Foi dessa forma que Ricardo Tunchel, o Tuttu, o empreendedor serial e fundador do evento Equity ON, começou a empreender e deu seus primeiros passos no mundo dos negócios: vendendo algumas pedrinhas que encontrava na casa do seu avô.

“Eu pegava pedrinhas de ametista, quebrava, limpava e levava para vender na escola, para os meus amigos. Com a grana eu comprava lanches para mim e alguns funcionários que trabalhavam na escola, e a outra parte, eu guardava”, lembra.

Para construir o que tem hoje, Tuttu conta que sua inspiração foi  as histórias que ouvia do seu avô, seu melhor amigo e mentor: “Eu sempre andei muito com o meu avô. Ele veio da Polônia com uma mão na frente e a outra atrás, sem estudos, e montou uma das maiores empresas de transportes públicos de São Paulo”. 

Aprendendo logo cedo o sabor de transformar oportunidades em dinheiro para construir a sua liberdade financeira, Tuttu usou a sua paixão em desafiar o status quo, para criar um caminho completamente novo para si.  Se negando a seguir a carreira tradicional de seus pais(um médico e uma advogada), começou a trabalhar como garçom em festas e eventos fechados, o que o inspirou a abrir o seu próprio negócio que servia drinks e coquetéis. 

“Foi assim que eu comecei a meter as caras cada vez mais nos negócios, com muita energia, muita dedicação e muito inconformismo”, diz. Porém, foi em 2020, que a sua chave virou para o mundo do digital.

Após convidar um dos seus clientes da corretora de planejamento financeiro fundada há mais de 10 anos, para fazer parte do time comercial da empresa, ele foi surpreendido com uma proposta. “O cara me disse que não queria ser mais da área do comercial e que queria ser meu sócio no digital”, complementa.

Até virar um dos nomes mais relevantes da Economia da Influência, Tuttu desacreditava do potencial do universo digital para alavancar as vendas e potencializar seus negócios: “Eu falei: cara, esquece! o digital não é pra mim”. 

Após a insistência de 90 dias do seu cliente, no início da pandemia, em 2020, Tuttu passou a estudar sobre o empreendedorismo digital: “Comecei a dedicar tempo, energia e dinheiro. Deu certo”.

Para entender como as redes sociais funcionam, o empresário usou a sua paixão por sapatos, para começar a fazer conteúdos (de forma simples mas estratégica), no Instagram durante um ano, e essa ação fez com que ele ganhasse o seu primeiro par de sapatos de uma grande marca internacional.

Uma ponte para impactar vidas

Entre a sua paixão por negócios e sapatos, existe uma paixão que alcançou grande expressão com o seu posicionamento no digital: o desenvolvimento de pessoas e negócios. 

Apesar de ter o poder de ampliar os ganhos e resultados de empreendedores e empresários, o digital também pode transformar a vida de quem ainda está apenas começando. 

Tuttu relembrou uma experiência que viveu enquanto estava em meio às férias com a família. Foi na Praia de Iporanga que ele conseguiu tangibilizar o impacto do seu posicionamento digital em outras vidas. 

Ao ser abordado por um segurança que o acompanha na sua conta pessoal do Instagram (@ricardotunchel_tutu), Tuttu se viu dando uma palestra gratuita, para um pequeno grupo de pessoas. “Era um barracão simples. Eles colocaram cadeiras de plástico para montar um auditório, fizeram uma mesa no fundo com bolinho de queijo e refrigerante”, contou. 

O encontro para falar sobre o poder de transformação do digital e da importância de viver uma vida com princípios começou às 18h, e passou da meia noite. “Me tocou muito porque foi uma experiência muito grande e eles mudaram de vida, de fato.” 

Outra história que Tuttu guarda com carinho, é a de um empreendedor que tem uma empresa de geradores.  “Quando fiz a minha primeira imersão, ele me mandou uma mensagem dizendo que queria participar, mas que estava sem grana. Então, passei o contato dele para o meu comercial. O time me disse que ele queria dividir o valor do ingresso em 2x, sendo o segundo pagamento 24hrs antes do evento, porque seria quando o cheque de um cliente dele iria compensar. Aí eu falei: bota esse cara pra dentro”, relembrou. 

Com aplicação de sua experiência, Tuttu fez com que o dono da empresa de geradores ampliasse seu negócio. “A gente pivotou alguns processos da companhia dele, e ele passou não só a vender, mas a alugar geradores”, vibrou. 

Equity On: convertendo resultados do OFF para o online  

Juntando a sua bagagem empresarial com os seus resultados no digital, por meio de suas mentorias (em grupo e individuais), Tuttu guia empresários e empreendedores rumo a um mundo repleto de possibilidades.

Após quatro edições do ‘Vendendo e Aprendendo’, encontro focado em vendas para empreendedores, o empresário decidiu lançar uma nova roupagem da apresentação para quem busca por crescimento e inovação, em seus negócios no âmbito digital. 

Batizado de Equity ON, o novo evento nasceu da vontade de Tuttu de compartilhar a importância dos negócios no mundo digital, para empreendedores reais que já possuem resultados. “Quero fazer por eles o que eu fiz por mim e tenho feito para os meus mentorados. Então, o Equity On vem aí para ensinar os empresários e empreendedores mano a mano”, afirmou. 

A imersão visa apresentar os 7 pilares fundamentais para o sucesso no mundo digital e contará com a presença de grandes empresários que possuem resultados tanto no mercado tradicional, como no digital, sendo eles: Caito Maia, Gabriel Khawali, Afonso Nigro, Ricardo Bellino, Luciano Szafir, Paulo Maranhão, Jess Paim,  além de seus sócios em uma de suas empresas, a vc.digital, Sandro Salla e Leandro Valente. 

O evento vai acontecer entre os dias 19, 20 e 21 de abril, em Alphaville, região oeste de São Paulo. “É para pessoas que têm resultados no offline e desejam se posicionar no digital, com princípios”, endossou.

A primeira rodada do evento, que começará no dia 19, será exclusiva para convidados, e contará com o palestrante Caito Maia, além de Tuttu.

Com o objetivo de trazer acesso, relevância, informação, capacitação e entendimento para as pessoas em três dias de aprendizado, a Imersão promoverá aos participantes a oportunidade de vivenciar podcasts ao vivo, uma feira de negócios dinâmica, happy hours com DJs para relaxamento e networking, além de experiências gastronômicas únicas em um ambiente que estimula a inovação e a criatividade.

Confira a entrevista completa de Ricardo Tunchel, Tuttu, para o IstoÉ Sua História:

.

Conteúdo produzido exclusivamente para a seção Sua História. Todas as informações foram fornecidas pelo entrevistado e não refletem a opinião de IstoÉ Publicações.