O tratamento “olho no olho” é uma condição básica para qualquer empreendedor que queira lidar com o público – independentemente de seu ramo de atuação. Uma abordagem acolhedora, que preste atenção às necessidades do cliente, traz resultados mais satisfatórios do que uma atuação mais mecânica ou distanciada. Essa é a abordagem bem-sucedida adotada por Fabrício Pereira, fundador da rede de academias Up Fitness, de Lavras, no sul de Minas Gerais. 

Ele conta que desde jovem já estava habituado a lidar com pessoas, no supermercado de seu pai, em Córrego do Ouro – distrito do município mineiro de Campos Gerais. “Eu trabalhei com ele, e aprendi a gostar de tratar com pessoas. E fui vendo que aquilo era para mim. E resolvi montar a primeira academia de nosso distrito, que tinha cerca de 3 mil habitantes. E a iniciativa deu certo”, conta, acrescentando que não havia, até então, 

Após um ano e sete meses administrando a academia com a ajuda de sua então namorada (e hoje esposa), Pereira decidiu em 2015 empreender um voo mais audacioso: abrir uma academia em Lavras, cidade com 100 mil habitantes distante cerca de 80 quilômetros de Córrego do Ouro. “Chegamos lá sem recurso financeiro algum, e montamos a academia em uma garagem de 60 metros quadrados. Era um desafio e tanto, mas aprendi com meu pai a ser forte. Então arrisquei”, relata. 

E o início foi de fato desafiador: sem os equipamentos adequados ou ventilação correta, a academia acabou conquistando o público graças a um diferencial: o atendimento. A experiência de Pereira em lidar com o público deu ao negócio um tom de mais proximidade com os clientes, no qual suas necessidades eram de fato ouvidas e levadas em consideração.

“Era a única forma que tínhamos de nos diferenciar – e deu certo! Com oito meses de funcionamento, surgiu a oportunidade de transferirmos a academia para um endereço melhor, em uma avenida, e com um espaço de 150 metros quadrados. E o público continuou crescendo, graças ao atendimento humanizado”, afirma. Nesse período, também foi possível a Pereira ir aos poucos investindo em equipamentos, tornando a academia mais atrativa. Tanto que, em 2019, foi possível fazer uma nova mudança: instalar a academia em um supermercado que acabara de fechar, na mesma avenida; um espaço de 300 metros quadrados.

Foco na saúde

Essa mudança aconteceu em 2019. Nessa época, Pereira já contava com uma equipe de 16 colaboradores, e tanto o nome da academia quanto seu conceito de oferecer um atendimento mais humanizado já rendiam um reconhecimento bastante relevante em Lavras. No ano seguinte, contudo, veio a pandemia da Covid-19, e o consequente fechamento da maior parte dos estabelecimentos comerciais por razões sanitárias.

“Foi um fechamento total. A gente não sabia o que fazer, né? Foi justamente no momento em que o negócio estava se expandindo, ganhando visibilidade na cidade. Comecei a abrir de portas fechadas, e dividia o faturamento com os funcionários. E conseguimos atravessar esse período mais crítico.” Ele conta ainda que, nessa época, seu filho de um ano e meio teve de passar por um tratamento médico – o que representou um baque adicional para Pereira. Mas então veio o reaquecimento, após ter passado a fase mais grave da Covid-19. “Para mim a pandemia acabou sendo um combustível para que eu saísse da minha zona de conforto. Comecei a conhecer alguns mentores, como o Marcus Marques, que me encorajou a continuar com o negócio”, afirma.

Um efeito que a pandemia deixou foi o de elevar a percepção das pessoas em geral sobre a necessidade de cuidar da saúde. “Antes, quem fazia academia queria ficar forte, ter um corpo bonito. Passamos a voltar nossa atenção também para pessoas que têm problemas de saúde, sofrem de ansiedade, tomam medicamentos ou estão acima do seu peso ideal. Damos toda a atenção a esse público, que quer melhorar sua saúde e que encontra em nós um atendimento humanizado, atencioso, desde a recepção. Este é o público que mais precisa da academia.”

Expansão contínua

Um novo momento chegou em 2022, quando Pereira abriu a Up Sport Brasil, uma importadora de equipamentos para academia, que trabalha com seis fornecedores da China. De acordo com ele, essa atividade está em fase de consolidação, com vendas para todo o Brasil. Em paralelo, foi estabelecido um modelo de franquia da academia, por meio do qual a Up Fitness conseguiu expandir sua marca.  

“Quando uma academia passa a ser uma rede de franquia, ela tende a robotizar o atendimento. Conosco é diferente: o atendimento humanizado continua sendo o diferencial. Além disso, em nosso modelo o franqueado não é um funcionário da academia: ele entra com uma parte, recebe toda a nossa consultoria, tem acesso aos equipamentos da Up Sport Brasil, e em 30 meses já pode recuperar o valor investido”, explica. 

Enquanto isso, a Up Fitness continua a ganhar espaço em Lavras. Ao mesmo tempo em que emprega 56 colaboradores em duas unidades – uma com 300 metros quadrados, e outra que comporta dois andares, cada um com 500 metros quadrados –, Pereira se prepara para instalar uma terceira, em agosto de 2025, em um shopping center da cidade, que deverá ter de 1,2 mil a 1,4 mil metros quadrados. “Será uma exposição bastante positiva para nós; teremos condições de expandir nosso modelo de atendimento humanizado para outras praças no futuro”, conclui.

Em entrevista ao IstoÉ – Sua História, Fabrício Pereira detalha sua trajetória cheia de propósito. Confira o papo na íntegra:

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