O setor de eventos e turismo é dinâmico e exigente por natureza. Fabrício Granito, 47 anos, sabia disso ao fundar o HEL Ecossistema, grupo de empresas que oferecem soluções para o mercado de hotelaria, eventos corporativos, incentivos e viagens de lazer. A expertise adquirida ao longo de sua carreira o preparou para o desafio de estabelecer uma das maiores marcas do segmento no país, utilizando equipamentos e ferramentas de tecnologia avançadas, além da preocupação com a sustentabilidade nos eventos organizados pelo HEL Ecossistema.

O empresário, natural da cidade de Teresópolis (RJ), começou sua trajetória profissional como recepcionista na área do turismo e entretenimento na renomada rede hoteleira Relais & Châteaux. “É uma rede francesa que seleciona os melhores hotéis de luxo do mundo, e esse hotel no Brasil era o único que fazia parte dessa rede. […] Isso me trouxe um pouco desse conhecimento no mercado de luxo, da hotelaria de luxo”, inicia Granito.

Essa experiência foi o suficiente para o empresário entrar de cabeça na profissão. Em 2002, ele saiu de sua cidade e foi fazer uma pós-graduação no Rio de Janeiro, na área de Entretenimento e Turismo. “Acabei assumindo a área de marketing de uma grande rede de hotéis chamada Roteiros do Charme, que já tinha uma pegada sustentável. Lá atrás já se falava disso, ter selo verde, hotéis sustentáveis”, explica.

Granito também passou por outras empresas da área, como a Dinabit, antes de começar a seguir suas aspirações empreendedoras. “Dentro dessa empresa eu fiz toda a área de gestão de marketing e vendas, lançando na época um sistema de reservas online para hotéis e trabalhando para mais 100 clientes na hotelaria brasileira. Ali, comecei a desenvolver um pouco o meu protagonismo em ter uma empresa, e foi aí onde tudo começou. Abri o Grupo Hel, na época chamado Hotéis, Eventos e Lazer. HEL justamente pelas iniciais H, E e L”, revela.

Com a nova marca, foi hora de desbravar o mercado e iniciar a trajetória da empresa. Atuando como representante de hotéis, participava de feiras e eventos e captava negócios para esses clientes. Com o crescimento do empreendimento, a estrutura foi ficando mais robusta. “Abrimos um departamento de lazer, um departamento de hotelaria e depois assumimos a área de eventos de alguns hotéis. Aí começou essa trajetória de 18 anos  no mercado”, relembra.

Atualmente, o HEL Ecossistema é uma holding com mais de 10 negócios diferentes e oito empresas.”Apesar de estar trabalhando com vários segmentos, 70% do nosso negócio agora, são eventos corporativos, lançamentos de produtos, festas para empresas etc.”. O HEL Ecossistema é responsável por eventos de grande porte, como a premiação de todas as listas do GPTW (Great Places to Work) em todo o Brasil, realizado pela empresa desde 2017, assim como eventos para grandes marcas e empresas do mercado corporativo.

Crescimento em meio à crise

Apesar do franco crescimento, a empresa também foi impactada pela pandemia em 2020, assim como todo o mercado. Muitas empresas não aguentaram as mudanças e provações que o período impôs. Contudo, para o HEL Ecossistema, foi uma oportunidade para modificar sua atuação e poder trazer inovação aliada a tecnologia, o que foi decisivo para o crescimento da empresa. “ Recebemos a notícia da pandemia em março, tivemos que fechar o escritório e todo mundo ficou em casa. Tínhamos tido o melhor ano histórico da empresa, estávamos com mais de 100 eventos confirmados”, relata.

A solução foi se organizar, renegociar contratos, conversar com importantes stakeholders e clientes e fazer o possível para amenizar o choque. “Começamos a pensar rapidamente como transformar o nosso negócio. Também precisamos ser rápidos para não perder a agilidade e oportunidade daquele momento, por mais que tenha sido muito difícil, também existiam oportunidades”, revela.

E se aliar à tecnologia ainda mais e aumentar a oferta de eventos online. “Já tínhamos uma experiência na qual transmitimos nossos eventos presenciais para alguns países ou outras regiões. […] A HEL foi uma das primeiras agências de eventos a fazer uma live. A gente saiu na frente muito rápido. Em abril, já tínhamos feito a primeira live e em março, já estávamos vendendo esse produto. Pegamos muito a fase de festa junina e festas de empresas”, conta. O crescimento veio massivo: 200% de um ano para outro.

A empresa conta hoje com uma plataforma para eventos online chamada Centro de Convenções Online, que possui mais de 20 salas simultâneas de transmissão. Outro diferencial é a proposta de oferecer para quem está assistindo online um pouco da experiência de estar no evento físico. “Na hora do almoço, por exemplo, a pessoa recebe em casa um cartão com um valor que ela vai poder pedir, uma refeição. Ou no final da noite, quando estamos fazendo um happy hour presencial, a gente está transmitindo aquele happy hour na sala, e quem está assistindo recebe um kit para comemorar de casa”, detalha. Também há jogos que acontecem online, participantes remotos que aparecem no telão do evento presencial, entre outros.

Essa mudança foi terreno fértil para outros setores da empresa ficarem afinados às novidades tecnológicas. A empresa funciona de forma totalmente remota e ainda conta com presença dos colaboradores dentro da tecnologia gamificada do metaverso. “Hoje já existe uma cidade dentro de um metaverso com 200 empresas. […] O HEL Ecossistema tem um terreno dentro dessa cidade, onde temos o nosso escritório e todos de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas, entram ali dentro para trabalhar. Então é como se você estivesse dentro de um escritório presencial com a sua mesa, sua cadeira, sua sala. Todos chegam às 9 horas, entram nas suas salas e começam o trabalho”, explica Granito. “Por exemplo, se eu estou na minha mesa, querendo falar com o departamento da Márcia, eu vou lá na sala do marketing, bato na porta, ela abre a câmera, a gente começa uma reunião ali”, detalha.

Por isso, a empresa conta com funcionários trabalhando de forma remota e em vários lugares do Brasil. “Eu acho que, para o nosso mercado, a gente dificilmente voltaria 100% para dentro de um escritório hoje. Entendemos que o uso do metaverso funcionou super bem e ainda gerou melhor qualidade de vida para os funcionários, trazendo mais conforto e melhor produtividade. A conexão é perfeita”, diz o empresário. Para ele, a qualidade de vida do funcionário aumenta significativamente. “Ele acorda às 7 da manhã, vai para a academia ou para onde quiser se exercitar e não precisa ficar horas no trânsito para chegar ao escritório”, diz.

Outro pilar de crescente importância para o mercado e para o grupo é a sustentabilidade, que não é apenas um diferencial, mas uma necessidade mundial. “É um caminho sem volta, inclusive esse é o tema da nossa próxima revista Corporate, do HEL Ecossistema. Trazemos 70 modelos de negócios para eventos que são sustentáveis, como fornecedores de brindes, cenografia sustentável, decoração sustentável, ONGs que reaproveitam material dos eventos para brindes”, explica. “Então estamos mais uma vez na vanguarda, com o metaverso, sustentabilidade e qualidade de vida. Em 2022 estávamos com 25 funcionários e hoje esse número dobrou”, revela Granito. “A gente sente que está no caminho certo”, diz.

Em entrevista exclusiva para o Istoé Sua História, Granito traz detalhes do core business do HEL Ecossistema, desafios do setor, além dos planos para 2024. Confira o papo na íntegra:

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