Desde pequeno, Raul Túlio, de 42 anos, foi apaixonado pela arte do conhecimento. Leitor ávido, cultivou uma sede por aprender e resolver problemas. Essa paixão pelo estudo o impulsionou a se dedicar ao intrincado mundo da tributação brasileira em sua formação profissional. Hoje, ele é o CEO e fundador da Recurso Raiz, empresa mato-grossense de assessoria tributária. 

Em sua trajetória, Raul não criou apenas uma empresa, mas uma filosofia de transparência fiscal e ética como pilares fundamentais de seu trabalho. Sua jornada empreendedora é marcada pela dedicação em simplificar o complexo universo dos tributos, desenvolvendo um método próprio que tem auxiliado inúmeras empresas a navegar pelo complexo cenário tributário brasileiro.

Raul nasceu no Paraná, mas cresceu em Mato Grosso. “Faz um bom tempo já, mas, por incrível que pareça, eu me lembro dessa época, da minha infância, muito bem”, conta. “Me apeguei muito a uma mini biblioteca em casa. Desde criança eu fui muito entusiasta da leitura, gosto muito de estudar, de escrever, de pesquisar, de conhecer histórias. Essa foi uma herança da minha mãe, já falecida”, detalha. 

Filho de um carpinteiro e uma professora , Raul começou a trabalhar muito cedo. Com 14 anos, já era trabalhador formal, de carteira assinada, como menor aprendiz nos Correios. “Fui me destacando, pela minha vontade, e pelo gosto que tenho de estudar”, diz. 

Estudou Administração na Universidade Estadual do Mato Grosso (Unemat), mas não concluiu o curso por conta de um acidente de carro que sofreu na época. Após esse período, ingressou na faculdade de Ciências Contábeis e aí descobriu sua verdadeira paixão. 

“Eu já estava no mercado de trabalho e ocupava um cargo administrativo e contábil dentro da empresa, em nível de gerência. Então percebi que a contabilidade era uma chave, era um ponto importante. Em 2010 eu iniciei o curso de Ciências Contábeis já com o foco, mesmo sem saber, na ideia do que seria o Recurso Raiz”, explica.

Raul também se formou em Direito e fez duas pós-graduações. “Acredito muito que o conhecimento, o estudo, é a liberdade do ser humano. Isso te permite trabalhar em qualquer lugar do país ou fora do país”, diz. 

“Vim de família humilde, minha mãe é professora, meu pai é carpinteiro, as minhas faculdades foram pagas, e eu tive que pagá-las. Ainda estou pagando algumas. Então, não é impossível para o cidadão comum. É muito possível, e eu sou um exemplo vivo disso, de que é possível você estudar, aprender, acumular conhecimento e ajudar outras pessoas”, afirma. 

Contabilidade ética e responsável

A Recurso Raiz é focada em assessoria tributária para micro, pequenas e médias empresas. “Elas precisam de um auxílio, que às vezes é um informativo, comunicação, ou até mesmo a segurança de que o que está fazendo está correto, que a empresa está pagando está correto”, explica o empresário. Ele diz que atualmente existem 3 trilhões de dívidas ativas no Brasil, e boa parte delas são tributárias. 

“Imagina, a gente tem 27 estados, são 27 Secretarias de Fazenda, são 27 procuradorias estaduais, são mais de 5 mil municípios, mais de 5 mil prefeituras, procuradorias municipais e cada um dos entes, município, estado e união cobram um tipo de tributo. E a legislação tributária do Brasil é praticamente inviável para uma empresa normal, ou seja, uma empresa que trabalha com contabilidade, um escritório de contabilidade, ou um escritório de advocacia pequeno e médio. É inviável, hoje, você entender toda a legislação tributária do país ou decifrar como tudo funciona”, detalha.  

Além de assessoria tributária, o Recurso Raiz é o nome de uma técnica exclusiva de processo tributário, criada pelo próprio Raul. “Desenvolvi essa técnica nesses mais de 15 anos que trabalho com esse tipo de serviço. Desenvolvi a técnica e coloquei o nome de Recurso Raiz. Ela permite identificar anulidades, gerar resultado e aplicar a justiça tributária para o micro e pequeno empresário. Nossos três pilares são integridade, verdade e provas. E não é só um slogan comercial. Integridade está ligada à nossa ética profissional, aos códigos de ética profissionais a que somos submetidos”, diz.

Em conversa com a Istoé Minha História, Raul detalha sua trajetória, traz cases de sucesso de seus clientes e também dá detalhes do projeto Nota Cidadã, que é um esforço para estimular a consciência fiscal e a emissão de notas fiscais em Mato Grosso, projeto do qual Raul foi parte fundamental na criação. Confira no vídeo abaixo:

 .

Conteúdo produzido exclusivamente para a seção Sua História, como branded content. Todas as informações foram fornecidas pelo entrevistado e não refletem a opinião de IstoÉ Publicações.