21/02/2024 - 16:15
A jornada profissional de Levy Abreu, como a de muitos empreendedores que começaram do zero, é cheia de reviravoltas e recomeços. CEO da LA Group, uma das empresas de consultoria empresarial de maior relevância em Macapá, Amapá, Levy trilhou seu caminho no setor de moda e, posteriormente, de treinamentos e consultoria por conta de suas habilidades em lidar com pessoas e criar processos organizacionais que ajudam empresas a se estabelecerem e atingirem seu potencial.
Nascido em Fortaleza, Ceará, Levy começou a trabalhar bem jovem e herdou seu tino comercial de sua mãe. “A minha mãe é uma empreendedora nata, foi sacoleira durante muitos anos, foi assim que ela conseguiu sustentar a nossa família. Ela sempre foi uma inspiração para mim”, conta. “Com 15 anos de idade, comecei a trabalhar ganhando 30 reais por semana no centro da minha cidade, na Galeria do Rock. Sempre me conectei positivamente com esse tipo de mercado porque eu gostava muito desse estilo musical, me sentia muito confortável naquele ambiente”, diz.
Aos 18 anos, Levy foi contratado pela primeira vez com carteira assinada no setor de vendas. “Foi um dos melhores momentos da minha vida, me sentia útil, feliz e competente. Foi quando comecei a desbravar o universo das vendas que encontrei o reconhecimento profissional que eu acreditava não ter dentro da minha própria casa, como ser humano. Muitas pessoas me abraçaram, muitos clientes se conectaram verdadeiramente comigo e aquilo me fazia sentir o máximo”, detalha. Com facilidade natural para o setor, Levy galgou novos cargos e foi gerente, supervisor, supervisor de franquias até virar dono de sua própria fábrica de roupas, aos 23 anos de idade.
A nova posição, de empreendedor, trouxe uma grande bagagem em gestão de pessoas, treinamentos e processos que seriam muito importantes no futuro. “Eu morava em uma casa bem grande em Fortaleza. La, transformei meu quarto em um ateliê de roupas e comecei a fabricar. Como eu tinha todo o mix de clientes, as mais poderosas possíveis, já que trabalhei no varejo de moda de luxo durante muito tempo, eu trouxe todas essas clientes comigo. Elas sabiam que com minha chatice com questões de qualidade de produto, acabamento e design, além do meu entendimento sobre moda, o surgiria de mim seria um sucesso”, explica.
Só que sua jornada de empreendedorismo não foi tão óbvia para o empresário como acontece com muitos. “Achei que na minha vida inteira eu iria viver apenas disso, de vender, trabalhar principalmente no varejo de moda, onde atuei quase toda a vida. Só que aí uma surpresa muito grande aconteceu. Acabei me separando, e não soube lidar. Com o fim do meu casamento, meti os pés pelas mãos pois era muito imaturo, sem nem um pouco de inteligência emocional, acabei me afundando nas minhas dores e perdi tudo que tinha conquistado ao longo da minha jornada”, revela.
Levy deixou sua cidade para trás e voltou à estaca zero profissional. “O fim da minha relação trouxe uma dor muito grande, que eu não conseguia sanar. Peguei um voo, fui para São Paulo e gastei meu dinheiro todinho, tudo que eu deveria ter investido, fiquei sem caixa. Fui de um apartamento fantástico que eu morava para uma quitinete apertada perto da casa dos meus pais. Andava 12 quarteirões para almoçar e aquilo foi muito humilhante para mim, pois sempre me considerei humildemente inteligente, sempre fui sagaz. Sabia que não merecia viver aquilo”, confessa.
De volta aos trilhos
Foi da valiosa rede de contatos criada em seus anos no varejo que surgiu a oportunidade de retomar sua jornada e reavivar seus sonhos. “Um amigo me convidou para o Amapá. Ao chegar aqui foi quando as coisas começaram a se acender com muita firmeza”, conta. “Me foi oferecida uma oportunidade fantástica de gerenciar uma operação de uma marca de alcance internacional, que é Calvin Klein Jeans, em um shopping na cidade de Macapá. Eu vim para passar apenas três meses, porque o franqueado era um grande amigo e precisava de alguém. Eu me predispus a vir e organizar a equipe, e depois voltaria para minha cidade (Fortaleza) para me reconstruir”, revela. Contudo, o destino não quis seguir os planos de Levy novamente e uma nova pessoa mudou seu futuro. “Entrei em um relacionamento que me deu muita vontade de continuar na cidade e criar vínculos”, conta..
Com um novo endereço fixado e muita experiência em gerir pessoas, Levy começou a dar treinamentos para empresas da cidade. “Uma grande amiga, que conheci trabalhando para a Calvin Klein, tinha uma sorveteria local e fui dar treinamento para a equipe dela. Fui de mototáxi com uma TV nas pernas e com meu computador todo remendado de durex (risos). As pessoas se apaixonaram pelo treinamento, se emocionaram. Foi um processo muito louco, e foi a coisa mais maravilhosa que aconteceu em minha vida, senti um amor e um carinho pela nova profissão que ali nascia”, comemora. A partir dessa experiência, Levy começou a conquistar novos clientes e assim a consultoria LA Group foi criada.
Atualmente, a empresa conta com grande credibilidade no mercado de Macapá e possui em torno de 30 colaboradores e duas unidades, uma matriz e outra em Belém do Pará. Levy explica que a companhia veio preencher algumas lacunas que existiam no mercado. “Há muitas empresas familiares nascidas no eixo local do mercado que têm dificuldade de trabalhar a partir de uma gestão mais organizada. O empresário acaba ficando prisioneiro e nós libertamos ele através de processos organizacionais. Construímos esses processos, as normas, as regras, para que a empresa possa funcionar como ele realmente merece, para que ele tenha liberdade, lucratividade e consiga crescer exponencialmente”, explica.
Outra lacuna do mercado atendida pela La Group são os cursos e treinamentos. “Sou apaixonado por vender, por gestão e por liderança. São três vibes que amo de paixão. Então, ajudo profissionais dessas áreas a desenvolver suas habilidades técnicas e comportamentais para que eles possam fomentar o mercado local e alcançar resultados incríveis”, celebra. A terceira lacuna é o autoconhecimento, ponto muito importante para qualquer setor na vida de um indivíduo. “Vivi um processo de autoconhecimento e foi fantástico, porque eu tinha muitas dores do passado que me aprisionavam e não me permitiam soltar todo meu potencial para fora. Eu tinha uma dificuldade enorme e era altamente autossabotador”, detalha Levy.
Em 2015, o empresário aprendeu uma metodologia de autoconhecimento pelo Instituto Brasileiro de Coaching, que o certificou para abordar tais temas no seu trabalho. “Através de ferramentas cientificamente comprovadas, pude ver o quanto eu era competente e o quanto eu estava dando muita importância e significância para coisas que não faziam mais sentido para mim. Quando realmente quebrei essa lacuna, ultrapassei essa barreira e consegui transformar a minha empresa. Fui de um menino que ganhava 30 reais por semana a 30 mil por dia com meu trabalho”, salienta.
Segundo o empresário, a La Group se destaca não apenas pelo seu ineditismo no mercado local, mas também pela forma como sua equipe trabalha. “Somos uma empresa que atua com algo muito racional, mecanicista, de uma forma bem despretensiosa. Minha equipe é jovem, as pessoas são inteligentes, descoladas, despojadas, têm uma visão mais cosmopolita do negócio, são muito avant-garde na pegada do trabalho. Isso favorece porque construir processos organizacionais é um negócio muito chato, então a gente traz um ar mais colorido, mais pop, para as pessoas entenderem a importância de construir esses processos”, explica.
Como forma de expandir sua visão, Levy irá estudar gestão e liderança na Universidade de Ohio, nos Estados Unidos. “Quero realmente ser nutrido de conhecimento de uma base forte, como é o mercado dos Estados Unidos. Quero entender o mercado lá fora e trazer para nosso espaço. Nosso país é rico em calor humano, mas falta conhecimento técnico de gestão e liderança”, conta. “Nos tornamos o monopólio do mercado que atuamos, mas quero muito que outras pessoas trabalhem com o que eu trabalho, para que a gente forme parcerias, conexões, porque ninguém é feliz sozinho”, reconhece Levy, que irá lançar um livro autobiográfico, além de um podcast da empresa em um futuro próximo.
Em entrevista de vídeo para o Istoé Sua História, Levy Abreu também fala sobre novidades da La Group, além de cases de sucesso e de suas inspirações. Confira:
.
Conteúdo produzido exclusivamente para a seção Sua História, como branded content. Todas as informações foram fornecidas pelo entrevistado e não refletem a opinião de IstoÉ Publicações.