Claudio Santos aprendeu a ressignificar o empreendedorismo após enfrentar um dos maiores desafios impostos pela vida, a perda de um filho. Pai de Arthur Amorim, Claudio recebeu a notícia que o filho caçula, de apenas seis anos, estava com rabdomiossarcoma – um tipo de câncer raro e agressivo em crianças. Ao todo, foram três anos de tratamento contra a doença. 

“Em janeiro deste ano fez 13 anos do falecimento dele […] Foi por ver tudo o que ele passou, que a gente encontrou outro propósito para viver, primeiro para me refazer como pessoa, segundo também para me refazer como profissional”, afirma o empresário. 

Instituto Gestar 

A luta de Arthur contra o câncer motivou o empresário, que natural de Maceió (AL), a fundar um instituto com o nome do filho para dar apoio e suporte médico a outras famílias e crianças que enfrentavam a mesma doença. 

“O Arthur deixou várias lições, ele me fez enxergar que a vida é muito mais importante e preciosa do que a gente pode imaginar. E que temos um objetivo muito maior para estarmos vivos”, conta. 

No início, o Instituto Arthur Amorim era um reflexo das ações de solidariedade, de fé e de coragem do filho caçula. Um elo entre os centros de tratamento, as casas de apoio e os direitos: “Conseguimos, durante o tratamento dele, trazer crianças de Maceió para São Paulo para ajudá-las e acompanhá-las”. 

Com o passar do tempo, o Instituto mudou de nome e ganhou uma nova estrutura de funcionamento. “Em dois anos, percebemos a necessidade de passar a oferecer e gerar oportunidades a partir de projetos sociais para todas as pessoas”, diz. 

A mudança abriu outros caminhos para o empresário, que registrou o novo nome como Instituto Gestar, sendo o combustível inicial da sua jornada empreendedora, outros negócios e projetos nasceram a partir do Gestar, incluindo a Next Opinion, empresa de consultoria empresarial, na qual Claudio é o CEO no Brasil e em Portugal. 

“Depois da morte do Arthur, eu passei de 12 a 15 dias sozinho, em Portugal, na cidade de Óbidos, para me reencontrar. Lá eu descobri um castelo, uma cidade medieval e um projeto de incentivo ao empreendedorismo”, explica.

Insistente, Claudio conseguiu entrar em contato com o Consulado Português e garantiu uma vaga em uma reunião com outros empresários. “Só tinha empresas grandes lá e eu de enxerido, como a gente diz no Nordeste.” relembra. 

Durante a conversa, o empresário detalha que foi apresentado a um parque tecnológico em Óbidos, local onde ele deu início a um novo projeto de acessibilidade educacional, a Next Opinion. 

“A gente leva ações de educação do Brasil para lá, leva empreendedores e faz o caminho reverso também. […] Você cresce lá e fica gigante aqui”, completa. 

O poder do empreendedorismo 

Com uma carreira voltada ao empreendedorismo e à educação, Claudio acredita que a oportunidade não é uma caridade e, diante disso, trabalha para incentivar e educar outras pessoas e profissionais a enxergarem muito além do alcance das próprias mãos. 

Para o empresário, o local de nascimento, a condição social ou até mesmo um sobrenome não deveriam definir uma pessoa. “Nenhuma pessoa pode ser responsável pelo seu futuro, senão você. A atitude é fabricada, assim como uma oportunidade também”, descreve. 

Claudio cresceu na companhia de quatro irmãos em um bairro nobre de Maceió, mas sem luxos e conheceu de perto o poder do empreendedorismo ainda menino, com o exemplo da mãe 

“Eu não acredito em vitimismo, ele aleija o processo de crescimento de qualquer pessoa com potencial. Eu tive que aprender isso muito cedo, até porque minha mãe não teve oportunidade de ser vítima, ela teve que cuidar de cinco filhos”, diz. 

O empresário também afirma que cresceu ouvindo muitas opiniões e até conselhos a respeito do próprio futuro, mas nunca deixou que nada e nem ninguém pudesse o limitar. 

“Minha família me deu saúde e educação básica, nada além disso. Não tive atalhos, heranças ou uma condição financeira. Tive uma limitação do meu Estado, Alagoas, onde não temos muita oportunidade. Precisei acreditar em mim e querer mais para fazer acontecer” , completa. 

Em quase 53 anos de vida, Claudio já exerceu inúmeras funções e cargos de trabalho, incluindo secretário municipal de educação e lojista, experiências que proporcionaram a ele conhecimento técnico e também humanizado.

Mas foi empreendendo na área da educação que ele realmente se encontrou como profissional. Com a Next Opinion, Claudio oferece educação com tecnologia e consegue promover a transformação digital em vários lugares do Brasil e do mundo. 

“A gente entrega hoje lá no Amazonas, em locais que são quase dois dias e meio para chegar de barco, tecnologia educacional e acesso a educação, formando pessoas, profissionais e cidadãos. Eles são nossos ‘steps formers’, ou seja, são jovens que agora tem a tecnologia educacional como competência” , diz. 

A Next Opinion também fornece suporte tecnológico para que turmas de mestrado do Sertão Alagoano realizem o curso à distância com profissionais em Portugal. 

Seu segundo livro best-seller: ‘Seja Um fabricante de Oportunidades’ 

A vontade de compartilhar sua jornada como empreendedor, cheia de começos e de recomeços, com outras pessoas, instigou o empresário a escrever seu primeiro livro autoral e segundo livro da sua carreira. 

Coautor do best-seller Inquietos Por Natureza, o sucesso é o resultado da dedicação incessante, Claudio Santos agora é o autor da obra “Seja Um Fabricante de Oportunidades”, da Editora Gente 

O novo livro surgiu depois que o empresário percebeu que poderia escrever sobre o outro lado da história em que viveu com o Arthur, o lado que muitas vezes fica escondido em meio a dor. 

“Todo mundo que ouve a primeira vez sente muita dor. E existe dor, claro, ninguém é louco aqui, mas também têm muita felicidade e aprendizados. […] Eu tenho hoje um filho, o Vinícius, que além de trabalhar comigo e me orgulha profundamente, me deu uma das maiores felicidades da vida, que é ser avô de uma netinha maravilhosa. Além disso, uma esposa maravilhosa, Janaína, que me apoia e me dá todo suporte necessário para ter sucesso na vida e nos negócios”, conta. 

Claudio entendeu que poderia unir o amor que ele sente como pai com o conhecimento que ele adquiriu empreendendo no Brasil e no exterior para incentivar outras pessoas a aprenderem a enxergar e a construir as melhores rotas para conquistar prosperidade na vida, na carreira e nos negócios. 

“Seja Um Fabricante de Oportunidades é um livro que conta a jornada de empreender e não a história de um empreendedor, têm a minha história, têm a história de outras pessoas e têm toda uma metodologia” , diz.

Com 192 páginas, o novo livro é uma das conquistas mais representativas do empresário, “porque além de um legado é a chance de uma mudança de vida para as pessoas” , afirma Claudio, que também reforça o desejo que sente em poder auxiliar os leitores a encontrarem um novo caminho profissional. 

“É um livro que vai ajudar muito a quem quer se reposicionar na carreira, olhar para um novo negócio, olhar para o seu negócio e abrir novos horizontes”, complementa. 

‘Seja Um Fabricante de Oportunidades’ já está disponível para todo o Brasil, e vale destacar que o livro conquistou o título de best-seller, pela Editora Gente, durante o pré-lançamento.  

Mais informações para a compra do livro e sobre o autor, você encontra nas redes sociais do empresário, @claudio_saints

Em entrevista ao IstoÉ – Sua História, Claudio Santos compartilhou o seu relato. Confira a conversa na íntegra: