração de Noeme, que dividia a rotina de trabalho entre os atendimentos com os clientes e os estudos na escola de magistratura.

“Com o tempo, eu percebi que teria que fazer uma escolha, porque se eu continuasse com dois iria fazer cada um pela metade, não estava conseguindo me dedicar 100%. E eu tive que tomar uma decisão”, conta.

A escolha de Noeme foi continuar atuando como advogada e ainda dar um novo passo na carreira: “Eu abri o meu próprio escritório, porque até então, usava o escritório de colegas ou espaços de coworkings.”

Mas o que a advogada não imaginava era que o mundo fosse parar poucos meses depois por conta de uma pandemia da covid-19: “Aquele desespero, ninguém sabia o que fazer. Eu vi vários colegas que já estava há muitos anos, veteranos na profissão, fechando escritórios”.

Mais de mil professores

Foi exatamente nesse momento de crise, que o nome da Dra Noeme Themóteo fez a diferença na cidade do Rio das Ostras. Procurada por milhares de professores da rede municipal de ensino, a advogada não parou de atender. 

“Mais de 1.100 professores foram demitidos pelo município, e para piorar a situação, não deram baixa no Ministério do Trabalho, assim constava que aqueles profissionais estavam trabalhando e não poderiam entrar com o pedido do auxílio emergencial”, afirma. 

Em desespero, os profissionais começaram a compartilhar fotos e vídeos com a advogada: “Eles me mandavam imagens da geladeira vazia, estavam passando necessidade dentro de casa, com filhos […] Esses professores me procuraram para agilizar uma ação para conseguir o auxilio emergencial”.

 Os resultados logo começaram aparecer e a cada ação aprovada, um novo professor procurava pela advogada. “Todos os dias eu participava de uma, duas lives e com isso outras pessoas e outras demandas começaram a parecer”, comenta. 

Atendimento humanizado

Com um escritório de advocacia que carrega o seu nome e sobrenome, Noeme explica que trabalha em local feito por ela, mas com o apoio de outros profissionais: “Apesar de ter iniciado ali sozinha, o que foi muito bom para ter a estrutura que eu tenho hoje, existe toda uma equipe por trás”.

Pessoas que incentivam a advogada a construir uma história de humanidade e de justiça: “Eu acredito que nós, advogados, somos uma ferramenta de transformação social. Então é isso que me motiva a ajudar outras pessoas”.

Especialista em direito empresarial, Noeme expõe que escolheu seguir na área por ser um segmento diversificado no direito, atuando na parte de cobranças escolares.  

Segundo a advogada, uma escola particular de nível fundamental e médio no Brasil, por exemplo, tem cerca de 30% de inadimplência anualmente, o que reflete no desenvolvimento financeiro da instituição. 

Diante desse cenário, ela criou um sistema próprio de cobranças escolares, serviço que tem apresentado 90% de eficiência desde que foi implantado. “Os empregos dos professores dependem da saúde financeira das escolas”, revela.

Mas para a advogada, os bons resultados só estão acontecendo porque o sistema de cobranças escolares conta com um atendimento totalmente humanizado: “Sem ter aquelas mensagens automáticas, porque a maioria das pessoas que devem, elas querem pagar, mas naquele momento elas não têm condições. Os pais querem manter os seus filhos nas escolas, e a gente precisa ajudar”.

Noeme também mantém uma equipe multidisciplinar no escritório para atender outras demandas das áreas do direito. 

“Nós temos um diferencial que é entrar em contato com o cliente pelo menos uma vez por semana”. Porque ela lembra que quando começou a advogar essa era uma reclamação muito comum entre os clientes. “Acho que é uma dor né. O advogado atende uma vez e depois nunca mais fala com o cliente. Isso traz uma ansiedade muito grande,” diz.

Clientes pelo Brasil inteiro 

Com clientes distribuídos em diferentes estados do Brasil, Noeme revela que está trabalhando hoje para expandir os seus atendimentos, com objetivo de conquistar pessoas pelo país inteiro. 

“Eu sou uma cidadã brasileira, todos os lugares que passei foram muito importantes para construção da minha história […] Quero levar meu escritório por onde for.”

E é com apoio da tecnologia que ela pretende ampliar o acesso e a desburocratização das informações judiciais aos clientes. 

“Agora a gente atende incorporadores imobiliários, aquelas empresas que fazem venda de loteamentos, até mesmo em casa e que usam dos seus próprios financiamentos e não de bancos. A nossa parte é fazer a cobrança e o serviço judicial, ou seja, o digital facilitou, abriu as portas e derrubou qualquer barreira para o atendimento entre diferentes clientes e estados.”

Em frente

Inspirada em incentivar outras pessoas a encontrarem um propósito para seguir ou voltar a estudar, Noeme deixa uma mensagem.  

“Não existe fracasso, existe desistência, os problemas sempre vão existir. Eu já tive problemas na faculdade, com professores que me impediram de fazer aulas, já tive problemas pessoais em casa, problemas financeiros, vários problemas, mas a gente vai enfrentando,  seguindo e abraçando as oportunidades”, finaliza. 

Em entrevista ao IstoÉ – Sua História, Noeme Themóteo detalha como os primeiros passos na profissão foram importantes para sua carreira no direito. Confira a conversa na íntegra:

.

Conteúdo produzido exclusivamente para a seção Sua História, como branded content. Todas as informações foram fornecidas pelo entrevistado e não refletem a opinião de IstoÉ Publicações.